skip to main content

Contando a verdadeira história da carne bovina da Cargill

Ao dar as boas-vindas ao The Oprah Winfrey Show em sua instalação de carne bovina no Colorado, a Cargill demonstra seu compromisso com a qualidade e a transparência.

January 01, 2015

“Em um mundo onde nada pode ser escondido, é melhor não ter nada a esconder”, disse o CEO da Cargill, Greg Page em uma entrevista em 2014. Ele estava se referindo ao compromisso da Cargill com a transparência em todas as operações da cadeia de fornecimento. Isso era ainda mais importante para as fábricas de processamento de carne bovina da empresa, onde a criação e o abate do gado podem parecer um negócio misterioso. Os caminhões transportam o gado para dentro e a carne embalada para fora das fábricas de processamento, mas o público praticamente não vê nada do que acontece dentro delas. Essa falta de visibilidade, combinada com o crescente desejo que as pessoas têm por mais e melhores informações sobre a fabricação dos alimentos que consomem, resulta em perguntas, especulações e, algumas vezes, mitos.

Em agosto de 2010, a Cargill recebeu Mike Hughlett, um repórter do jornal Minneapolis Star Tribune, e o fotógrafo Glen Stubbe em um curral de engorda localizado no Colorado e operado pela Timmerman & Sons Feeding Co. A Cargill também os guiou por uma visita à sua fábrica de processamento de carne bovina na cidade vizinha de Fort Morgan. Três dias depois da publicação do artigo de Hughlett sobre a fábrica de processamento de carne da Cargill, a empresa recebeu uma ligação telefônica de um dos produtores associados da Harpo Productions, a produtora do The Oprah Winfrey Show. O produtor havia lido o artigo, que o deixou impressionado, e queria exibir uma história semelhante.

Em janeiro de 2011, a Cargill ofereceu uma inédita visita aos bastidores de suas operações com carne bovina aos telespectadores do programa da Oprah, a maior audiência de consumidores da televisão diurna dos Estados Unidos.

A Cargill recebeu Lisa Ling, uma telejornalista veterana e correspondente do The Oprah Winfrey Show, e sua equipe de filmagem em sua instalação de última geração para o processamento de carne bovina em Fort Morgan, no Colorado. Nicole Johnson-Hoffman, a gerente geral da fábrica, guiou Ling na visita por todas as etapas do processo de fabricação: desde os currais de engorda ao abatedouro e, finalmente, às áreas de empacotamento e remessa. Johnson-Hoffman respondeu as perguntas da repórter com franqueza e falou sobre o bem-estar dos animais, os processos da fábrica e a segurança dos alimentos, sempre enfatizando a dedicação ao cuidado e qualidade dos funcionários da Cargill.

“Acreditamos que é importante que as pessoas vejam o cuidado que temos para garantir que os animais sejam tratados com humanidade”, explicou Johnson-Hoffman. “Informar as pessoas sobre o que e como fazemos está se tornando cada vez mais importante para o nosso sucesso."

A gravação de seis minutos e meio da visita foi exibida no The Oprah Winfrey Show durante uma mesa redonda com a participação de Johnson-Hoffman, Winfrey e Michael Pollan, autor do livro “O dilema do onívoro". Quando Pollan falou contra as práticas da indústria da carne, Johnson-Hoffman explicou o trabalho da Cargill, enfatizando a importância de oferecer alimentos seguros e produzidos de maneira humana para todos os tipos de dieta.

“Há dez anos que trabalho nos negócios de produção de carne e tenho muito orgulho do que fazemos e dos nossos funcionários. Queria transmitir isso aos outros."
— Nicole Johnson-Hoffman, gerente geral da Cargill Beef

Mais de 7,3 milhões de famílias nos Estados Unidos sintonizaram para assistir ao episódio de estreia em 1º de fevereiro de 2011. Os líderes da empresa ainda mencionam o programa de televisão como um exemplo da transparência que a Cargill empenha-se em manter diante do público. E, além disso, serve como um parâmetro de excelência da indústria usado por outras empresas de processamento de carne bovina para medir a qualidade de suas operações.