skip to main content

Construindo mais do que casas na Ásia

Uma parceria com a Habitat for Humanity oferece ajuda na Tailândia, melhora o engajamento dos funcionários da Cargill e expande as relações com os clientes.

January 01, 2015

Quando Dennis Seah assumiu a liderança do negócio de grãos e sementes oleaginosas da Cargill na Tailândia em 2001, o negócio tinha alguns problemas. As taxas de rotatividade da equipe eram de 100%, os índices de engajamento dos funcionários estavam caindo, os lucros eram inexistentes e o relacionamento com os clientes precisava melhorar consideravelmente. Para ajudar a melhorar a situação, Seah desenvolveu uma estratégia inesperada: ele optou por se envolver com a Habitat for Humanity.

“A maioria dos nossos funcionários mal sabia segurar uma pá, por isso, construir uma casa em duas semanas parecia impossível. Mesmo assim, conseguimos”.
— Dennis Seah, gerente geral, Cargill da Tailândia

Tendo aprendido uma lição importante com o trabalho em grupo, a equipe de Seah expandiu seus esforços em 2002, convidando outras empresas para participar, inclusive o parceiro do negócio de aves Sun Valley na Tailândia. Em pouco tempo, os clientes da Cargill também foram convidados a colocar a mão na massa. O projeto de 2004 ajudou a construir casas para 3 famílias e envolveu 56 pessoas, incluindo voluntários de empresas da Cargill na Tailândia e funcionários das empresas clientes como a Betagro, um grande produtor de produtos de carne suína, aves e ração.

Em seguida, em 26 de dezembro de 2004, um tsunami devastador atingiu a Tailândia, deixando milhares de cidadãos desabrigados. Os funcionários e os clientes da Cargill levaram 6 meses construindo 49 novas casas para um grupo de pescadores na área de Phuket. “Eles perderam suas casas, seus barcos e basicamente tudo”, disse Varunee Tantivoravong, gerente de escritório e coordenador de relações com a comunidade da Cargill na Tailândia.

“Nosso maior sonho é ter uma nova casa”
— Lou Mei You, beneficiário da Habitat for Humanity, Tailândia

Durante um período de seis meses após o tsunami, as equipes organizadas pela Cargill fizeram cinco viagens até o local para construir as casas. Como o projeto ajudaria a oferecer abrigo, mas não barcos para os pescadores, Mary Lynn Staley (esposa do CEO e presidente da Cargill, Warren Staley) também financiou pessoalmente a compra de 12 novos barcos de pesca.

A estratégia de Seah de ajudar os outros teve um impacto positivo duradouro nas operações da Cargill na Tailândia: os índices de engajamento de funcionários mais do que dobrou, o relacionamento com os clientes se aprofundou, soluções de negócios personalizadas substituíram as transações. O negócio é lucrativo, e a Cargill foi reconhecida pela Habitat for Humanity como uma parceira corporativa excepcional. “A atração é muito simples”, disse Seah. “Nossos participantes — os habitantes dessas comunidades, funcionários, clientes e outros — estão felizes com o resultado dessas contribuições”. 

Habitat for Humanity Asia InPage
Depois de um tsunami devastador em 2004, a Cargill ajuda a fornecer novos barcos e casas para 49 pescadores na área de Phuket, Tailândia.