skip to main content

Arriscar para melhor servir os clientes

Durante a expansão do negócio do óleo de coco da Cargill, um funcionário corajoso prova a sua dedicação ao assegurar o fornecimento fiável de mercadorias para os clientes.

January 01, 2015

Em meados dos anos 1950, a Cargill procurava novos mercados para expandir o negócio de processamento da copra. A copra é a polpa seca do coco utilizada para extrair óleo de coco, que é usado como ingrediente em sabonetes, medicamentos, cosméticos e rações para animais. A copra tinha de ser adquirida a países fora dos EUA, e a empresa contratou um imigrante alemão engenhoso, Jack Hessler, para ajudar. Hessler estava habituado a situações arriscadas: antes de se juntar à Cargill, tinha combatido na Segunda Guerra Mundial e passado três anos nos serviços de informação militares dos Estados Unidos durante a Guerra da Coreia. Como novo colaborador, Hessler estava preparado para enfrentar a maioria dos desafios.

Em 1958, durante uma viagem à Indonésia para a aquisição de copra, enfrentou um grande desafio. Hessler devia chegar à cidade portuária de Bitung, encontrar um barco fornecido pela Cargill, o M/S Blumenau, recolher um carregamento de copra e transportá-la de volta para os Estados Unidos. Mas rebentou uma revolução na Indonésia, interrompendo a expedição. O chefe do golpe exigiu a Hessler que o rendimento proveniente da venda da copra fosse utilizado para apoiar a rebelião. “Não estava particularmente preocupado com a minha segurança”, recordou Hessler. “O que estava na minha cabeça era a copra de Bitung e o M/S Blumenau, que navegava em direção ao norte de Sulawesi (na Indonésia).” Hessler escapou da Indonésia convencendo os rebeldes que voltaria com o dinheiro. Avisou o Blumenau e, no processo, salvou o carregamento de copra.

Após a fuga bem-sucedida, Hessler foi convidado para ir à sede da Cargill em Mineápolis, Minesota, onde o Presidente John MacMillan, Jr., e o Presidente Cargill MacMillan, Sr., estavam à sua espera para lhe agradecer por ter sido mais esperto que os rebeldes e ter salvo a carga. Como um gesto extra de agradecimento, os dirigentes presentearam-no com um extraordinário cheque de bónus. A história de Hessler reflete o legado da Cargill de ir mais além para assegurar que os clientes terão os suprimentos de que precisam.

Hessler in Indonesia InPage
Quando os rebeldes tomam conta da Indonésia, a principal preocupação de Jack Hessler, o comprador de copra da Cargill, é entregar o produto em segurança aos Estados Unidos.