skip to main content

Levar ajuda às vítimas da tempestade tropical 

Após um dos tufões mais mortais alguma vez registado atingir as Filipinas, os colaboradores da Cargill chegam para reconstruir uma escola e apoiar os esforços de recuperação. 

January 01, 2015

No final de 2013, um grupo de colaboradores da Cargill Singapura trabalhavam arduamente, organizando material escolar para levar numa viagem de voluntários para as Filipinas. Os materiais seriam entregues a Hi Bao An, uma escola primária que a Cargill estava a ajudar a renovar. Mas a 8 de novembro, apenas dias antes da data de partida prevista para a equipa, deu-se a tragédia. O tufão Haiyan, a mais forte tempestade a alguma vez chegar a terra, atingiu as Filipinas com ventos até 300 km por hora, destruindo aldeias e deixando milhares de mortos. Embora a maioria das pessoas estivesse à procura de uma forma de sair do país, os colaboradores da Cargill voaram até à região, conforme planeado, aproveitando a oportunidade para levar ajuda a quem precisava.

Quando a equipa da Cargill chegou a Capiz, uma das aldeias mais atingidas pela tempestade e onde se encontrava Hi Bao An, encontraram-na quase toda destruída. Os voluntários começaram logo a trabalhar, encontrando-se com famílias deslocadas e entregando 630 pacotes de emergência que continham bens de primeira necessidade como água, alimentos não perecíveis e produtos de higiene.

Apesar da destruição que tinham à frente, a equipa da Cargill não deixou o objetivo original ficar esquecido. Durante o dia, os colaboradores ajudavam a reparar a escola, construindo um refeitório novo, plantando uma horta e enchendo a biblioteca com livros doados. À noite, carregavam comida e provisões para camiões para serem entregues a outras aldeias afetadas pelo tufão. “Quando penso nas 63 das 69 casas da aldeia que tinham sido destruídas, vêm-me à cabeça palavras como «devastação», «desespero» e «destruição»” recordou Eduardo Gebara, um chefe de equipa da unidade de gestão de riscos da Cargill em Singapura. “Mas quando chegámos, formos recebidos calorosamente pelas pessoas, e percebi que o melhor da natureza humana transparece quando é fornecida ajuda de todo o mundo.”

Graças, em parte, à Cargill, o novo refeitório de Hi Bao An abriu na data prevista, proporcionando mais oportunidades de educação às crianças da região. Depois de a equipa de voluntários deixar as Filipinas, a empresa ofereceu apoio contínuo às zonas que sofreram mais danos doando 500 mil USD ao Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, que ajudou mais esforços de socorro e recuperação.