skip to main content

Natureza e tecnologia unidas na era informática

Na sua procura de revolucionar as fórmulas de ração, James R. Cargill abre caminho para o futuro da empresa.

January 01, 2015

A Máquina de Processamento de Dados Magnéticos IBM® 650 estava destinada a mudar o mundo dos negócios para sempre - mas este computador revolucionário, apresentado pela primeira vez em 1953, não foi imediatamente considerado um bem essencial para uma empresa como a Cargill. Muitos executivos tinham dúvidas sobre as capacidades da máquina, acreditando que seria um bom investimento para a área contabilística, mas mantinham-se céticos de que poderia ser uma mais-valia para outras áreas de negócio.

No entanto, em 1957, a Cargill tomou a decisão inovadora de instalar o seu primeiro computador digital eletrónico. Foi um dos primeiros sistemas comerciais a ser implementados por uma empresa norte-americana do setor agrícola. Tal como outras grandes empresas, a Cargill viu grandes vantagens em aplicar o "cérebro eletrónico" à área contabilística, financeira e de dados operacionais gerais.

Mas houve um membro da equipa Cargill que ficou inspirado pelo IBM 650, mas por outras razões. Nessa altura, James R. Cargill (conhecido como “Jim”) estava a trabalhar no departamento de rações da empresa. Verificando as significativas inconsistências ao nível dos preços entre as diferentes fábricas de forragens norte-americanas, incentivou o uso do computador como dispositivo de análise (e de racionalização) de alguns problemas de preços da Cargill.

Os cálculos das rações eram um elemento essencial nas operações da Cargill e, para determinadas pessoas, era demasiado arriscado alterá-los. Convencido do potencial do computador, Jim trabalhou incansavelmente para explorar e promovê-lo além da contabilidade tradicional.

O IBM 650 foi finalmente testado quando o grupo Nutrena, responsável pelas rações da Cargill, pediu a Jim que conduzisse uma experiência num dos produtos do grupo que apresentava maiores desafios: Chick Starter (ração de iniciação para pintos). A Cargill queria primeiro determinar as necessidades de ração de um pinto para que atingisse um crescimento e estado de saúde ideais durante o seu ciclo de vida. Depois, com base nessas descobertas, calcularia uma fórmula exata de ração a um custo reduzido.

Para encontrar a solução, Jim e os seus colegas puseram a máquina a trabalhar. Em 1957, o IBM 650 analisou mais de 4 milhões de resultados possíveis e formulou com precisão um produto inovador: Nutrena All-Mash Egg Feed (ração em pasta), que ajudou os criadores na produção de galinhas mais saudáveis, de maior tamanho e mais produtivas, a um custo inferior. Foi a primeira fórmula totalmente calculada pelo computador - um ponto de viragem para a indústria, que resultou numa vantagem ao nível do preço para os clientes e numa vantagem competitiva para a Cargill.

Pouco depois, a Pfizer Corporation lançou um novo aditivo que reduzia os custos com ração para galinhas. Para conseguir criar a receita mais económica possível com um determinado ingrediente, a Pfizer lançou um concurso nacional. Com o poder do seu IBM 650, a Cargill participou no concurso usando os cálculos do computador como ponto de partida. A Cargill não só venceu, como conseguiu arrecadar o primeiro, segundo e terceiros lugares enquanto equipa..

Com o prémio Pfizer e o sucesso de Nutrena, outros departamentos inspiraram-se em Jim para testar o IBM 650, o que resultou em novos níveis de sofisticação e progresso em todas as áreas da empresa. O departamento de cereais rapidamente passou a utilizar o computador para maximizar a gestão de cereais, tendo descoberto que podiam aumentar um cêntimo por alqueire nas margens dos silos terminais para obterem um lucro líquido de, pelo menos, 2 dólares americanos por tonelada.

Ao tirar partido de dados rigorosos e da capacidade analítica inteligente, a empresa foi capaz de criar soluções económicas de forma rápida e consistente. Graças à tenacidade de Jim, a Cargill comprometeu-se a utilizar a nova tecnologia em toda a organização, desenvolvendo novas oportunidades para os seus colaboradores, agricultores/criadores e clientes.