skip to main content

Alívio através do enriquecimento do sal

Para ajudar o Haiti a erradicar uma doença que afeta quase metade da sua população, a Cargill juntou-se ao Programa Haiti da Universidade de Notre Dame.

January 01, 2015

Quando Jim Reimer se reformou do seu cargo de diretor na Cargill, não antecipou o importante papel que desempenharia, juntamente com a empresa, na ajuda prestada a milhões de haitianos no combate a uma doença terrível. Em 2012, Reimer participou no Programa Haiti da Universidade de Notre Dame, cujo objetivo é erradicar a filaríase linfática (FL) do Haiti até 2020.

A FL é uma doença transmitida por mosquitos que pode levar a um inchaço extremo de várias partes do corpo. Também implica um estigma cultural, que pode levar à expulsão e exclusão das vítimas da sua própria comunidade. Apesar dos efeitos devastadores, a FL é uma das poucas doenças infecciosas que podem ser completamente eliminadas. Sabendo disso, Reimer e uma equipa de colaboradores da Cargill associaram-se ao Reverendo Thomas Streit C.S.C., o fundador do Programa Haiti da Universidade de Notre Dame, para atingir esse objetivo.

A solução apresentou-se sob a forma de um ingrediente comum fabricado pela Cargill: o sal. Toda a gente come sal regularmente, por isso uma forma eficaz de combater a doença é enriquecer o sal com medicamentos.

“A nossa missão não é desenvolver uma indústria de sal. É erradicar a doença o mais rápido possível.”
— Jim Reimer, antigo diretor do negócio de sal, Cargill

Uma vez que os haitianos consomem um tipo de sal que contém impurezas, foi difícil adicionar a medicação. Para superar os problemas de produção, a Cargill trabalhou com o Programa Haiti da Universidade, disponibilizando conhecimentos técnicos bem como 150 mil dólares em doações durante um período de três anos.

Os esforços atuais para combater a FL possibilitam o cumprimento do objetivo do programa, que visa erradicar a doença no Haiti até 2020. Uma nova fábrica de processamento de sal, perto da capital do país, é gerida pela Congregação da Santa Cruz, para ajudar na produção em grande escala de sal enriquecido. O método de tratamento do sal oferece a oportunidade de lidar com muitos outros problemas de saúde no Haiti, incluindo a correção de uma deficiência endémica de iodo, a redução de outros parasitas como o nematelminto, que pode ser prejudicial para as crianças, e a melhoria da infraestrutura de saúde pública do Haiti.