skip to main content

Ajudar os criadores a melhorar a qualidade de vida dos leitões 

Com base numa abordagem inovadora, a Cargill ajuda os criadores dos Países Baixos e da Alemanha a criar porcos mais saudáveis e produtivos. 

January 01, 2015

O facto de haver um grande número de leitões vivos à nascença poderia parecer algo positivo para os criadores de suínos. Infelizmente, apesar de uma ninhada maior significar uma quantidade global de leite maior, a produção de leite por leitão é inferior. Grandes ninhadas normalmente dão origem a leitões com menos peso e com um crescimento mais lento. Ao trabalhar com criadores de todo o mundo, a Cargill deu-se conta deste problema crescente - principalmente nos Países Baixos e na Alemanha.

Para os criadores de suínos, o vigor, o tamanho e a uniformidade são sinais essenciais de qualidade. Para compensar o peso dos leitões subnutridos, muitos criadores recorriam a porcas substitutas, com um procedimento demorado de introdução dos leitões. Mesmo quando eram bem-sucedidos, os resultados eram variados. Outras opções, como suplementos de leite, muitas vezes causavam doenças, criando ainda maiores preocupações.

Determinado em ajudar os criadores de suínos a produzir o maior número de animais saudáveis possível, o negócio Provimi da Cargill apresentou, em 2010, um sistema inovador ao nível da nutrição, chamado Neopigg™ RescueCare. A solução incluía o Neopigg™ RescueMilk, um suplemento nutricional neonatal elaborado a partir de ingredientes selecionados que promovessem uma melhor digestão e desenvolvimento gastrointestinal sem recurso a antibióticos.

Para que o suplemento fosse de fácil acesso aos leitões, a Cargill criou o Neopigg™ RescueCup, um recipiente de alimentação automática equipado com uma teta artificial. A sua conceção permitia que os leitões se alimentassem facilmente, impedindo que o leite retornasse ao recipiente, mantendo-o em perfeitas condições sanitárias. Os criadores instalaram esses dispositivos junto às porcas criadeiras para complementar a alimentação dos leitões que não obtinham leite suficiente da porca.

Para os leitões sem porca criadeira, a Cargill criou as Neopigg™ RescueDecks - gaiolas com controlo de temperatura que forneciam todo o suplemento de leite necessário, permitindo aos leitões recuperar facilmente da subnutrição e tornar-se saudáveis, fazendo com que os criadores não necessitassem de porcas substitutas.

Em 2010, a solução Neopigg RescueCare foi introduzida nos mercados de criação da Alemanha e dos Países Baixos, ajudando os criadores a reduzir a necessidade de porcas substitutas e, por conseguinte, a despender menos tempo com a gestão de leitões. Também ajudou a conseguir pesos mais elevados e uniformes durante o desmame, reduzindo assim a taxa de mortalidade.

Provimi Rescue Pigs Inpage Jan Brouwer, o primeiro utilizador de Neopigg™ RescuePig nos Países Baixos, diz que a solução ajudou a reduzir a taxa de mortalidade dos leitões da sua produção em 4%.

Os criadores constataram que os leitões continuavam a crescer após o desmame. Já não sucumbiam à típica perda de peso pós-desmame uma vez que já estavam habituados a alimentar-se através de uma gamela. Também tinham recebido mais ração antes do desmame, por isso os seus sistemas gastrointestinais já estavam habituados à ração à base de plantas. Para além disso, os leitões - mesmo os mais raquíticos - criados nas gaiolas Neopigg RescueDecks eram já mais pesados que os criados por porcas antes de entrarem para as instalações de engorda, tendo esta diferença vindo a aumentar.

Hoje, as soluções Neopigg RescueCare já se encontram instaladas em mais de 100 explorações de suínos nos Países Baixos e na Alemanha - e em mais de 5 mil em todo o mundo, ajudando a reduzir as taxas de mortalidade dos leitões a uma média de 3%. Ao evitarem o uso de porcas substitutas, os criadores também obtiveram mais leitões por cada porca, o que aumentou significativamente os seus rendimentos anuais e ofereceu uma melhor qualidade de vida.