skip to main content

Mudança para La Crosse junta duas famílias

Ao chegar ao Wisconsin, W. W. Cargill e a sua família conhecem os MacMillan, um acontecimento que marcará o futuro de sucesso da empresa Cargill.

January 01, 2015

Desde sempre que o fundador da Cargill, William Wallace (W. W.) Cargill, considerou a família a pedra angular da sua empresa. Os seus irmãos, Samuel, Sylvester e James foram instrumentais, ajudando a estabelecer e a construir o negócio Cargill. Sylvester e James acabariam por deixar a empresa para se dedicar a outras atividades mas Samuel continuou como parceiro de confiança de W.W.

Uma década após criar a sua empresa de comércio de cereais, W.W. mudou-se com a família para La Crosse, no Wisconsin, uma cidade em crescimento nas margens do Rio Mississípi, situada na intersecção de duas grandes vias ferroviárias. Esta mudança representou a continuidade do enfoque da empresa na família, ainda que de formas inesperadas.

W.W. e a sua mulher, Ellen, construíram a sua nova residência em frente à casa onde morava uma grande família cujo patriarca, Duncan D. McMillan, era também um empreendedor, com negócios na indústria madeireira e nas finanças, incluindo a Companhia de Luz a Gás de La Crosse.

Como eram vizinhos, os filhos dos Cargill e dos McMillan brincavam juntos. Anos mais tarde, o filho mais velho dos McMillan, John Sr., pediu em casamento a filha de W. W., Edna Cargill. Os dois casaram-se no Wisconsin, em 1895, juntando para sempre as duas famílias e introduzindo uma nova liderança na empresa familiar. Paralelamente, John Sr. mudou a grafia do seu último nome e introduziu o apelido revisto "MacMillan" que seria passado às gerações seguintes.

O casamento não só aumentou a família Cargill — Edna e John Sr. tiveram dois filhos, John MacMillan, Jr., e Cargill MacMillan — como também deu a W. W. um novo parceiro de negócios leal. Após uma breve incursão na indústria de cereais do Texas, John Sr. foi trabalhar para W. W., acabando por assumir a presidência após a morte do sogro em 1909. O seu estilo fiscalmente conservador permitiu saldar a dívida considerável da empresa e preparar a Cargill para crescer de forma consolidada. 

Fusing Two Families InPage
Após a morte de W. W. Cargill em 1909, John Sr. (acima) assume as rédeas do negócio, transformando a Cargill numa empresa moderna de sucesso.