skip to main content

Uma maneira mais segura de fornecer eletricidade

Para abastecer o mundo com energia confiável e ecológica, a Cargill desenvolveu uma fórmula inesperada para fluido dielétrico.

January 01, 2015

No mundo inteiro, as companhias de eletricidade estão sempre em busca de meios mais seguros e eficientes de fornecer eletricidade às comunidades com menor impacto ambiental. Tem crescido o interesse em substituir o óleo mineral, comumente usado como isolante em transformadores — os dispositivos elétricos que transformam a energia elétrica entre circuitos. Apesar de ter sido por 30 anos o fluido elétrico mais popular, o óleo mineral tem apresentado vários problemas. Ele é altamente inflamável, causa sérios problemas de limpeza e é tóxico para os peixes e a vida selvagem.

A Cargill estava na vanguarda de uma nova ideia: óleo vegetal. Usando o éster natural, limpo e renovável em vez de óleo mineral, a empresa começou a desenvolver um produto que teria um desempenho superior e apresentaria benefícios ambientais.

Em 1998, a Cargill introduziu o Envirotemp™ FR3™, um óleo para transformador que isolava transformadores elétricos de alta voltagem como o óleo mineral, mas à base de óleo de soja. As empresas que começaram a usar o fluido FR3 perceberam imediatamente o seguinte: o fluido tinha o dobro do ponto de combustão do óleo mineral — o que reduzia consideravelmente o risco de incêndio — e um transformador repleto de FR3 podia suportar até 20% mais capacidade do que um com óleo mineral. Além disso, ele protegia o papel de isolamento do transformador por cinco a oito vezes mais tempo que o óleo mineral, o que aumentava a durabilidade do transformador. Por fim, ele comprovou que não era tóxico nem prejudicial ao solo e à água e ainda era biodegradável. Tudo isso conferia vantagens significativas para empresas como a TransnetBW, uma operadora de rede de transmissão alemã que se preocupava com sua pegada de carbono.

“O transformador com bio-óleo define os padrões em termos de desempenho e progresso técnico e também da proteção de seres humanos e do meio ambiente”.
— Rainer Joswig, CEO, TransnetBW

Em 2013, a Cargill foi agraciada com o conceituado Presidential Green Chemistry Challenge Award (Prêmio Presidencial Desafio em Química Verde) da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos pelo desenvolvimento de seu fluido FR3. Hoje, o produto é usado em mais de 750.000 transformadores em seis continentes, ajudando a energizar de casas a hospitais, e abrindo caminho para métodos de distribuição elétrica mais econômicos e mais seguros para o meio ambiente.

Envirotemp FR3 Inpage Comparado com o óleo mineral, por muito tempo usado em transformadores de eletricidade, o óleo de soja do fluido FR3 suporta temperaturas mais altas, o que protege o equipamento de erosão.