skip to main content

Estabelecendo novos padrões para o cacau

A fábrica de processamento de cacau da Cargill no Brasil superou os desafios e se tornou uma das principais produtoras do mundo.

January 01, 2015

Atualmente, a Cargill produz cacau e chocolate em praticamente todas as formas imagináveis: pós, manteigas, coberturas, recheios e até mesmo licores. No entanto, antes de estar entre as principais produtoras do mundo, a Cargill teve que superar uma curva de aprendizagem íngreme.

A Cargill entrou nos negócios com a construção de sua primeira fábrica de processamento de cacau em Ilhéus, Brasil, em 1980. Embora Ilhéus fosse uma região famosa pela prospecção e produção de cacau, a Cargill replicou os processos utilizados em suas fábricas de soja na nova fábrica de cacau — e rapidamente percebeu que os processos que funcionavam para os grãos de soja não eram necessariamente adequados para o cacau. Inicialmente, a União Soviética era o único cliente que aceitava a qualidade do licor de cacau da fábrica. Os outros cinco fabricantes de cacau de Ilhéus descartavam a Cargill como um concorrente sério.

Em 1986, mudaram de ideia quando a Cargill adquiriu uma das principais empresas de cacau do mundo, a General Cocoa-Gerkens Group. Sediada em Amsterdã, Holanda, a Gerkens tinha grande conhecimento sobre produção de cacau e padrões de qualidade de produto. Em três anos, a Gerkens estava totalmente integrada às operações de cacau da Cargill no Brasil e supervisionou uma atualização de US$ 5 milhões da fábrica de Ilhéus para atender aos padrões de qualidade ISO (International Organization for Standardization).

Os padrões ISO foram criados em 1947 para melhorar e promover o comércio internacional justo de produtos, como cacau e chocolate. Para obter a certificação ISO, a Cargill utilizou o Guia ISO 9000, com 100 páginas e 5 seções, para avaliar a maneira como seus funcionários executavam cada função relativa à qualidade do produto. Essas avaliações geraram processos otimizados e produtos superiores.

Após uma primeira década difícil, a Cargill emergiu em 1990 como líder no setor de cacau e chocolate. A Cargill foi a primeira empresa da América do Sul a obter a certificação ISO 9000. Hoje os clientes reconhecem que a fábrica de Ilhéus é a melhor fornecedora para a indústria confeccionária brasileira. Além disso, o setor de cacau e chocolate da Cargill foi o primeiro processador a importar grãos de cacau. Depois de encerrar o capítulo da curva de aprendizagem na história da empresa, a Cargill continua a estabelecer o padrão de qualidade em termos de cacau e chocolate no mundo inteiro.