skip to main content

Criação de porcos sem antibióticos

Com técnicas de alimentação e alojamento inovadoras, a Cargill oferece aos clientes uma gama de produtos de carne de porco produzida responsavelmente.

January 01, 2015

Os consumidores atuais têm um acesso sem precedentes a informação sobre os produtos e serviços que escolhem. Quando se trata dos alimentos que comem, esperam e exigem transparência. Os consumidores querem saber a origem dos alimentos que consomem, como são produzidos e o que contêm.

Os resultados de investigações recentes provocaram em muitos consumidores o desejo de ingerir proteína animal produzida sem recurso a antibióticos. Estes medicamentos, usados principalmente para prevenir e tratar doenças, preocupam alguns defensores da saúde pública, receosos que o uso extensivo de antibióticos nas explorações pecuárias possa dar origem a bactérias mais resistentes a esses medicamentos. Essas bactérias poderiam afetar tanto os animais como as pessoas que consomem produtos de carne.

A Cargill responde a essas preocupações com a criação de porcos sem antibióticos, que dão aos seus clientes uma alternativa aos produtos de porco convencionais. Porcos sem antibióticos são transformados na unidade da Cargill em Ottumwa, no Iowa. Os porcos ingerem uma dieta vegetariana de milho ou soja, no cumprimento de protocolos que garantem a ausência de contacto das rações com subprodutos animais.

Como estes porcos não recebem antibióticos, a gestão da sua saúde é alvo de cuidados especiais. As doenças podem ser transmitidas de uma exploração convencional para uma exploração sem antibióticos através da passagem de animais selvagens ou de aves migratórias, pelo que os porcos são alojados em instalações protegidas para impedir a contaminação.

Criar varas de porcos sem antibióticos constitui um desafio, mas como a Cargill controla o ciclo de vida completo de cada porco, a empresa consegue monitorizar de perto os animais e proporcionar um ambiente natural, higiénico e sem stress, que garante uma saúde perfeita sem recurso a antibióticos. Em resultado, os consumidores que pretendem carne de porco sem antibióticos recebem carne de alta qualidade com o sabor e a tenrura a que estão acostumados.

Atualmente, a Cargill aloja aproximadamente 27 mil porcas que produzem carne de porco sem antibióticos e a produção atingiu os 12 mil porcos por semana. A linha de carne de porco sem antibióticos da Cargill continua a crescer e os seus produtos podem ser encontrados nas prateleiras de estabelecimentos de venda ao público, em cadeias de restaurantes nacionais, como a Panera®, ou etiquetados com a marca branca de muitas mercearias.

A criação de varas de porcos sem antibióticos demonstra a dedicação prestada pela Cargill à expansão da sua oferta de produtos de carne de porco e à satisfação dos desejos dos consumidores por maior transparência nos alimentos que consomem.