Página anterior Próxima página
Logo - Cargill
  • Versão em Inglês

Modelo de Gestão

Cargill no Brasil
O foco na inovação, no cliente e no gerenciamento de talentos e a interação entre as diversas áreas pautam a atuação da Cargill no Brasil
Os funcionários da empresa são treinados de acordo com rígidos padrões éticos.

A Cargill pauta sua estratégia pela intenção de ser uma empresa reconhecida pela qualidade e excelência nas soluções entregues aos clientes e parceiros nos setores agrícola, alimentício, industrial e de gerenciamento de risco. Para isso, trabalha com foco na inovação, no cliente, no gerenciamento de talentos, na colaboração entre as diversas unidades de negócio e na responsabilidade de cumprir todos os acordos comerciais.

Os funcionários são envolvidos e treinados de acordo com rígidos padrões éticos, expressos no Código de Conduta. As operações, conduzidas por executivos experientes e especializados em suas áreas de atuação, contam com o apoio de comitês corporativos que auxiliam os gestores para que as decisões sejam tomadas por todos de maneira cada vez mais assertiva e responsável.

Governança Corporativa

GRI 4.1 | 4.2

O contínuo aperfeiçoamento
dos procedimentos internos
contribui para a mitigação de riscos.

Por ser uma sociedade de capital fechado, a companhia não negocia ações em bolsas de valores. O mais alto órgão de deliberação da Cargill no Brasil é a Diretoria-Executiva, composta pelo presidente e sete diretores. Em complemento, todos os líderes das Unidades de Negócios e das Áreas Funcionais constituem o time de Liderança Sênior Local (SLT, na sigla em inglês), sendo instância executiva cuja função é manter o alinhamento entre as operações e as estratégias corporativas.

Com o objetivo de subsidiar as decisões e fortalecer o vínculo entre a estratégia e a operação, a Cargill também mantém cinco comitês corporativos. Por meio de reuniões pontuais ou regulares – com definição de pautas e conclusões comunicadas às áreas responsáveis –, esses comitês discutem temas relevantes para a companhia, o que resulta em planos de ação e diretrizes para o negócio.



Comitê de Ética nos Negócios

Zela pelo cumprimento do Código de Conduta e atua na gestão de riscos relacionados à marca e à reputação da Cargill. Também define o posicionamento da companhia frente a políticas públicas e ao relacionamento com os stakeholders, de forma que garanta a integridade e a transparência na condução dos negócios.

Comitê de Sustentabilidade

Tem o papel de difundir a estratégia de sustentabilidade em todas as áreas da companhia e nas comunidades em que atua. Estuda os impactos socioambientais decorrentes das operações, atua na constante revisão a fim de minimizá-los e identifica oportunidades para a adoção das melhores práticas.

Comitê de Recursos Humanos

Atua no suporte à atração, seleção e gestão de talentos com base em diretrizes para a promoção da diversidade e da inclusão. Também discute e revisa políticas relacionadas à remuneração, ao benefício, às práticas trabalhistas, aos investimentos de fundos de pensão e às iniciativas referentes à transição de carreira.

Comitê de Riscos Financeiros

Define políticas, padrões e procedimentos para a efetiva gestão de riscos a fim de garantir a perenidade dos negócios frente às variações cambiais, de preços das commodities e a outros fatores econômicofinanceiros que podem impactar nas operações.

Comitê de Saúde e Segurança no Trabalho

Acompanha os indicadores relacionados à saúde e segurança dos funcionários para identificar e gerenciar áreas de risco, além de atuar no suporte a iniciativas que visam ao cumprimento e aperfeiçoamento das normas e dos procedimentos de segurança dentro e fora da companhia.


A comunicação entre líderes e funcionários é incentivada como forma de subsidiar o constante aperfeiçoamento da governança corporativa. Assim, destacam-se eventos como o Voz Cargill e o Comunicar para Conectar. O primeiro oferece aos funcionários de todo o País a possibilidade de conversar, via conference call e chat on-line, com o presidente e os diretores da companhia a cada quadrimestre. Trata-se de uma oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e o relacionamento transparente com a liderança. Já o Comunicar para Conectar, realizado desde 2008 a cada quatro meses, reúne presidente, diretores e gerentes para refletirem sobre políticas, diretrizes e resultados, bem como discutirem metas, estratégias e perspectivas. A reunião é transmitida em tempo real aos gestores das unidades em todo o Brasil para que as decisões sejam comunicadas com agilidade às equipes de operação. GRI 4.4

