Página anterior Próxima página
Logo - Cargill
  • Versão em Inglês

Índice GRI

Cargill no Brasil


GRI 3.12
Indicadores de perfil
Estratégia e análise Págs. RA Obs.
1.1   Declaração do detentor do cargo com maior poder de decisão na organização sobre a relevância da sustentabilidade para a organização e sua estratégia.    
1.2   Descrição dos principais impactos, riscos e oportunidades. Não relatado.  
Perfil organizacional Págs. RA Obs.
2.1   Nome da organização.    
2.2   Principais marcas, produtos e/ou serviços.    
2.3   Estrutura operacional da organização, incluindo principais divisões, unidades operacionais, subsidiárias e joint ventures.    
2.4   Localização da sede da organização.    
2.5   Número de países em que a organização opera e nome dos países onde suas principais operações estão localizadas ou são especialmente relevantes para as questões de sustentabilidade cobertas pelo relatório.    
2.6   Tipo e natureza jurídica da propriedade.    
2.7   Mercados atendidos (incluindo discriminação geográfica, setores atendidos e tipos de clientes/beneficiários).    
2.8   Porte da organização, incluindo: a) número de empregados, b) número de operações, c) vendas líquidas ou receita líquida, d) capitalização total discriminada em termos de dívida e patrimônio líquido e e) quantidade de produtos ou serviços oferecidos.    
2.9   Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório referentes a porte, estrutura ou participação acionária.    
2.10   Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório.    
Parâmetros para o relatório Págs. RA Obs.
3.1   Período coberto pelo relatório (ano contábil/civil) para as informações apresentadas.    
3.2   Data do relatório mais recente (se houver).    
3.3   Ciclo de emissão de relatórios (anual, bienal etc.).    
3.4   Dados para contato em caso de perguntas relativas ao relatório ou ao seu conteúdo.    
3.5   Processo para a definição do conteúdo do relatório, incluindo: a) determinação da materialidade, b) priorização de temas no relatório e c) identificação de quais stakeholders a organização espera que usem o relatório. Inclua uma explicação de como a organização aplicou as orientações para definição de conteúdos do relatório, os princípios a elas relacionados e o protocolo técnico (Aplicação dos Princípios do Conteúdo do Relatório).   Parcialmente atendido, pois não foi realizado um processo estruturado para definição da materialidade.
3.6   Limite do relatório (países, divisões, subsidiárias, instalações arrendadas, joint ventures e fornecedores).    
3.7   Declaração sobre quaisquer limitações específicas quanto ao escopo ou do relatório.    
3.8   Base para a elaboração do relatório no que se refere a joint ventures, subsidiárias, instalações arrendadas, operações terceirizadas e outras organizações que possam afetar significativamente a comparabilidade entre períodos e/ou organizações.    
3.9   Técnicas de medição de dados e bases de cálculos, inclusive hipóteses e técnicas que sustentem as estimativas aplicadas à compilação dos indicadores e de outras informações do relatório. Não relatado.  
3.10   Explicação das consequências de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores e as razões para tais reformulações (fusões ou aquisições, mudança no período ou ano-base, natureza do negócio e métodos de medição). Não houve alterações.  
3.11   Mudanças significativas em comparação com anos anteriores no que se refere a escopo, limite ou métodos de medição aplicados no relatório. Não houve alterações.  
3.12   Tabela que identifica a localização das informações no relatório.    
3.13   Política e prática atual relativas à busca de verificação externa para o relatório. Não relatado.  
Governança, compromissos e engajamento Págs. RA Obs.
4.1   Estrutura de governança da organização, incluindo comitês sob o mais alto órgão de governança responsável por tarefas específicas, como estabelecimento de estratégia ou supervisão da organização. Descreva o mandato e a composição (incluindo número de membros independentes e/ou membros não executivos) do mais alto órgão de governança e seus comitês e indique o cargo de cada indivíduo e qualquer responsabilidade direta por desempenhos econômico, social e ambiental. Relate a porcentagem de indivíduos, discriminados por gênero, que fazem parte do mais alto órgão de governança da organização e de seus comitês, discriminados por faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade.    
4.2   Indique caso o presidente do mais alto órgão de governança também seja um diretor-executivo (e, se for o caso, suas funções na administração da organização e as razões para tal composição).    
