skip to main content

Plano de sugestões da Cargill inspira novas soluções

Incentivando os funcionários a compartilharem suas ideias. A empresa lança um programa para melhorar as operações e a autoestima. 

January 01, 2015

No fim dos anos 1940, a Cargill buscava novas perspectivas para desenvolver a cultura da empresa e aprimorar as operações. O vice-presidente executivo Austen Cargill propôs um plano com o qual ele pretendia colher os dois resultados.

Em 13 de abril de 1948, foi lançado o plano de sugestões da Cargill (Cargill Suggestion Plan). O programa, destinado à empresa inteira, estimulava os funcionários a pensar de forma progressiva e em mudanças que poderiam tornar a Cargill uma empresa mais eficiente e inovadora. As ideias enviadas eram tão diversas quanto as áreas de especialização da Cargill, de novos produtos a métodos para reduzir custos.

Sempre que sentiam inspirados, os funcionários deviam anotar os planos que lhes vinham à mente e depositar essas notas em uma caixa de sugestões. As propostas aprovadas após a análise de um conselho consultivo eram encaminhadas a uma equipe de investigação, que avaliava os prós e contras, a possibilidade e os custos de execução.

Nos primeiros quatro anos, o plano de sugestões da Cargill inspirou 3.819 envios, e quase um terço deles foi adotado pela empresa com o objetivo de aumentar a eficiência e diminuir os custos. Os funcionários tinham a satisfação de ver suas contribuições ganharem vida em prol da empresa, e ainda recebiam uma recompensa financeira de acordo com o sucesso esperado do conceito que apresentavam.

Décadas depois, em 2004, a empresa desenvolveu um programa semelhante ao plano de sugestões da Cargill: Ideas to Innovation (Ideias para inovação), conhecido pela maioria como i2i . A iniciativa desencadeou milhares de ideias originais que refletiam a presença global em expansão da empresa.

Muitas ideias enviadas geraram importantes melhorias para as unidades de negócios operantes em países do mundo inteiro. Na Alemanha, por exemplo, um funcionário propôs uma solução para aumentar a produtividade na fábrica de colza da Cargill, que estava com capacidade reduzida devido à formação de espuma durante o processamento. Usando o novo sistema, a Cargill conseguiu aumentar consideravelmente a velocidade de processamento.

No Texas, a Cargill Meat Solutions se beneficiou do programa, pedindo a seus funcionários que oferecessem recomendações para economizar água usando o i2i . A equipe enviou 283 ideias em apenas dois meses. Trinta propostas foram colocadas em prática, o que gerou corte de custos e ainda rendeu uma economia de mais de 11,7 milhões de galões de água por ano.

“A campanha demonstra que os funcionários levam a sério uma cultura em que suas ideias são valorizadas”. — Paul Hiemenez, vice-presidente da New Brand Initiatives, Cargill Meat Solutions

Quando Austen Cargill solicitou que seus funcionários se empenhassem em encontrar ideias para ajudar a empresa em 1948, provavelmente não tinha noção do grande impacto que isso ainda causaria quase 70 anos depois. Desde sua criação, o plano de sugestões da Cargill, e posteriormente o i2i, aprimorou práticas comerciais, economizou milhões de dólares e preservou recursos. Porém, além disso, o programa aproveitou a criatividade dos funcionários da Cargill, acolhendo suas ideias para alçar novos níveis de sucesso