skip to main content

Retrato de um líder: W. W. Cargill

O fundador da Cargill e homónimo da empresa, W. W. Cargill, é lembrado pelos seus vários interesses e pelo seu espírito entusiasta e empreendedor.

January 01, 2015

Com cerca de 70 divisões de negócio em 67 países, a Cargill de hoje possui um âmbito abrangente, trabalhando em diversos mercados com vista a nutrir o mundo. Mas a atual rede de mais de 145 mil colaboradores começou em 1865 com apenas um único homem: William Wallace Cargill. Conhecido por W. W., o fundador da empresa era o típico empresário do século XIX, conduzido pelos seus vários interesses e um espírito empreendedor e determinado - traços que ainda definem a Cargill 150 anos mais tarde.

Duncan MacMillan, bisneto de W. W., descreve-o nas suas memórias como «dotado de uma mente criativa e inovadora e com uma energia inesgotável e irrequieta, apostando sempre em novos rumos».

O primeiro destes muitos rumos foi o negócio de comercialização de cereais. Depois de fundar o primeiro armazém de cereais da empresa em 1865, na pequena cidade de Conover, no Iowa, W. W. mudou-se para Albert Lea, no Minnesota, onde não só expandiu o seu negócio de cereais mas também trabalhou como técnico legista do condado durante três anos. Na altura, um técnico legista não era um típico médico legista, tratava-se de uma função judicial em processos penais.

Em 1875, W. W. mudou-se novamente, criando família em La Crosse, no Wisconsin, uma cidade que servia de incubadora para o comércio regional. Foi aí que se associou a vários clubes e organizações com os quais partilhava os mesmos interesses, como a fraternidade maçónica, o Clube de La Crosse e a Junta de Comércio de La Crosse. Contribuiu para a sua comunidade, fazendo donativos para a igreja local e, em fevereiro de 1907, ofereceu 25 mil dólares americanos para fundar a construção da nova sede da YMCA (Associação Cristã da Mocidade). W. W. também concedeu um subsídio a uma faculdade de Albert Lea, como símbolo do seu apreço pela cidade e daquilo que significou para o seu sucesso.

Leadership WW Cargill Inpage
O seu lado mais filantrópico: W. W. doou 10 mil dólares americanos para construir a Igreja Metodista da Cargill em Janesville, no Wisconsin, em memória dos seus pais.

Percorrendo várias cidades em busca de oportunidades, o caráter sólido e carisma de W. W. permitiram que garantisse a confiança de empresários e financeiros de todo o Centro-Oeste norte-americano. Estas relações deram frutos, o que lhe permitiu continuar a desenvolver o seu negócio - mesmo durante recessões económicas graves.

O primeiro líder da Cargill tinha a visão de transformar a fronteira norte-americana através de ideias inovadoras - uma forma de pensar que continua a influenciar a empresa à medida que os seus empreendimentos começaram a servir clientes e indústrias de muitas outras área para além dos cereais.