skip to main content

Retrato de um líder: W. W. Cargill

O fundador da Cargill e que dá nome à empresa, W. W. Cargill, é lembrado por sua grande variedade de interesses e entusiasmo empreendedor.

January 01, 2015

Com aproximadamente 70 divisões comerciais em 67 países, a Cargill que existe hoje tem um grande alcance em seu trabalho em mercados diversificados para alimentar o mundo. Porém, a rede atual de mais de 145.000 funcionários começou em 1865 com um único homem: William Wallace Cargill. Conhecido como W. W., o fundador da empresa foi, por excelência, um empresário do século XIX, motivado por seus vários interesses e um espírito determinado e empreendedor, traços que ainda definem a Cargill 150 anos depois.

Duncan MacMillan, bisneto de W. W., descreve o avô em seus escritos como “dotado de uma mente inventiva e criativa e de uma energia infinita e incansável, sempre se aventurando em novas direções”.

A primeira dessas várias direções foi o comércio de grãos. Depois de fundar o primeiro depósito de grãos da empresa em 1865 na pequena cidade de Conover, Iowa, W. W. se mudou para Albert Lea, Minnesota, onde, além de expandir seu comércio de grãos, também atuou como legista do local por três anos. Na época, o legista não era um médico, mas alguém que desempenhava uma função judicial em assuntos criminais.

Em 1875, W. W. já havia se mudado novamente, estabelecendo-se com sua família em La Crosse, Wisconsin, que era um polo para o comércio da região. Aí ele se associou a vários clubes e organizações que refletiam seus diversos interesses, como a fraternidade maçônica, o La Crosse Club e a Câmara de Comércio de La Crosse. Ele contribuiu para sua comunidade, doando para a igreja local e, em fevereiro de 1907, deu US$25.000 para financiar a construção de uma nova sede para a Associação Cristã de Moços (ACM). W. W. também fez uma grande contribuição para uma faculdade de Albert Lea, um sinal de seu apreço pela cidade e pelo papel que ela havia desempenhado em seu sucesso.

Leadership WW Cargill Inpage
Mostrando seu lado filantrópico: W. W. doa US$10.000 para construir a Cargill Methodist Church em Janesville, Wisconsin, em memória de seus pais.

Mudando de uma cidade para outro em busca de novas oportunidades, com sua personalidade consistente e seu carisma, W. W. conseguiu conquistar a confiança dos homens de negócios e financistas de todo o centro-oeste americano. Essas relações o ajudaram muito, possibilitando o crescimento de seus negócios, mesmo durante as graves crises econômicas.

O primeiro líder da Cargill tinha a visão de transformar a fronteira americana através de ideias inovadoras, uma atitude que continuaria a influenciar a empresa à medida que seus empreendimentos expandiam para atender a clientes e indústrias, não só relacionadas ao comércio de grãos.