skip to main content

Soja sustentável proporciona melhores noites de sono

A Cargill traz novo ingrediente ecológico para a confecção de colchões e outros produtos.

January 01, 2015

Em meados dos anos 2000, a demanda dos consumidores por produtos domésticos ambientalmente responsáveis deu início a uma tendência crescente. Para incluir materiais mais ecológicos nos produtos industriais, a Cargill desenvolveu polióis viscoelásticos BiOH® (pronunciado “bio”): compostos químicos formados a partir de óleos naturais, destinados a substituir polióis à base de petróleo em materiais como adesivos, fichários e espumas. Um resultado determinante dessa iniciativa foi a fabricação de um produto com apelo universal: colchões.

Ao incorporar a nova tecnologia da Cargill em seus processos, os fabricantes de colchões e de outros produtos domésticos, como bancos de carro e enchimentos para carpetes, observaram mudanças positivas em seus custos operacionais, pegada ambiental e na qualidade geral de seus produtos. Em vez de combustíveis fósseis, os polióis à base de soja da Cargill usam a energia solar como sua principal fonte de energia para a produção. Para cada 454 mil quilos de polióis BiOH utilizados no lugar de ingredientes à base de petróleo, é possível economizar aproximadamente 2.200 barris de petróleo. Os polióis BiOH podem substituir até 70% dos materiais à base de petróleo em produtos como colchões com espuma de memória, sem comprometer sua qualidade e conforto. Além disso, as espumas de memória feitas com polióis BiOH dissipam calor 25% mais rápido do que aqueles colchões com infusão de gel, proporcionando, assim, uma noite de sono mais fresca aos seus consumidores. A introdução do BiOH também permitiu que os fabricantes oferecessem produtos ambientalmente responsáveis a preços mais acessíveis.

Em 2008, a Cargill começou a construir uma fábrica de polióis de US$ 22 milhões em Chicago, Illinois. Junto com outra unidade da empresa no Brasil, a nova fábrica expandiria ainda mais os recursos produtivos para atender a base de clientes da Cargill que cresce rapidamente na América do Norte e na Europa. Além de colchões, a empresa está explorando o uso de polióis BiOH em produtos como isolamentos para construção civil e ajudando mais fabricantes a acrescentar materiais à base vegetal em seus portfólios. Produto por produto, a Cargill está aumentando seu potencial da soja e atendendo às demandas por um mercado mais ecologicamente consciente.

BIOH Soybean Foam Inpage Além dos colchões, os polióis BiOH® podem ser usados para criar versões mais sustentáveis de isolamentos para construção civil, tapeçarias, almofadas e muito mais.