4.3   Para organizações com estrutura de administração unitária, declare o número de membros independentes ou não executivos do mais alto órgão de governança. Declare como a organização define independente e não executivo. Esse elemento se aplica somente a organizações que têm estruturas de administração unitária (veja no glossário a definição de membro independente). Não relatado. A Cargill é uma empresa de capital fechado, portanto não tem estrutura de administração que conte com conselheiros externos.
4.4   Mecanismos para que acionistas e empregados façam recomendações ou deem orientações ao mais alto órgão de governança.    
4.5   Relação entre remuneração para membros do mais alto órgão de governança, da diretoria executiva e demais executivos (incluindo acordos rescisórios) e o desempenho da organização (incluindo desempenhos social e ambiental). Não relatado.  
4.6   Processos em vigor no mais alto órgão de governança para assegurar que conflitos de interesse sejam evitados. Não relatado.  
4.7   Processo para determinação das qualificações e do conhecimento dos membros do mais alto órgão de governança para definir a estratégia da organização em questões relacionadas a temas econômicos, ambientais e sociais. Não relatado.  
4.8   Declarações de missão e valores, códigos de conduta e princípios internos relevantes para os desempenhos econômico, ambiental e social, assim como o estágio de sua implementação. Não relatado.  
4.9   Procedimentos do mais alto órgão de governança para supervisionar a identificação e a gestão por parte da organização dos desempenhos econômico, ambiental e social, incluindo riscos e oportunidades relevantes, assim como a adesão ou a conformidade com normas acordadas internacionalmente, códigos de conduta e princípios. Não relatado.  
4.10   Processos para a autoavaliação do desempenho do mais alto órgão de governança, especialmente com respeito aos desempenhos econômico, ambiental e social. Não relatado.  
4.11   Explicação de se e como a organização aplica o princípio da precaução. Não relatado.  
4.12   Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente de caráteres econômico, ambiental e social que a organização subscreve ou endossa. Não relatado.  
4.13   Participação em associações (como federações de indústrias) e/ou organismos nacionais/internacionais de defesa em que a organização: a) tem assento em grupos responsáveis pela governança corporativa, b) integra projetos e comitês, c) contribui com recursos de monta além da taxa básica como organização associada ou d) considera estratégica sua atuação como associada. Não relatado.  
4.14   Relação de grupos de stakeholders engajados pela organização.    
4.15   Base para a identificação e a seleção de stakeholders com os quais se engajar.    
Indicadores de desempenho econômico
Aspecto: Desempenho econômico Págs. RA Obs.
Varejo/Gestão de pessoas e Consumidores e sociedade
Essencial EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído, incluindo receitas, custos operacionais, remuneração de empregados, doações e outros investimentos na comunidade, lucros acumulados e pagamentos para provedores de capital e governos.    
Essencial EC2 Implicações financeiras e outros riscos e oportunidades para as atividades da organização em razão de mudanças climáticas. Não relatado.  
Essencial EC3 Cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício definido que a organização oferece.    
Essencial EC4 Ajuda financeira significativa recebida do governo. Não relatado.  
Aspecto: Presença no mercado Págs. RA Obs.
Varejo e Cadeia de fornecimento    
Adicional EC5 Variação da proporção do salário mais baixo, discriminado por gênero, comparado ao salário-mínimo local em unidades operacionais importantes. Não relatado.  
Essencial EC6 Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais em unidades
operacionais importantes.
Não relatado.  
Essencial EC7 Procedimentos para contratação local e proporção de membros de alta gerência recrutados na comunidade local em unidades operacionais importantes. Não relatado.  
Aspecto: Impactos econômicos indiretos Págs. RA Obs.
Consumidores e sociedade e Cadeia de fornecimento
Essencial EC8 Desenvolvimento e impacto de investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos, principalmente para benefício público, por meio de engajamento comercial, em espécie ou atividades pro bono.    
Adicional EC9 Identificação e descrição de impactos econômicos indiretos significativos, incluindo a extensão dos impactos. Não relatado.  
Indicadores de desempenho ambiental
Aspecto: Materiais Págs. RA Obs.
Gestão ambiental
Essencial EN1 Materiais usados, por peso ou volume. Não relatado.  
Essencial EN2 Percentual dos materiais usados provenientes de reciclagem. Não relatado.  
