skip to main content

Mudar perceções na Turquia 

O preconceito existente contra a presença da Cargill na pequena vila de Orhangazi cria a oportunidade de estabelecer laços mais fortes com a comunidade. 

January 01, 2015

Em 1990, a Cargill anunciou os seus planos de construção de uma fábrica de moagem de milho em Orhangazi, um pequena vila na província de Bursa na Turquia. A perspetiva de novos postos de trabalho e de um grande crescimento agrícola agradou à comunidade, no entanto tinham dúvidas e preconceitos contra a empresa norte-americana devido à sua cultura, valores e pessoas diferentes.

Depois de a fábrica estar concluída em 2000, a desinformação sobre as intenções da Cargill ganhou novamente ânimo: alguns diziam que a fábrica iria destruir as propriedades agrícolas e esgotar a água do lago; outros acreditavam que as colheitas dos agricultores locais não seriam utilizadas e que não seriam criados novos postos de trabalho.

As histórias surpreenderam a Cargill. Os seus planos para Orhangazi baseavam-se no crescimento e criação de oportunidades. Mesmo assim, um inquérito realizado em 2003 junto da população local revelou que ainda existiam níveis elevados de desconfiança. Ficou claro para a Cargill que era necessário esclarecer a história.

De forma a criar um melhor relacionamento com os cidadãos, a empresa nomeou um embaixador, Cenan Celebci, uma pessoa de personalidade calorosa e afável que visitava as aldeias, participava nos festivais e convidava os locais a visitarem a fábrica da Cargill - tudo isso para construir relações positivas com a comunidade.

«É necessário convidar o público a visitar as fábricas para podermos explicar de que forma operamos. É necessário mostrar aquilo que somos.» 

— Cenan Celebci, Gestor para as Relações com a Comunidade, Cargill Foods Turkey

À medida que Celebci ganhava a sua confiança, a Cargill trabalhava para fortalecer o futuro da comunidade. Em parceria com os líderes locais, a empresa apercebeu-se de que era necessário criar uma escola primária local, mas que não existiam fundos disponíveis. A empresa decidiu então construir uma nova escola e, em 2006, abriu as suas portas a mais de 500 alunos.

Hoje, continua a apoiar a escola, considerada uma das melhores escolas primárias fora de Istambul, em toda a Turquia. Em anos mais recentes, a Cargill também investiu num centro de saúde e numa clínica de emergência médica local, próximos da via mais movimentada do centro da cidade—mais um exemplo de como a Cargill está a ajudar a comunidade de Orhangazi a prosperar.