skip to main content

Arriscar no negócio da moagem de milho

Impulsionada pelo seu espírito de inovação e de exploração, a Cargill passa de empresa inexperiente na indústria do milho a fornecedor preferencial. 

January 01, 2015

Em maio de 1967, a Cargill Notícias publicou uma pequena história com o título Locação de nova fábrica pela divisão de produção de óleo. O título sugeria um plano de viragem no negócio de produção de óleo da Cargill: moagem de milho.

O timing era perfeito. O negócio do óleo de milho estava em declínio e os preços do milho eram excecionalmente baixos. Localizada em Cedar Rapids, no Iowa, a nova fábrica incluía equipamento inovador, capaz de processar 14 mil alqueires de milho por dia. Com a nova fábrica vieram novos ensinamentos: a moagem de milho por via húmida era muito diferente daquilo a que a empresa estava habituada com a soja e outros cereais. Exigia um nível de engenharia mais elevado e o total cumprimento das especificações do produto.

«Olhando para trás, acho que o mais impressionante nos primeiros dois anos foi o quão pouco nós sabíamos.» 
— Bob Hovden, Vice-presidente e Diretor Técnico, Cargill Corn Milling

Apesar da moagem de milho não ser de difícil aprendizagem, oferecia uma grande variedade de possíveis produtos, desde amidos e xaropes até papel e têxteis. Graças ao entusiasmo e motivação da sua equipa, a fábrica de moagem rapidamente suplantou as expectativas e conseguiu processar 3,8 milhões de alqueires de milho em apenas nove meses. Em 1973, a fábrica produzia até 40 mil alqueires por dia. Os números foram suficientes para convencer a equipa de gestão da Cargill a criar uma divisão para o negócio da moagem de milho.

Menos de uma década depois, chegou-se a um momento decisivo quando a The Coca-Cola Company decidiu fazer alterações e anunciou que iria começar a usar xarope rico em frutose na sua emblemática bebida. Isso significou uma grande expansão para toda a indústria de moagem de milho e um crescimento significativo para a Cargill, quando se tornou no seu principal fornecedor em 1980. 

«A decisão da Coca-Cola em utilizar xarope rico em frutose na bebida Coke® é, provavelmente, o desenvolvimento mais significativo na curta história desta indústria.» 
— Gerald M. Mitchell, Presidente, Cargill Corn Milling

Duas décadas mais tarde, a produção da fábrica de Cedar Rapids aumentou 550%. Atualmente, a Cargill, com uma rede de fábricas de moagem de milho de grande produção em todo o mundo, tornou-se num especialista de renome em moagem de milho, capaz de dar resposta à procura dos clientes por ingredientes exatos com valor acrescido e por produtos de consumo.