Aspecto: Energia Págs. RA Obs.
Gestão ambiental
Essencial EN3 Consumo de energia direta discriminado por fonte de energia primária. Não relatado.  
Essencial EN4 Consumo de energia indireta discriminado por fonte primária. Não relatado.  
Adicional EN5 Energia economizada em razão das melhorias em conservação e eficiência. Não relatado.  
Adicional EN6 Iniciativas para fornecer produtos e serviços com baixo consumo de energia ou que usem energia gerada por recursos renováveis e a redução na necessidade de energia resultante dessas iniciativas.    
Adicional EN7 Iniciativas para reduzir o consumo de energia indireta e as reduções obtidas. Não relatado.  
Aspecto: Água Págs. RA Obs.
Gestão ambiental    
Essencial EN8 Total de retirada de água, por fonte. Não relatado.  
Adicional EN9 Fontes hídricas significativamente afetadas pela retirada de água. Não relatado.  
Adicional EN10 Percentual e volume total de água reciclada e reutilizada.    
Aspecto: Biodiversidade   Obs.
Cadeia de fornecimento e Gestão ambiental    
Essencial EN11 Localização e tamanho da área possuída, arrendada, administrada ou adjacente a áreas protegidas e áreas de alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas. Não relatado.  
Essencial EN12 Descrição de impactos significativos na biodiversidade de atividades, produtos e serviços em áreas protegidas e em áreas com alto índice de biodiversidade fora das áreas protegidas. Não relatado.  
Adicional EN13 Habitats protegidos ou restaurados.    
Adicional EN14 Estratégias, medidas em vigor e planos futuros para a gestão de impactos na biodiversidade.    
Adicional EN15 Número de espécies na Lista Vermelha da IUCN e em listas nacionais de conservação com habitats em áreas afetadas por operações, discriminadas pelo nível de risco de extinção. Não relatado.  
Aspecto: Emissões, efluentes e resíduos Págs. RA Obs.
Varejo/Gestão ambiental    
Essencial EN16 Total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, por peso.   Parcialmente atendido,  pois faltam  informações sobre outras emissões (Escopo 3).
Essencial EN17 Outras emissões indiretas relevantes de gases de efeito estufa, por peso. Não relatado.  
Adicional EN18 Iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e as reduções obtidas.    
Essencial EN19 Emissões de substâncias destruidoras da camada de ozônio, por peso. Não relatado.  
Essencial EN20 NOx, SOx e outras emissões atmosféricas significativas, por tipo e peso. Não relatado.  
Essencial EN21 Descarte total de água, por qualidade e destinação. Não relatado.  
Essencial EN22 Peso total de resíduos, por tipo e método de disposição. Não relatado.  
Essencial EN23 Número e volume total de derramamentos significativos. Não relatado.  
Adicional EN24 Peso de resíduos transportados, importados, exportados ou tratados considerados perigosos nos termos da Convenção da Basileia – Anexos I, II, III e VIII – e percentual de carregamentos de resíduos transportados internacionalmente. Não relatado.  
Adicional EN25 Identificação, tamanho, status de proteção e índice de biodiversidade de corpos d’água e habitats relacionados significativamente afetados por descartes de água e drenagem realizados pela organização relatora. Não relatado.  
Aspecto: Produtos e serviços Págs. RA Obs.
Cadeia de valor e Cadeia de fornecimento    
Essencial EN26 Iniciativas para mitigar os impactos ambientais de produtos e serviços e a extensão da redução desses impactos. Não relatado.  
Essencial EN27 Percentual de produtos e suas embalagens recuperados em relação ao total de produtos vendidos, por categoria de produto. Não relatado.  
Aspecto: Conformidade Págs. RA Obs.
Gestão ambiental    
Essencial EN28 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos ambientais. Não relatado.  
Aspecto: Transporte Págs. RA Obs.
Gestão ambiental    
Adicional EN29 Impactos ambientais significativos do transporte de produtos e outros bens e materiais utilizados nas operações da organização, bem como do transporte de trabalhadores. Não relatado.  
Aspecto: Geral Págs. RA Obs.
Gestão ambiental    
Adicional EN30 Total de investimentos e gastos em proteção ambiental, por tipo. Não relatado.  
Indicadores de desempenho referentes a práticas trabalhistas e trabalho decente    
Aspecto: Emprego Págs. RA Obs.
