skip to main content

Colaboradores superam-se pela Cargill Cares

Equipas de voluntários da Cargill escalam algumas da principais montanhas do mundo com o objetivo de angariar dinheiro para fins solidários. 

January 01, 2015

Ao longo dos 150 anos de vida da Cargill, os seus colaboradores têm doado consistentemente o seu tempo, talento e recursos financeiros para ajudar a melhorar as suas comunidades. Em 1990, estas ações de voluntariado foram reunidas sob a bandeira global "Cargill Cares", em que Conselhos Cargill Cares locais criam iniciativas de desenvolvimento em sintonia com as necessidades das suas comunidades. O seu trabalho assumiu muitas formas, desde voluntariado em escolas e parcerias com organizações sem fins lucrativos a angariações através de marchas e maratonas.

No início da década de 1990, um grupo de colaboradores descobriu uma nova forma de apoiar as iniciativas da Cargill Cares: escalar montanhas em nome de obras de solidariedade. As missões de escalada reuniram equipas de colaboradores alpinistas de todo o mundo, levando o compromisso da empresa para com as comunidades a novas alturas.

O primeiro cume conquistado foi o Monte Kilimanjaro na Tanzânia, a montanha mais alta de África. Organizada e liderada por Bob Sewell, diretor da Cargill África em Nairobi, uma equipa de onze alpinistas escalou a montanha para angariar fundos para os Jogos Paralímpicos Internacionais de 1991, uma competição mundial para atletas com deficiência intelectual. O percurso de 84 km demorou cinco dias, colocando desafios como a doença de altitude, temperaturas abaixo de zero e privação de oxigénio. Mesmo assim, dez dos onze alpinistas alcançaram o cume a 5.895 m de altitude, bem acima dos 35% que conseguiram escalar o Kilimanjaro.

"Nunca escolheria o alpinismo…como algo que fizesse por gosto pessoal, por minha própria iniciativa. Simplesmente não teria acontecido sem esta missão associada a uma causa."
— Jon Yeager, Diretor de Marketing e fotógrafo, Cargill

Dois anos após escalar o Monte Kilimanjaro, os membros da expedição de Dave Rogers, diretor executivo da Cargill Europa, e Jon Yeager, um diretor de marketing da Cargill, reuniram uma nova equipa de colaboradores de todo o mundo para escalar montanhas na América Latina e angariar donativos para organizações que promovem a literacia no mundo. Cada membro da equipa atingiu, no mínimo, dois cumes nos Andes equatorianos. Juntos, ajudaram a Cargill a contribuir com mais de 127 mil dólares americanos, mais de 80% dos quais foram doados por particulares.

Escaladas adicionais do Huayna Potosi, na Bolívia, e do Monte McKinley, no Alasca, contribuíram para apoiar iniciativas Cargill Cares como a promoção da literacia, a segurança agrícola e a qualidade da água. Em 2003, as escaladas tinham angariado quase um milhão de dólares americanos em donativos para fins solidários. "Foi uma experiência fascinante, que nos deixou recordações inacreditáveis de uma natureza selvagem", disse Rogers, que participou em quase todas as expedições. "Mas mais importante ainda, beneficiou inúmeras pessoas que mereciam ser ajudadas, pertencentes a comunidades próximas de escritórios e unidades da Cargill."

Cargill Cares Climbers Inpage Atualmente, os colaboradores continuam a prestar voluntariado através dos Conselhos da Cargill Cares, encontrando formas inéditas de servir as comunidades em todo o mundo.

Hoje em dia, mais de 350 Conselhos da Cargill Cares, liderados por colaboradores, implementam atividades de envolvimento comunitário em dezenas de países na Ásia, África, Europa, América Latina e América do Norte. Coletivamente, os colaboradores doam milhares de horas de voluntariado e milhões de dólares, demonstrando um empenho continuado em exercer um impacto significativo nas suas comunidades locais.