skip to main content

Retrato de um líder: Ernie Micek

Como CEO, Micek concentra-se na formalização de programas de aperfeiçoamento na organização, abrindo espaço para o desenvolvimento global.

January 01, 2015

Ernie Micek não quis se acomodar. Antes de ser eleito CEO da Cargill, ele esteve à frente da divisão de moagem de milho da empresa, onde buscou meios de melhorar o desempenho dos funcionários individualmente, bem como da empresa como um todo. Ele fez isso desenvolvendo um programa formalizado originalmente denominado Total Quality Process (Processo de Qualidade Total), implementado com êxito na empresa de moagem de milho nos anos 1980. Com o tempo, o programa se tornou o modelo de medida de sucesso na empresa inteira, passando a chamar-se Programa de Excelência em Negócios da Cargill.

Quando Micek assumiu a presidência da empresa em 1995, continuou se concentrando na melhoria da empresa e dos funcionários, mais notavelmente com a Challenge 2000: uma conferência global de 24 horas, dedicada ao controle de qualidade e ao progresso dos negócios da Cargill.

“Como podemos ser o fornecedor preferencial? Como podemos criar novos produtos por menor custo? Ser o melhor em segurança e um líder ambiental?”

Micek encorajou os funcionários a deixar o trabalho do dia de lado e “se antenar” com as palestras de vários líderes da empresa, incluindo o próprio CEO. Ele também se disponibilizou para sanar as dúvidas dos funcionários que ligavam de vários países. As divisões de negócios participantes sediaram seus próprios eventos para que coincidissem com a programação, usando jogos, atividades e discussões de acompanhamento, para transmitir melhor as mensagens importantes da Challenge 2000. Foi uma iniciativa de abrangência global e se igualava à interatividade que surgiria nas redes sociais mais de uma década depois.

Com mais de 10.000 funcionários participando de todas as empresas em 14 países, a Challenge 2000 foi considerada “a maior conferência do mundo.” O programa de Micek permitiu que os funcionários colaborassem em tempo real, um exemplo de sua luta constante por impulsionar a Cargill de formas inovadoras. Muito do que Micek encorajou os funcionários a fazer se refletiria posteriormente no planejamento estratégico da empresa no início dos anos 2000, o que deu maior destaque para a Cargill se tornar o “parceiro de escolha” de cada um de seus clientes.