Gestão de Riscos

A Cargill monitora indicadores de mercado e acompanha aspectos macroambientais, como demanda mundial e variações climáticas, para antever cenários que possam impactar nos resultados. Essa atuação preventiva permite o planejamento de ações e o aperfeiçoamento de processos internos para a mitigação de riscos e a continuidade dos negócios. Entre os principais riscos, estão:

Risco de crédito

Possibilidade de perdas resultantes do não recebimento de valores negociados com instituições financeiras, tomadores de empréstimos ou contrapartes de contratos. Na Cargill, esse risco é controlado por meio de análises da conjuntura financeira das contrapartes e de predefinição de limites de crédito. As operações com instituições financeiras são realizadas após avaliação de agências de classificação de risco (rating).

Risco de taxas de câmbio e juros

Decorre da oscilação desfavorável de taxas de câmbio das moedas dos países exportadores e importadores durante o período entre a cotação e a liquidação de um negócio. Para mitigar esse risco, a companhia contrata operações de proteção do valor de ativos (hedge) e realiza investimentos no exterior para compras e vendas em outras moedas.

Risco de liquidez

Possibilidade de falta de recursos para cumprir as obrigações assumidas em razão do desequilíbrio entre ativos e passivos, o que pode resultar na liquidação antecipada de ativos. A Cargill concilia a disponibilidade e a geração de renda de forma que garanta liquidez necessária para cumprir suas obrigações.

Risco de preços de commodities

Resulta da variação do preço de mercado das commodities comercializadas pela Cargill, o que pode impactar nos custos e na receita. A companhia previne a exposição a esse risco por meio de operações de futuro nas Bolsas de Chicago e Nova York.

Riscos decorrentes de mudanças climáticas

Decorre de alterações climáticas que, ocorridas em qualquer parte do mundo, podem impactar a produtividade, a demanda e, consequentemente, os negócios. O monitoramento contínuo dessas variações permite a previsão de cenários para o planejamento de estratégias e, consequentemente, mais segurança nas operações da companhia.

A experiência na gestão de riscos rendeu à Cargill a oportunidade de oferecer esse serviço a produtores rurais, empresas do setor agrícola e indústrias de alimentos. Assim, por meio da Cargill Risk Management (CRM), a companhia orienta alguns clientes na precificação de produtos, comercialização de commodities agrícolas e proteção contra riscos de mercado.

Ativos Intangíveis

A Cargill gerencia seus ativos intangíveis de forma que garanta sua vantagem competitiva no mercado. Dentre eles, destacam-se suas marcas, seus funcionários, sua inteligência de mercado e o consequente reconhecimento dos públicos de relacionamento.

Marcas

GRI 2.2

Ao longo dos 150 anos de atuação no mundo e dos 50 anos no Brasil, a Cargill construiu uma marca institucional forte, que é sinônimo de confiança. Isso é refletido no relacionamento transparente com os stakeholders, no engajamento dos funcionários e na qualidade e segurança dos produtos. No Brasil, as marcas comercializadas no varejo são bastante reconhecidas, como é o caso de Liza – conhecida por 99% dos usuários de óleo de cozinha e presente nos lares brasileiros desde 1975, o que evidencia qualidade e tradição – e Pomarola, conhecida por 94% dos consumidores de molho de tomate e presente em 76% dos domicílios, de acordo com pesquisa realizada pela empresa Ipsos.

Em 2014, essas marcas ingressaram nas redes sociais como forma de estreitar o relacionamento com os consumidores. O molho Pomarola ganhou página no Facebook e brandchannel na plataforma do Youtube. O conteúdo desses canais contempla informações sobre os produtos, iniciativas sustentáveis, receitas e serviço de atendimento ao consumidor. Entre os destaques, o brandchannel apresenta vídeos de receitas feitas com produtos Pomarola e conta com ferramentas para auxiliar o público na hora de preparar o prato, como a opção do rendimento das porções e o tempo de preparo. Nos veículos tradicionais – TV e mídia em outdoors – e também na internet, a marca lançou a campanha “O” Molho, que destaca o sabor do produto no preparo de pratos para todas as ocasiões. Clique aqui para assistir ao filme.


