skip to main content

Diversificando com a Nutrena Mills

Após a II Guerra Mundial, a Cargill adquire uma empresa de rações no centro-oeste, expandindo seu portfólio e introduzindo uma nova cultura de negócios. 

January 01, 2015

Em agosto de 1945, esta foi a manchete do Cargill News: “Para onde iremos agora?”

Era o pós-guerra nos EUA e a comunidade agrícola estava apreensiva com o futuro. Houve previsões de excesso de alimentos e queda de preços, como havia ocorrido em 1919 após a I Guerra Mundial.

Em outubro, já estava claro que os efeitos pós-guerra seriam diferentes desta vez, e a Cargill resolveu priorizar o setor de rações. Havia uma escassez de alimentos para animais e os grandes fabricantes estavam começando a experimentar fórmulas científicas. Para dar mais força ao passo inicial da Cargill, o Presidente da Cargill John MacMillan Jr. adquiriu a Nutrena Mills, Inc., uma iniciativa que dobraria os negócios com ração animal e diversificaria sua base de clientes.

Produtora de rações líder na região centro-oeste, a Nutrena operou fábricas em Kansas City e Coffeeville, Kansas, e em Sioux City, Iowa. Produzindo 23.000 toneladas de ração por mês, a empresa de 25 anos era considerada uma pioneira, produzindo linhas populares de ração para aves, porcos e laticínios, além de rações especializadas para coelhos e cães. Além de suas usinas, a empresa possuía uma fazenda experimental perto de Kansas City, onde as rações eram testadas em condições realistas.

Embora seu portfólio de produtos se alinhasse ao comércio de grãos da Cargill, a Nutrena também introduziu um conceito inteiramente novo na Cargill: o marketing. A empresa demonstrava um entendimento claro e intuitivo dos desejos e das necessidades de seus clientes. As embalagens das rações tinham uma aparência bonita e especial, com padrões decorativos que as esposas dos agricultores adoravam copiar para roupas e acessórios domésticos. Além disso, as promoções de vendas eram feitas regularmente por um avião da Nutrena para chamar a atenção. A Nutrena também fazia bom uso das transmissões por rádio.

A Nutrena Mills é conhecida dos consumidores por suas alegres gravuras e os anúncios no rádio, como este jingle veiculado nos anos 1940s. 

Parecia que o modelo e a cultura comercial da Nutrena diferiam drasticamente dos da Cargill. A Nutrena mantinha um contato direto com o consumidor e investia muito em marketing. Eles também contavam com uma força de vendas regional, que atuava em seis territórios, com operações descentralizadas e gerentes autônomos, o que era o oposto do modelo de negócios centralizado da Cargill.