skip to main content

Fomentando carreiras no setor alimentício e agrícola

Uma parceria com a Bright Crop para transformar a percepção da indústria agrícola no Reino Unido.

January 01, 2015

Mais de 1.500 jovens no Reino Unido foram questionados se seriam favoráveis a uma carreira na área alimentícia ou agrícola, e a resposta foi um estarrecedor "não" de 96% dos entrevistados. Para os participantes da pesquisa, esses trabalhos são “entediantes”, “ultrapassados” e “mal pagos”, descrições que agronegócios como a Cargill precisam enfrentar para atrair talentos jovens. Na próxima década, o agronegócio precisará de mais de 60.000 novos funcionários. Com isso, será essencial oferecer uma perspectiva diferente e mais realista aos jovens do Reino Unido.

“Agricultura não é simplesmente lavoura. Existem milhares de carreiras, e todas igualmente importantes para [alimentar] o mundo”. 
— Luke Walsh, engenheiro elétrico estagiário, Cargill

Para demonstrar a grande variedade de oportunidades disponíveis nas indústrias agrícola e alimentícia, a Cargill e inúmeros outros agronegócios se associaram à Bright Crop, uma organização que promove carreiras no setor de agricultura para adultos jovens. A missão da Bright Crop é inspirar os jovens a considerarem seguir uma carreira no setor alimentício e agrícola, informá-los das diversas habilidades necessárias para que sejam bem-sucedidos e conectá-los a uma rede de defensores ferrenhos da Bright Crop que trabalham nessas indústrias. Todos esses defensores, chamados de Embaixadores, têm menos de 35 anos e apresentam um quadro mais moderno do setor. Acima de tudo, eles ajudam a retratar a indústria de forma mais interessante e atraente.

Entre as dezenas de jovens profissionais em destaque no site da Bright Crop, estão quatro funcionários das empresas da Cargill no Reino Unido. Os quatro descrevem suas funções de forma franca e detalhada: criar galinhas, remeter algodão para várias partes do mundo, trabalhar em uma instalação de moagem de sementes oleaginosas e monitorar sistemas de distribuição de alta e baixa voltagem em uma fábrica de amidos e adoçantes.

Porém, o trabalho da Bright Crop vai muito além da Internet. O programa estimula os funcionários das organizações parceiras a se voluntariarem como Embaixadores STEM (science, technology, engineering, math - ciências, tecnologia, engenharia e matemática), para ajudarem a fomentar o interesse nessas áreas críticas durante o período escolar dos estudantes.

Até hoje, mais de 30 funcionários da Cargill se tornaram Embaixadores STEM no Reino Unido, participando de feiras profissionais, palestras em escolas e entrevistas simuladas para ajudar a preparar os estudantes interessados. Além disso, John Reed, diretor agrícola do setor de carne da Cargill na Europa, participa do comitê diretor do programa, representando muitas divisões de alimentos e agricultura da Cargill no Reino Unido.

Para a Cargill, apoiar a Bright Crop é uma chance de destacar as imensas oportunidades da empresa e mudar a perspectiva do futuro dos agronegócios. Esse esforço tem produzido resultados: desde seu lançamento, 3.500 jovens têm tido contato direto com um Embaixador da Bright Crop e, desses, mais de 33% agora dizem que aceitariam um trabalho no setor alimentício e agrícola.

Como gerente de criação do setor de aves da Cargill, Nick Ham supervisiona o desenvolvimento da saúde de quase 40.000 galinhas.