Varejo/Gestão de pessoas    
Essencial LA1 Total de trabalhadores por tipo de emprego, contrato de trabalho e região discriminado por gênero.    
Essencial LA2 Número total e taxa de rotatividade de empregados, por faixa etária, gênero e região. Não relatado.  
Adicional LA3 Benefícios oferecidos a empregados de tempo integral que não são oferecidos a empregados temporários ou em regime de meio período discriminados por operações em locais significativos. Não relatado.  
Aspecto: Relações entre os trabalhadores e a governança Págs. RA Obs.
Varejo/Gestão de Pessoas    
Essencial LA4 Percentual de empregados abrangidos, por acordos de negociação coletiva. Não relatado.  
Essencial LA5 Prazo mínimo para notificação com antecedência referente a mudanças operacionais, incluindo se esse procedimento está especificado em acordos de negociação coletiva. Não relatado.  
Aspecto: Saúde e segurança no trabalho Págs. RA Obs.
Adicional LA6 Percentual dos empregados representados em comitês formais de segurança e saúde, compostos por gestores e por trabalhadores, que ajudam no monitoramento e aconselhamento sobre programas de segurança e saúde ocupacional.    
Essencial LA7 Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho, por região e gênero.    
Essencial LA8 Programas de educação, treinamento, aconselhamento, prevenção e controle de risco em andamento para dar assistência a empregados, seus familiares ou membros da comunidade com relação a doenças graves.    
Adicional LA9 Temas relativos a segurança e saúde cobertos por acordos formais com sindicatos. Não relatado.  
Aspecto: Treinamento e educação Págs. RA Obs.
Essencial LA10 Média de horas de treinamento por ano e funcionário discriminada por gênero e categoria funcional.    
Adicional LA11 Programas para gestão de competências e aprendizagem contínua que apoiam a continuidade da empregabilidade dos funcionários e gerenciam o fim da carreira.    
Adicional LA12 Percentual de empregados que recebem regularmente análises de desempenho e de desenvolvimento de carreira discriminados por gênero.    
Aspecto: Diversidade e igualdade de oportunidades Págs. RA Obs.
Varejo/Gestão de pessoas/Diversidade    
Essencial LA13 Composição dos grupos responsáveis pela governança corporativa e discriminação de empregados por categoria funcional de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores de diversidade. Não relatado.  
Essencial LA14 Proporção de salário-base e remuneração entre homens e mulheres, por categoria funcional e por operações em locais significativos. Não relatado.  
Indicadores de desempenho referentes a direitos humanos    
Aspecto: Práticas de investimento e de processos de compra Págs. RA Obs.
Cadeia de valor/Ética na cadeia de suprimentos    
Essencial HR1 Percentual e número total de acordos e contratos de investimentos significativos que incluam cláusulas referentes a direitos humanos ou que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos. Não relatado.  
Essencial HR2 Percentual de fornecedores, contratantes e outros parceiros de negócio significantes que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos e as medidas que foram tomadas. Não relatado.  
Adicional HR3 Total de horas de treinamento para empregados em políticas e procedimentos relativos a aspectos de direitos humanos relevantes para as operações, incluindo o percentual de empregados que recebeu treinamento. Não relatado.  
Aspecto: Não discriminação Págs. RA Obs.
Varejo/Gestão de pessoas/Ética    
Essencial HR4 Número total de casos de discriminação e as medidas corretivas que foram tomadas. Não relatado.  
Aspecto: Liberdade de associação e negociação coletiva Págs. RA Obs.
Cadeia de valor/Ética na cadeia de suprimentos    
Essencial HR5 Operações e fornecedores significantes identificados em que o direito de exercer a liberdade de associação e a negociação coletiva pode estar violado ou correndo risco significativo e as medidas tomadas para apoiar esses direitos. Não relatado.  
         
Aspecto: Trabalho infantil Págs. RA Obs.
Cadeia de valor/Ética na cadeia de suprimentos    
Essencial HR6 Operações e fornecedores significantes identificados como de risco significativo de ocorrência de trabalho infantil e as medidas tomadas para contribuir para a abolição do trabalho infantil.    
Aspecto: Trabalhos forçado ou análogo ao escravo Págs. RA Obs.
