skip to main content

Nas fábricas de carne da Cargill, os classificadores avaliam a qualidade e a maciez dos produtos de carne de vaca de acordo com um conjunto de padrões estrito.

Para avaliar de forma mais exata a qualidade da carne de vaca, na década de 1990 a Cargill introduz a tecnologia de imagem por câmara em seis das fábricas da América do Norte.

No ecrã, a vazia de cada carcaça é avaliada em termos de tamanho, teor de gordura (marmoreado) e outros critérios, dando aos classificadores uma imagem mais exata da qualidade geral.

Nas instalações conhecidas como laboratórios de teste, os técnicos da Cargill verificam a maciez dos produtos de vaca para assegurar que cumprem os padrões mais elevados.

Líder da indústria de carne a nível de qualidade

O compromisso em termos de investigação e recursos inovadores ajuda o negócio da carne de vaca da Cargill a estabelecer padrões de sabor e maciez.

January 01, 2015

Para assegurar carne de vaca da melhor qualidade nas fábricas de carne comercial nos Estados Unidos, os funcionários do departamento da agricultura do país (USDA) conhecidos como "classificadores" avaliam centenas de cabeças de gado processadas por hora. Estes especialistas classificam as carcaças de vaca com base em vários detalhes: cor, marmoreado e rácio de carne magra/gordura, entre outros fatores. Originalmente, este processo era realizado sem a utilização de tecnologia, mas, devido à subjetividade humana, a indústria da carne de vaca encontrava muitas vezes inconsistências na classificação.

Na década de 1990, a Cargill começou a explorar métodos inovadores para classificar a carne com maior exatidão e eficácia e fornecer efetivamente aos clientes uma maior consistência na qualidade e no sabor dos produtos de vaca. A empresa assumiu uma posição de liderança no setor quando implementou uma nova tecnologia de classificação da carne em seis das suas fábricas de carne de vaca na América do Norte: imagem por câmara. Utilizando tecnologia de imagem sofisticada e um programa que avalia a imagem de cada vazia, os classificadores federais conseguiram uma avaliação mais precisa de cada carcaça de vaca. Pouco depois, a tecnologia introduzida pela Cargill recebeu aprovação da USDA.

Para melhorar ainda mais o programa de investigação da qualidade e maciez da carne de vaca, a Cargill começou a realizar milhares de testes todos os meses no Centro de Inovação da Cargill em Wichita, Kansas. Em 2013, o laboratório de maciez das instalações alcançou algo inédito para um processador dos EUA: receber a certificação do Serviço de Marketing Agrícola da USDA pelo programa de maciez da carne de vaca.

Atualmente, a Cargill oferece nove marcas de carne de vaca únicas que representam estes padrões de qualidade. A empresa continua a inovar em todas as áreas de cadeia de abastecimento, desde os sistemas de alimentação, passando pelo processamento e o embalamento final, proporcionando de forma consistente o gosto e a maciez superiores que os clientes esperam dos produtos de carne de vaca de alta qualidade. Estas inovações incluem a marca de carnes Rumba®, fornecendo cortes de carne especiais e de alta qualidade que fazem parte das tradições e culturas dos consumidores multiculturais. Bill Buckner, vice-presidente sénior da Cargill, explica: “Trata-se de descobrir o que os clientes querem, compreender os diferentes segmentos de consumidores e decidir onde vemos oportunidades, para depois personalizar uma solução para o cliente.”