skip to main content

Uma nova escola para a Indonésia

Na região de Sukabumi, a Cargill descobriu uma nova maneira de fortalecer as comunidades agrícolas no mundo todo: construindo escolas. 

January 01, 2015

Há um século e meio, uma grande parte do impacto global causado pela Cargill está na capacitação de pessoas e na ajuda para que elas alcancem seus objetivos. Isso exige um entendimento íntimo do que é o sucesso para as comunidades locais e um alinhamento dos recursos à disposição da Cargill com os valores das comunidades.

Em 1976, a Cargill tomou ciência das prioridades de uma região remota em Java Ocidental: Sukabumi. A empresa havia recém começado suas operações em Bogor, na Indonésia, e planejava iniciar as operações avícolas na região de Sukabumi.

Mais especificamente, a Cargill planejou a construção de uma granja completa em Sukabumi, com direito a área de procriação, chocadeira e fábrica de ração, e esperava arrendar 25 hectares de terra do governo. A empresa descobriu que o terreno havia sido subdividido em 149 lotes agrícolas individuais e que 110 fazendeiros e membros da comunidade possuíam os direitos de propriedade sobre a terra. Para seguir em frente com seus planos, a Cargill precisava da aprovação de cada um dos proprietários.

Os representantes da Cargill se esforçaram para construir e desenvolver relacionamentos com os habitantes, assegurando-os de que a empresa estava comprometida em causar um impacto sólido e positivo na região. Eles perceberam que uma nova escola ajudaria a comunidade a prosperar. Durante o dia, a escola educaria as crianças. E durante a noite, os avicultores poderiam aprender as mais recentes e melhores práticas na criação, tratamento e comercialização dos animais. 

“…o representante estadual de educação recordou: ‘A Cargill será usada como um exemplo de empresa com investimento norte-americano disposta a ajudar no trabalho de melhoria da Indonésia através da educação.’”
— F.M. “Parky” Parkinson, gerente, Cargill Indonésia

As pessoas da comunidade imediatamente aprovaram a ideia da Cargill de construir uma escola. Na realidade, os habitantes ficaram tão empolgados que entraram em contato com todos os 110 vizinhos proprietários das terras e convenceram a todos a arrendar os 25 hectares de terra que a Cargill queria. O negócio foi aprovado e assinado por F.M. “Parky” Parkinson, gerente da Cargill da Indonésia, dando o pontapé inicial para a construção da escola e da granja. Atualmente, ambas as construções ainda estão de pé. Para continuar a fortalecer as comunidades locais, a Cargill também oferece apoio a mais de 85 escolas em 16 áreas de toda a Indonésia.

Mas a história não termina aqui. A construção de novas escolas se tornou um elemento essencial do apoio que a Cargill oferece a comunidades agrícolas no mundo todo. A Cargill financiou a construção de mais de 100 escolas em países como China, Turquia, Vietnã e partes da África, incentivando, dessa forma, um sistema que exclui o uso do trabalho infantil enquanto oferece estabilidade, educação e a promessa de um futuro de sucesso para comunidades rurais remotas.

First School in Indonesia Inpage

Com o apoio da comunidade, F.M. “Parky” Parkinson da Cargill assina os documentos que oficialmente cede a nova escola ao governo da Indonésia.

First School in Indonesia Inpage 2

Na escola, a placa diz: “Dedicado por PT Cargill às gerações futuras de Sukabumi para o avanço da educação agrícola e agropecuária.”