Cadeia de valor/Ética na cadeia de suprimentos    
Essencial HR7 Operações e fornecedores significantes identificados como de risco significativo de ocorrência de trabalhos forçado ou análogo ao escravo e as medidas tomadas para contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalhos forçado ou análogo ao escravo.    
Aspecto: Práticas de segurança Págs. RA Obs.
Varejo/Gestão de pessoas/Treinamentos e Cadeia de valor/Ética na cadeia de suprimentos    
Adicional HR8 Percentual do pessoal de segurança submetido a treinamento nas políticas ou nos procedimentos da organização relativos a aspectos de direitos humanos que sejam relevantes às operações. Não relatado.  
Aspecto: Direitos indígenas Págs. RA Obs.
Cadeia de valor/Ética na cadeia de suprimentos    
Adicional HR9 Número total de casos de violação de direitos dos povos indígenas e as medidas tomadas. Não relatado.  
Indicadores de desempenho social referentes à sociedade    
Aspecto: Comunidade local Págs. RA Obs.
Cadeia de fornecimento/Monitoramento da carne na Amazônia    
Essencial SO1 Percentual de operações que implementam programas de engajamento da comunidade, de avaliação de impacto e de desenvolvimento.    
Aspecto: Corrupção Págs. RA Obs.
Varejo/Gestão de pessoas/Ética    
Essencial SO2 Percentual e número total de unidades de negócios submetidas a avaliações de riscos relacionados à corrupção. Não relatado.  
Essencial SO3 Percentual de empregados treinados nas políticas e nos procedimentos anticorrupção da organização.    
Essencial SO4 Medidas tomadas em resposta a casos de corrupção. Não relatado  
Aspecto: Políticas públicas Págs. RA Obs.
Varejo/Políticas públicas e setoriais    
Essencial SO5 Posições quanto a políticas públicas e participação na elaboração de políticas públicas e lobbies.    
Adicional SO6 Valor total de contribuições financeiras e em espécie, para políticos, partidos políticos ou instituições relacionadas, discriminadas por país. A Cargill no Brasil não realizou no ano de 2014 quaisquer tipos de contribuições financeiras ou em espécie para partidos políticos, políticos ou instituições diretamente mantidas por estes.  
Aspecto: Concorrência desleal Págs. RA Obs.
Varejo/Políticas públicas e setoriais    
Adicional SO7 Número total de ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio e seus resultados. Não há nenhuma ação judicial, ativa ou encerrada, acerca desse tema.  
Aspecto: Conformidade Págs. RA Obs.
Varejo/Gestão de pessoas/Ética    
Essencial SO8 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos. Não relatado.  
Indicadores de desempenho referentes à responsabilidade pelo produto    
Aspecto: Saúde e segurança do cliente Págs. RA Obs.
Cadeia de fornecimento/Marcas próprias    
Essencial PR1 Fases do ciclo de vida de produtos e serviços em que os impactos na saúde e na segurança são avaliados visando à melhoria e ao percentual de produtos e serviços sujeitos a esses procedimentos.    
Adicional PR2 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e na segurança durante o ciclo de vida, discriminados por tipo de resultado. Não relatado.  
Aspecto: Rotulagem de produtos e serviços Págs. RA Obs.
Consumidores e sociedade    
Essencial PR3 Tipo de informação sobre produtos e serviços exigido por procedimentos de rotulagem e o percentual de produtos e serviços sujeitos a tais exigências.    
Adicional PR4 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relacionados a informações e rotulagem de produtos e serviços, discriminados por tipo de resultado. Não relatado.  
Adicional PR5 Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfação.    
Aspecto: Comunicação de marketing Págs. RA Obs.
Consumidores e sociedade    
Essencial PR6 Programas de adesão a leis, normas e códigos voluntários relacionados a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio. Não relatado.  
Adicional PR7 Número total de casos de não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio, discriminados por tipo de resultado. Não relatado.  
Aspecto: Privacidade do cliente Págs. RA Obs.
Consumidores e sociedade    
Adicional PR8 Número total de reclamações comprovadas relativas à violação de privacidade e à perda de dados de clientes. Não relatado.  
Aspecto: Conformidade Págs. RA Obs.
Consumidores e sociedade    
Essencial PR9 Valor monetário de multas significativas por não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e ao uso de produtos e serviços. Não relatado.  


Application Level