skip to main content
Unlinked Cargill Logo

Como o consumo animal impacta a emissão de metano da sua fazenda

Como o consumo animal impacta a emissão de metano da sua fazenda

  •  A intervenção nutricional para reduzir emissões entéricas de metano tem duas áreas de foco: com o que produtores alimentam o gado e a preparação dessa ração.

  • Rações de alta qualidade são de melhor digestão e podem aumentar a produção.

  • Grãos mais finos, triturados, quebradiços e menores são mais fáceis de digerir.

 

Como o consumo animal impacta a emissão de metano da sua fazenda

A intervenção nutricional de ruminantes é uma categoria muito investigada quanto a redução de emissões de metano e é uma área crítica para a construção de um sistema de alimentação sustentável e inovador. A intervenção nutricional tem duas áreas de foco: com o que produtores alimentam o gado e a preparação dessa ração. 

Nutrientes da ração 

Focar no que é dado aos ruminantes é importante porque rações de alta qualidade são mais fáceis de digerir e têm o potencial de aumentar a produção. Estudos descobriram que aditivos de ração, como probióticos, micronutrientes e antioxidantes podem aumentar o consumo, a digestão, a saúde e a produtividade no geral. 

Por sua vez, alguns aditivos podem funcionar diretamente para inibir a produção de metano, enquanto outros podem limitar quando hidrogênio e dióxido de carbono ficam disponíveis no rúmen, reduzindo a produção de metano.   

Aditivo

Vantagens

Desafios

Probióticos

Grande variedade, pode ter benefícios adicionais na produção ou saúde

Depende da dieta, eficácia a longo prazo desconhecida​, foi mais estudado in vitro

Extratos de plantas​

Natural, grande estoque

Depende da dieta​, eficácia a longo prazo desconhecida​, mais estudado in vitro

Algas marinhas​

Natural, eficaz in vivo

Produção e controle em larga escala, preocupações com segurança e meio ambiente

Compostos de nitrato​

Produto já existente, comprovação técnica sólida

Não aprovados nos EUA, necessitam adaptação

Ionóforo​

Produto já existente, aumenta eficácia da ração, amplamente usado em confinamento​

Não aprovado na UE

Ácido orgânico​

Pode ter benefícios adicionais na produção ou na saúde

Necessita de altas doses, é caro e reduz o consumo do animal​

 

Quando estiver avaliando esses aditivos, também conhecidos como modificadores de fermentação ruminal, considere as seguintes questões:

  1. Qual é o método de pesquisa?

Testes in vitro podem ser usados para a análise de aditivos, contudo, o método in vivo é necessário para validar o efeito sobre o metano e avaliar o efeito na produtividade.

  1. Quando tempo dura o teste in vivo?

Os micróbios do rúmen se adaptam. O efeito de um aditivo sobre o metano pode diminuir com o tempo.

  1. Quais são as condições do animal e da dieta?

Espécies diferentes podem responder diferentemente a aditivos sobre várias condições alimentares. Os resultados encontrados em somente um animal e uma condição alimentar pode não se aplicar aqui.

  1. Qual é o efeito na produtividade?

Reduzir o metano e melhorar a produtividade é desafiador. Nos últimos cinco anos, nenhum aditivo reduziu a produção de metano in vivo e aumentou a produtividade com sucesso.

  1. Qual é o efeito da fermentação ruminal?

Uma boa fermentação ruminal poderia levar a melhorias na produtividade, mas precisaria ser validada in vivo.

Preparação da ração

A forma como a ração é preparada pode influenciar a produtividade do animal. Por exemplo, grãos mais finos, quebradiços e moídos, assim como partículas menores de ração podem ajudar com a digestão. No geral, a dieta bovina tem um grande impacto em como a ração é digerida no rúmen, portanto, focar na nutrição e no gerenciamento da alimentação pode ter um impacto significativo na redução de emissões de metano.  

Considerações

É comum que a alimentação seja um dos maiores gastos de um produtor. Para a implementação bem sucedida de estratégias de alimentação, é necessário um parceiro especializado que pode compartilhar recursos, tais como análises da ração em laboratório, testagem de esterco, sistemas precisos de formulação de dietas e testes na fazenda para monitorar o impacto da ração no desempenho do animal de perto, garantindo assim a eficácia da alimentação. 

Na Cargill, acreditamos que a agricultura é o meio de alimentar as gerações futuras de maneira sustentável. Nós temos como objetivo implementar uma abordagem holística para a redução do metano para auxiliar os esforços dos produtores no combate às emissões de metano em fazendas. Para saber mais, clique aqui.

 

Carta aberta sobre o valor da produção animal

Como a pecuária está apoiando a nutrição global, altos padrões de segurança alimentar e saúde pública durante a pandemia da COVID-19.

[]/[]

Da parceria nasce a prosperidade

Um agricultor vietnamita fez parceria com a Cargill para melhorar sua fazenda - e acabou melhorando o bem-estar de sua família.

[]/[]

Novas pesquisas confirmam o quão complexa é a produção rural

Cargill está trabalhando para ajudar agricultores a superar adversidades por meio de novos avanços e com base nas preocupações do consumidor.

[]/[]
Ver resultados