skip to main content

O valor da reputação

Depois que um escândalo relacionado ao uso indevido de informação privilegiada abalou a empresa, o presidente da Cargill inspirou-se e falou dos valores que, posteriormente, seriam conhecidos como os Princípios Éticos.

January 01, 2015

Em 1938, o presidente John MacMillan, Sr., descobriu que três de seus melhores comerciantes de grãos não estavam comercializando apenas para a empresa, mas também para si mesmos. Essa prática criou um conflito de interesse e foi estritamente proibida na Cargill.

Quinze anos depois, John Sr. havia definido claramente suas expectativas sobre as práticas éticas dos funcionários da Cargill. Ele resumiu suas convicções em uma carta de 1923 para um funcionário, onde reiterava “a política que sempre orientou nossos negócios”. Na carta, John Sr. explicou que “não permitimos práticas desleais de qualquer natureza e nossa palavra vale tanto quanto nossos títulos”. Com esses princípios em mente, o líder da empresa denunciou publicamente o comportamento dos funcionários do setor de comercialização de grãos na edição de dezembro de 1938 do Cargill News.

Ele substituiu a saudação tradicional de Natal por um anúncio de demissão, dizendo que “uma das coisas mais tristes que podem acontecer a alguém é a perda de sua credibilidade e reputação”. 

Guiding Principles History InPage
No fim do ano de 1938, o presidente John MacMillan, Sr., substitui sua saudação habitual de boas festas por um recado que reiterava a postura da empresa em relação ao comportamento ético dos funcionários.

Não foi simplesmente um momento para falar de disciplina, mas uma oportunidade de relembrar aos funcionários da Cargill os valores da empresa. O incidente reforçou a ideia de que o sucesso da Cargill depende da integridade de sua reputação.

A publicação foi a primeira declaração formal sobre os alicerces morais da empresa. Anos mais tarde, a Cargill transformaria as declarações formais primeiramente em um Código de Conduta oficial e, mais uma vez em 1995, em um conjunto de Princípios Éticos que enfatizam temas como integridade, honestidade, respeito e responsabilidade entre funcionários, clientes e comunidades.

Atualmente, os Princípios Éticos servem de base para funcionários em 67 países do mundo inteiro. Seguindo esses princípios, a rede da Cargill continua a crescer, de forma responsável, atendendo às necessidades de um mundo diversificado, em expansão e interconectado.