skip to main content

Uma revolução na armazenagem de cereais no Nebrasca 

Com vista a gerir mais cereais e evitar custos elevados de armazenagem, a Cargill cria o modelo "Big Bin" (depósito grande), um terminal junto à via férrea com espaço e eficiência otimizados. 

January 01, 2015

John MacMillan, Jr., um empreendedor que assumiu o cargo de presidente da Cargill entre 1936 e 1960, usou uma abordagem inventiva para enfrentar os primeiros desafios com cereais da empresa. Um exemplo disso é o seu silo de cereais em Omaha, no Nebrasca: um terminal criativo apelidado de “Big Bin”, graças aos seus recipientes de armazenagem de gigantescas proporções.

Tudo começou em 1930. A procura de cereais era maior do que nunca e a Cargill precisava de armazenar e transportar volumes de colheitas maiores. Com os preços de armazenagem externa em alta, John Jr. resolveu criar uma infraestrutura totalmente nova: um silo com capacidade para 5 milhões de alqueires inserido num terminal estrategicamente localizado na linha ferroviária de Omaha, que fazia a ligação entre as zonas Este-Oeste do país.

Construída em apenas 55 dias, a estrutura era completamente inovadora, desempenhando uma tarefa de cada vez a uma velocidade incrível. Vagões inteiros eram içados por máquina, virados de lado e esvaziados em exatamente quatro minutos, atingindo os 10 vagões de cereais por hora, ou centenas por dia.

«Estamos mais do que satisfeitos. É, sem dúvida, o silo de cereais mais económico que existe.»
— John MacMillan, Jr., Presidente da Cargill

De forma a maximizar o espaço, John Jr. instalou quatro “Big Bins” no terminal - os primeiros do seu género - tendo cada um capacidade para 1 milhão de alqueires de cereais em armazenagem horizontal. Com o equipamento instalado, a Cargill era capaz de produzir, armazenar e transportar cereais com uma eficiência nunca vista nesta indústria.

No seguimento desse sucesso, a Cargill construiu mais três terminais em sete anos, instalados estrategicamente junto às vias ferroviárias de Albany, East St. Louis e Memphis. A rede garantia à Cargill e aos seus clientes um acesso sem precedentes à armazenagem de cereais, introduzindo no mercado volumes maiores com maior eficiência ao nível de custos.