skip to main content

Comprar óleo de palma de forma responsável na Indonésia

Na plantação Harapan Sawit Lestari, a Cargill faz da sustentabilidade uma prioridade, conservando o ambiente e ajudando em simultâneo os agricultores a satisfazerem a procura global. 

January 01, 2015

O óleo de palma é um ingrediente vital em milhares de produtos, desde a massa de piza e o chocolate ao champô e o batom. Milhões de pessoas em todo o mundo dependem dele, e é esperado que a procura aumente. Mas embora pareça haver infinitas utilizações para este óleo versátil, a produção irresponsável de óleo de palma pode ter um impacto devastador nos ambientes tropicais onde os frutos crescem, principalmente nas regiões da Indonésia e da Malásia.

O crescente interesse na conservação do ambiente levou a um aumento da preocupação em relação à produção de óleo de palma. Mas desde o princípio que o trabalho da Cargill com o óleo de palma se tem baseado na extrema preocupação em relação ao ambiente. Em 2004, a Mesa-Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO) foi fundada para definir os padrões de sustentabilidade para o setor. Isto significou que a Cargill, que tem uma longa história de políticas de sustentabilidade estritas, já estava mais avançada.

Por exemplo, a Cargill evita desenvolver zonas de elevado valor de conservação. Estas incluem turfeiras e zonas que são importantes para as comunidades locais. A empresa também iniciou uma política de não utilização de incêndios para a limpeza dos terrenos de modo a proteger a biodiversidade.

Em 2005, a Cargill adquiriu a Harapan Sawit Lestari, uma plantação na província de Kalimantan Ocidental na Indonésia. Desde o início que a visão da empresa em termos de trabalho sustentável e responsável inspirou as operações da plantação. A Cargill gastou um tempo e esforço consideráveis em educação, formação e infraestruturas, assegurando que as operações da plantação adotavam novas técnicas sustentáveis à medida que esta satisfazia o aumento da procura global.

Um aspeto fundamental da sustentabilidade é a intensificação da produção, sendo feitos esforços para maximizar a quantidade de óleo obtido por hectare de terreno, enquanto se aumenta a saúde e a produtividade de cada palmeira. Ao melhorar as condições do solo, colher em alturas exatas, utilizar meios naturais de gestão de pragas (incluindo mochos caçadores de roedores) e otimizar a aplicação de nutrientes, a produção aumentou de forma constante usando a mesma quantidade de terreno.

Além disso, a Cargill instituiu um processo de zero resíduos para conservar os recursos. Os cachos sem frutos são utilizados para fertilizante, enquanto as cascas e as fibras servem de combustível para produzir eletricidade para a plantação e as comunidades que a albergam. Até a água utilizada durante o processamento da palma é tratada e reutilizada para irrigar e fertilizar as árvores.

As novas práticas são melhores para o terreno e para a comunidade: a segurança do local de trabalho tornou-se uma prioridade quotidiana e, com o tempo, uma parte integrante da cultura da plantação. Com os rendimentos familiares aumentados e a qualidade de vida enriquecida, as comunidades locais de Kalimantan Ocidental podem prosperar.

Em fevereiro de 2014, os esforços da Cargill obtiveram reconhecimento global. A plantação Harapan Sawit Lestari recebeu a certificação RSPO, uma classificação de prestígio que deu aos consumidores um nível de segurança e confiança mais elevado no óleo de palma que a Cargill fornece.

Palm Oil West Kalimantan Inpage Depois de passar em testes rigorosos, a plantação Harapan Sawit Lestari da Cargill foi certificada pela RSPO em 2014.

Olhando para o futuro, os objetivos da empresa são ainda maiores, centrados na prevenção da desflorestação, em evitar a perda de solos de turfeira (que armazenam grandes quantidades de carbono) e na proteção da comunidade local envolvida na produção de palma contra a exploração. Com estes esforços em marcha, a Cargill aproxima-se mais de um marco importante atingido pela primeira vez por uma empresa de comercialização global: uma cadeia de abastecimento de óleo de palma 100% sustentável..