Os produtos da Cargill estão presentes há décadas nos lares brasileiros e são o segredo de muitas receitas de família

Já o óleo Liza lançou o Espaço Liza, que visa reforçar a qualidade e os benefícios dos óleos Liza Canola, Milho, Girassol e Equilíbrio. Sob o conceito “Comer bem deixa você bem”, o canal informa o público sobre as funções específicas dos alimentos e seus impactos na beleza, na saúde e no bem-estar. Para o lançamento desse novo espaço, foram feitas ações com blogueiras famosas da internet, que experimentaram as dicas de beleza do canal. Outra novidade da marca foi o perfil no Instagram (@instasalad_liza), que apresenta a linha de molhos para salada e mostra como esses produtos podem deixar os pratos ainda mais gostosos. Diariamente são postadas receitas, sempre acompanhadas de um dos nove molhos da marca e da hashtag #saladinhatop.

Clique nas marcas para visitar
seus respectivos sites

Recursos humanos

Os resultados da Cargill evidenciam o comprometimento dos funcionários com a Missão, a Visão e as diretrizes empresarias. Com esse entendimento, a companhia investe no desenvolvimento e na valorização dos talentos que fazem parte da companhia. Clique aqui e saiba mais.

Segurança

Na Cargill, a promoção da segurança no ambiente de trabalho transcende as obrigações legais, pois reflete o respeito com os funcionários e seus familiares, além da preocupação com a qualidade dos produtos ofertados. Clique aqui e saiba mais.

Solidez e reputação

A reputação da Cargill é resultado da forma como os stakeholders avaliam sua atuação. Assim, a consistência dos resultados e o desempenho na gestão dos negócios fazem com que a companhia seja vista como de grande potencial para a inovação e o desenvolvimento de produtos de qualidade e seguros, com responsabilidade socioambiental.

Reconhecimento

GRI 2.10

O reconhecimento dos stakeholders destaca a atuação correta na condução dos negócios, o cuidado na gestão da cadeia de valor e as contribuições da Cargill às comunidades locais e à sociedade civil em geral.

41a edição Melhores & Maiores | A Cargill foi a 3a colocada no ranking das 400 maiores empresas do Agronegócio, organizado pela revista Exame. A companhia também ficou com a 3a colocação entre as maiores empresas do segmento de Bens de Consumo.

Prêmio ABAP-GO de Sustentabilidade | A Cargill conquistou o 2o lugar, na categoria Inovação, do prêmio promovido pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade do Estado de Goiás (ABAP-GO). O reconhecimento foi pelo trabalho de comunicação realizado para os públicos interno e externo sobre o projeto Receita Pomarola de Sustentabilidade, realizado em 2013.

Prêmio Cozinha Profissional | A companhia recebeu ouro, prata e bronze em diversas categorias da 5a edição do prêmio, que destaca as marcas mais lembradas do Brasil no setor de food service.

Marca de Confiança | Pela 13a vez, a marca Liza venceu a pesquisa Marcas de Confiança na categoria Óleo de Cozinha e permaneceu invicta em todas as edições do prêmio. A pesquisa é realizada pela revista Seleções e pelo Ibope Inteligência.

Fornecedor Nota 10 | Premiação realizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) em parceria com a consultoria Nielsen. A Cargill recebeu o troféu na categoria Caldos, Molhos e Condimentos.

12o Ranking Benchmarking | Iniciativa do Programa Benchmarking Brasil, que visa ao incentivo à adoção das boas práticas socioambientais nas empresas brasileiras. Em 2014, a companhia ficou entre as dez empresas benchmarking em Sustentabilidade pelo Programa Ação Renove o Meio Ambiente.

2o Ranking de Produtos e Tecnologias Sustentáveis | A Cargill conquistou o 3o lugar na categoria Iniciativas Sustentáveis no ranking realizado pelo Instituto Sustentar e NHK Sustentabilidade, também como reconhecimento pelo Programa Ação Renove o Meio Ambiente.

Empresas mais sustentáveis segundo a mídia | Em 2014, a companhia conquistou a 10a posição no ranking organizado pela revista Imprensa e a consultoria PR Newswire. A iniciativa visa reconhecer as empresas que comunicaram melhor as ações de sustentabilidade.

Selo Social | A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PR) concedeu à Cargill Selo Social como reconhecimento pelas ações empreendidas em benefício da comunidade local.

Selo de Combustível Social | Concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) aos produtores de biodiesel que mantêm um programa de assistência técnica, promovem a inclusão social e o desenvolvimento regional por meio da geração de renda para agricultores familiares – conheça o Programa Cargill de Agricultura Familiar. Com a concessão desse selo, o produtor de biodiesel pode usufruir de benefícios fiscais (redução das alíquotas de Programas de Integração Social – PIS – e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – Cofins), participar integralmente dos leilões públicos para a aquisição de biodiesel promovido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP)/Petrobras, além de outros incentivos comerciais.

