skip to main content

Uma promessa de cacau sustentável em África

Para dar resposta ao aumento da procura e às expectativas dos consumidores relativamente ao cacau, os pequenos agricultores estão a aprender a melhorar a qualidade das suas colheitas — e os seus rendimentos. 

January 15, 2015

Há quinze anos, o futuro de muitos agricultores de cacau africanos parecia incerto. Enfrentavam desafios com colheitas que se deterioravam e tinham acesso limitado à formação e financiamentos necessários para gerir explorações de sucesso.

E, apesar destas dificuldades, a procura mundial de cacau não parou de aumentar, crescendo de modo constante a uma taxa anual de 2 a 3%. Para além desta procura crescente, os consumidores preferem cacau sustentável — o que força os fabricantes a serem mais transparentes sobre a forma como os seus produtos são fabricados.

"A nossa ambição é acelerar o progresso, com vista a garantir uma cadeia de abastecimento transparente que permita aos agricultores alcançar melhores rendimentos e níveis de vida, e que forneça cacau e produtos de chocolate sustentáveis."
— Jos de Loor, Presidente, Cargill Cocoa & Chocolate

Em resposta a estas dificuldades, a Cargill comprometeu-se formalmente a ajudar os pequenos agricultores de cacau do Gana, Camarões, Indonésia, Brasil e Costa do Marfim. Tirando partido da sua larga experiência de trabalho com escolas locais de agricultores e comunidades agrícolas nestes países, a empresa implementou oficialmente o programa Cargill Cocoa Promise em 2012. O compromisso visava melhorar o nível de vida dos agricultores, das suas famílias e comunidades, garantindo também um abastecimento responsável e de longo prazo de cacau sustentável.

Com o apoio dos seus parceiros e clientes, a Cargill conseguiu grandes avanços desde que começou a trabalhar com os agricultores da Costa do Marfim há mais de 10 anos. Em África, os sinais de progresso são evidentes: foi estabelecida uma rede de mais de 2550 Farmer Field Schools (escolas de formação de agricultores) que prestam formação sobre boas práticas agrícolas a mais de 115 mil pequenos agricultores. O programa da empresa também apoia centenas de organizações agrícolas existentes, oferecendo-lhes um melhor acesso aos mercados e infraestruturas.

À medida que a formação melhora para os produtores de cacau, também melhora para as crianças das suas comunidades. Mais de 34 mil crianças têm agora acesso a uma melhor educação, graças ao apoio da Cargill na construção de novas escolas, na formação de professores e na disponibilização de melhores recursos, como livros escolares.

A nível global, tem aumentado a quantidade de cacau distribuído mundialmente que possui certificação de sustentabilidade — um modelo a seguir pelas cadeias de abastecimento de todos os setores.

[video caption] Cargill’s network of 2,550 farmer schools across Africa are helping promote agricultural best practices and sustainable cocoa in countries like Côte d’Ivoire.