skip to main content

Ajuda às vítimas de uma tempestade tropical 

Após a passagem de um dos mais mortais tufões já registrado na história das Filipinas, os funcionários da Cargill chegaram para reconstruir uma escola e apoiar os esforços de recuperação. 

January 01, 2015

No final de 2013, um grupo de funcionários da Cargill Cingapura trabalhou arduamente para organizar os suprimentos escolares a serem levados em uma viagem voluntária às Filipinas. Esses suprimentos tinham como destino a escola primária Hi Bao An, que a Cargill estava ajudando a reformar. Mas em 8 de novembro, poucos dias antes da data agendada para a partida da equipe, uma tragédia ocorreu. O tufão Haiyan, a tempestade mais poderosa a chegar em terra, atingiu as Filipinas com ventos de até 306 km/h, destruindo aldeias e matando milhares de pessoas. Enquanto a maioria das pessoas tentava fugir do país, os funcionários da Cargill voaram para a área, como planejado, pois reconheceram uma oportunidade de ajudar pessoas em necessidade.

Quando a equipe da Cargill chegou a Capiz, uma das aldeias que mais sofreram com a tempestade e onde a escola Hi Bao An está localizada, ela encontrou quase tudo destruído. Os voluntários começaram a trabalhar imediatamente, encontrando-se com famílias desabrigadas e entregando 630 pacotes de ajuda contendo itens de necessidade básica, como água, alimentos não perecíveis e produtos de higiene.

Apesar da destruição que testemunhou, a equipe da Cargill não se esqueceu de seu objetivo original. Durante o dia, os funcionários ajudaram a restaurar a escola, construindo um refeitório novo, plantando uma horta e enchendo a biblioteca com livros doados. À noite, eles carregavam os caminhões com alimentos e suprimentos para serem entregues em outras aldeias atingidas pelo tufão. “Palavras como ‘devastação’, 'desespero' e 'destruição' são as que vêm a minha mente quando penso nas 63 casas destruídas dentre as 69 existentes na aldeia", lembra-se Eduardo Gebara, líder da equipe da unidade de gerenciamento de riscos da Cargill em Cingapura. “Mas quando chegamos, fomos recebidos calorosamente pelas pessoas e eu percebi que o melhor da natureza humana aparece quando pessoas do mundo todo resolvem ajudar.”

Graças em parte à Cargill, o novo refeitório da escola Hi Bao An foi inaugurado dentro do prazo, aumentando as oportunidades educacionais das crianças da região. Após a partida da equipe da Cargill das Filipinas, a empresa ofereceu apoio contínuo às áreas mais prejudicadas ao doar US$ 500 mil ao Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, ajudando nos esforços de socorro e recuperação.