Certificado de Apoiadora do GRAACC | A Fundação Cargill recebeu o certificado de Apoiadora do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) por financiar o projeto Acompanhamento Nutricional de Pacientes com Câncer Infantojuvenil. Clique aqui e saiba mais sobre essa iniciativa.

Os Maiores de Goiás 2014 | A Cargill foi reconhecida como uma das maiores contribuintes de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado de Goiás.

Reconhecimento no Pacto pela Sustentabilidade | Em 2014, durante evento de divulgação dos resultados dos cinco anos do pacto, a Cargill foi reconhecida pelo Walmart Brasil por suas práticas, com destaque para o projeto Soja Mais Sustentável. Clique aqui e saiba mais sobre o Pacto pela Sustentabilidade.

Visionary Award | Homenagem global da Unilever à Cargill, resultado da parceria entre a companhia e esse cliente no desenvolvimento de soluções voltadas à redução de impactos ambientais e à sustentabilidade. O prêmio foi recebido em Londres, durante um evento com fornecedores promovido pela Unilever. GRI 2.10

Pelo 13º ano, a Marca Liza permanece invicta na pesquisa Marca de Confiança
Pelo 13º ano, a Marca Liza
permanece invicta na
pesquisa Marca de Confiança.
Entrega do prêmio no 12º Ranking Benchmarking
Entrega do prêmio
no 12º Ranking
Benchmarking.
Reconhecimento no Pacto pela Sustentabilidade do Walmart Brasil
Reconhecimento no Pacto
pela Sustentabilidade do
Walmart Brasil.
Os prêmios e reconhecimentos refletem o cuidado da empresa na gestão da cadeia de valor e as contribuições à sociedade

Conduta Ética

Mais do que cumprir as legislações dos países onde atua, a Cargill estabelece e mantém o relacionamento com os diversos stakeholders pautado no respeito e na transparência. Para isso, segue rigorosos princípios éticos que permeiam o Código de Conduta, divulgado no site a todos os funcionários e fornecedores para garantir que os negócios sejam conduzidos de forma íntegra.

Todos que ingressam na companhia participam de curso no qual recebem orientações sobre o Código. No fim do treinamento, cada participante assina um certificado de comprometimento, que fica arquivado em seu prontuário. No ano, 100% dos novos funcionários receberam essa orientação e assinaram o certificado. GRI SO3

O respeito com que a Cargill e seus funcionários atendem os consumidores de seus produtos é fruto desse treinamento pautado nos princípios éticos da companhia, que aproveita as manifestações recebidas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para o constante aprimoramento de suas operações. Em 2014, o SAC registrou 12.117 manifestações, das quais 97% já foram solucionadas no mesmo ano. Além disso, pesquisas externas evidenciam que os produtos que a Cargill fabrica, comercializa e distribui são os mais lembrados e estão presentes na maioria dos lares brasileiros. Saiba mais clicando aqui. GRI PR5

Clique aqui e conheça o Código de Conduta.

Princípios Éticos Cargill

Cumprimos a lei.

Conduzimos o nosso negócio com integridade.

Mantemos registros precisos e honestos.

Honramos as obrigações do nosso negócio.

Tratamos as pessoas com dignidade e respeito.

Protegemos as informações, os ativos e os interesses da Cargill.

Estamos comprometidos com uma cidadania global responsável.

Relacionamento com Stakeholders

Em colaboração com a The Natural Conservancy (TNC), a Cargill desenvolve diversas iniciativas em sua cadeia de valor.
Em colaboração com a The
Natural Conservancy (TNC),
a Cargill desenvolve diversas
iniciativas em sua cadeia de valor.

GRI 4.15

Constantemente, a companhia busca identificar oportunidades de relacionamento, bem como manter os relacionamentos já estabelecidos com os públicos estratégicos para o negócio. Em 2013, com o apoio de uma consultoria externa, foi realizado um diagnóstico de Relações Públicas que contou com consultas a materiais de comunicação, análise de públicos e porta-vozes e reuniões em todas as unidades de negócio.

