skip to main content

Pense rosa: insulação passa por transformação

Depois da remoção bem-sucedida do formol de sua insulação, a casa de força industrial Owens Corning está pronta para o futuro.

January 01, 2015

Se alguém pode ser considerado especialista em insulação, é a Owens Corning. A empresa global inventou a insulação FIBERGLAS™ nos anos 1930. Década após década, a empresa aumentou seu portfólio, desenvolvendo produtos e serviços para indústrias variadas, da aeroespacial e automotiva à de infraestrutura pública e bens de consumo.

A insulação de construções da Owens Corning — fixada em sua marca comercial rosa — tem sido a base dos negócios da FIBERGLAS™. No início dos anos 2000, os concorrentes diretos começaram a responder a uma nova tendência: remover formol, usado como aglutinador das fibras de vidro da insulação, e dar preferência a ingredientes biológicos.

Em 2009, a Owens Corning buscou a ajuda da Cargill para conseguir acompanhar a concorrência. Especialistas da Cargill desenvolveram um substituto inovador exclusivamente para a empresa: a maltodextrina líquida, uma solução semelhante a amidos e xaropes de glucose que une as fibras de vidro.

“Nossa equipe inteira ficou impressionada com a Cargill — tanto pela amplitude de suas ofertas de produtos quanto pelo talento técnico de seus cientistas”.
— Dave Mirth, desenvolvimento de novos produtos, Owens Corning

Owens Corning Inpage Após o lançamento da insulação EcoTouch® em 2011, a Owens Corning homenageia a equipe da Cargill (acima) por seu trabalho inovador com o conceituado prêmio Supplier of the Year (Fornecedor do Ano).

Em apenas 18 meses, a Cargill e a Owens Corning finalizaram a nova insulação,que foi lançada em 2011 como EcoTouch®, depois de receber a primeira certificação de insulação biológica do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). No fim daquele ano, a Cargill recebeu o prêmio Supplier of the Year (Fornecedor do Ano) da Owens Corning, reconhecendo o trabalho integrado e inovador da empresa.

Desde o sucesso da insulação EcoTouch®, as duas empresas mantiveram uma colaboração contínua. A Owens Corning já está contratando os produtos de energia e gerenciamento de risco da Cargill. Além disso, ambas as empresas identificaram mais produtos de insulação comercial que utilizam o ingrediente maltodextrina líquida. John Hillenbrand, vice-presidente e diretor de inovação da Owens Corning, reconheceu o potencial único da parceria: “Precisamos de um parceiro para nos ajudar a manter um pipeline de produtos inovadores e biológicos, e a Cargill é o parceiro de nossa preferência”.