Com base nesse estudo, foi estabelecido um plano estratégico de comunicação a fim de aprimorar o relacionamento com públicos prioritários, definidos com base nas oportunidades identificadas, na estrutura do departamento de Assuntos Corporativos e no orçamento disponível para o desenvolvimento de campanhas e ações.

Pactos e Iniciativas Globais

A Cargill entende a responsabilidade de atuar em uma cadeia global de fornecimento. Por isso, ao longo dos anos, estabeleceu parcerias e assinou acordos de cooperação nacionais e internacionais a fim de minimizar impactos ao meio ambiente e contribuir para que a sociedade prospere. Em 2014, durante a Cúpula Climática da Organização das Nações Unidas (ONU), a Cargill se comprometeu globalmente a apoiar a Declaração de Nova York sobre Florestas (New York Declaration on Forests). Dessa forma, compromete-se a fazer sua parte para reduzir a perda mundial das florestas, além de ampliar a segurança alimentar.

No Brasil, a companhia é signatária da Moratória da Soja e mantém projetos como o Soja Mais Sustentável, realizado em conjunto com a ONG The Nature Conservancy, com o objetivo de conservar florestas e rios de parte da Bacia do Tapajós por meio do fortalecimento da sustentabilidade na cadeia produtiva. No Pará, o projeto completou 10 anos em 2014 e já apoiou mais de 490 propriedades rurais em seu processo de regularização ambiental e monitoramento de desmatamento. No Mato Grosso, o projeto é mais recente, mas já alcançou 847 propriedades em análise ambiental em 10 municípios beneficiados pelo levantamento de dados para o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Programa “de grão em grão” em Ilhéus (BA).
Programa “de grão
em grão
” em Ilhéus (BA).

Outro exemplo é a assinatura pela Cargill do Protocolo Verde de Grãos, que visa estabelecer critérios e diretrizes mais rígidas para as transações comerciais entre empresas e produtores do Pará, a fim de evitar que os grãos comercializados provenham de áreas ilegalmente desmatadas.

Já na cadeia da palma, todos os procedimentos de compra, processamento e comercialização de óleo de palma são certificados sob os critérios estabelecidos pela Mesa Redonda para Óleo de Palma Sustentável, uma conquista brasileira que servirá de exemplo para as outras partes do globo.

Dentre outros acordos mantidos e assinados em 2014, destacam-se:

Sedex

Organização com foco na difusão das melhores práticas de negócios nas cadeias de suprimento globais. Na condição de maior plataforma colaborativa de supervisão e gestão dessas cadeias, a Sedex contribui para a redução de riscos e proteção à reputação da Cargill, que também utiliza essa plataforma para inspeções e auditorias em suas unidades fabris.

Childhood Brasil

Organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation (Childhood) e trabalha para proteger a infância. Nesse âmbito, a Cargill participa do Programa Na Mão Certa, para engajar governos, empresas e o terceiro setor no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras.

The Natural Conservancy (TNC)

Maior organização de conservação ambiental do mundo, com a qual a Cargill desenvolve diversas iniciativas de preservação da natureza em sua cadeia de valor. Dentre os projetos apoiados, destacam-se os Programas Cacau Mais Sustentável e Soja mais Sustentável. Clique aqui e saiba mais.

Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Desde 2007, a companhia participa do Programa Empresa Amiga da Criança, iniciativa da Fundação Abrinq que visa à mobilização de empresas para o desenvolvimento de ações sociais para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A Cargill assume o compromisso de não explorar o trabalho infantil e não empregar adolescentes em atividades noturnas, perigosas e insalubres; alertar seus fornecedores que denúncia comprovada de trabalho infantil causará rompimento de relações comerciais; promover ações de conscientização com clientes, fornecedores e comunidades; e desenvolver iniciativas em benefício de crianças e adolescentes. GRI HR6

Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

Desde 2006, a Cargill é signatária do pacto que visa implementar medidas para que o setor empresarial não comercialize produtos de fornecedores que fizeram uso de mão de obra escrava. Integra ainda o InPACTO, organização criada pelas empresas apoiadoras do pacto nacional. Nesse sentido, a companhia consulta periodicamente a Lista Suja do Trabalho Escravo, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, para evitar contratos com empresas listadas desse documento. GRI HR7

Pacto pela Sustentabilidade

Iniciativa do Walmart Brasil focada no engajamento de fornecedores em ações para a redução de impactos ao meio ambiente em três pilares: Amazônia, Compras Responsáveis e Gestão de Resíduos. A Cargill é uma das signatárias dessa iniciativa desde sua criação, em 2009.