A Cargill e
seus clientes


Com o propósito de alimentar o mundo de forma segura, responsável e sustentável, cresce na Cargill a necessidade de fortalecer vínculos de confiança com os clientes, que levam nossos produtos até o consumidor final. O sucesso da companhia depende da capacidade de oferecermos a eles eficiência e soluções alinhadas às melhores práticas econômicas, sociais e ambientais. Queremos ser, cada vez mais, a primeira escolha de nossos clientes.


 
 
 

Elo de confiança

Neste capítulo, apresentamos os principais desafios, aprendizados e evoluções em iniciativas como:


integração de nossos negócios relacionados a grãos e processamento de soja na América do Sul;

ampliação de Três Lagoas (MS);

parceria com a marca espanhola Borges;

consolidação no setor de cosméticos – com o desenvolvimento de tecnologia inédita;

início das operações de um de nossos clientes no site de nossa biorrefinaria de milho, em Castro (PR);

impacto na produção de cacau, gerado pela seca no Brasil, entre outros fatores;

esforços de aperfeiçoamento contínuo em nosso processo produtivo, tendo como exemplo a marca Elefante;

avanços do Cargill Business Service (CBS).


Confira, a seguir, esses e outros temas.


3.200

toneladas/dia é a nova capacidade de processamento de soja na Unidade Três Lagoas após sua expansão.

 
 
 
 

Estratégia integrada

 
 

A forma de gestão de agrupar negócios similares em uma mesma plataforma de negócios chegou à América do Sul. Em 2016, passamos a operar de modo integrado em toda a cadeia produtiva de grãos e processamento de soja, algodão, cana-de-açúcar, milho, palma, sorgo e trigo da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

O principal objetivo do novo modelo de gestão dos negócios é o aproveitamento de sinergias e o ganho de eficiência, que a empresa quer traduzir em benefícios de performance para acionistas, clientes, fornecedores, funcionários e comunidades onde atuamos.

Benefícios:


agilidade;

qualidade dos produtos e serviços;

competitividade;

mais segurança operacional;

oportunidades de carreira para os funcionários.

 
 
 
 

Contagem regressiva em Três Lagoas

Iniciamos os primeiros testes operacionais e estamos quase prontos para a reinauguração da nossa fábrica de moagem de grãos de soja em Três Lagoas (MS), cuja obra de expansão foi iniciada em 2014. Com investimento de R$ 240 milhões, a capacidade de processamento de soja deu um salto de 2.100 toneladas/dia para 3.200 toneladas/dia a partir do início de 2017, quando retomamos 100% da operação, o que nos permitirá aumentar a produção de farelo e óleo para a fabricação de biodiesel.

Na produção de biodiesel, é obtida também a glicerina, usada em diversas aplicações industriais. Com a refinaria, será produzida uma glicerina com 99% de pureza, cujas aplicações são direcionadas às indústrias de cosméticos, alimentos e bebidas.

O projeto de expansão inclui ainda a ampliação dos modais ferroviário e hidroviário, por onde escoaremos nossa produção. A ampliação do terminal ferroviário servirá para aprimorar o carregamento de biodiesel; e a do terminal hidroviário, para o carregamento de farelo.

 
 
 
 

Novidades à mesa

Com experiência em distribuição e a força das marcas Borges e Maria, a Cargill se prepara para comercializar os produtos em território nacional. Conheça também os destaques de 2016 nas categorias de molhos de tomate e óleos e gorduras.



Parceria promissora


O acordo para comercializar produtos da marca Borges Branded Foods é uma das principais iniciativas da Cargill na categoria de alimentos em 2016. Desde setembro, adicionamos ao nosso portfólio o azeite extravirgem, a linha de azeites premium e o vinagre balsâmico Borges, além do novo azeite extravirgem Maria, vindos diretamente da Espanha.

Nos últimos meses do ano, nós nos dedicamos à importação e a análises da linha de produtos e de estratégias de distribuição. Unimos o conhecimento e a tradição da Borges à excelência em execução da Cargill. Queremos abranger o território nacional – lembrando que a Borges já é muito forte onde está presente, principalmente na região Sudeste. Ações de comunicação estão previstas para o segundo semestre de 2017.


 
 

Séries de sucesso


Em Pomarola, líder na sua categoria, demos continuidade à linha Pomarola Chef com o lançamento, em setembro de 2016, do molho à provençal assinado pelo chef francês Erick Jacquin. A série teve início no ano anterior, com uma receita de molho de tomate com limão-siciliano, azeite e manjericão desenvolvida por Carla Pernambuco. A marca, caracterizada por inovação e pioneirismo, possui as condições adequadas para que nossa companhia estabeleça parcerias com chefs renomados.

Na linha Elefante Saborizado, colocamos nas gôndolas mais dois sabores, estrogonofe e marinada, que agora compõem a série ao lado de louro, ervas finas e cebola e alho. Os novos produtos são resultado de ampla pesquisa, na qual identificamos que os consumidores da marca esperam qualidade associada à praticidade em seu dia a dia, com sabores já conhecidos de seu paladar.

 
 

Contribuição para o mercado


Para demonstrar nosso compromisso com as normas vigentes no País, atendemos à determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, em agosto de 2016, iniciamos uma campanha pública de recolhimento de produto do mercado de consumo. Destacamos que a Cargill adota rigorosos controles de segurança de alimentos, higiene e qualidade, bem como boas práticas de fabricação, conforme estabelecidas nas normas aplicáveis, de forma a garantir um produto que não ofereça nenhum risco à saúde. Avaliamos impactos na saúde e na segurança e buscamos melhorias em praticamente 100% das nossas categorias de produtos e serviços significativas. (G4-PR1)

Independentemente da questão do recolhimento, cumpre destacar que, nos últimos cinco anos, temos feito investimentos robustos em processos e equipamentos de toda a nossa cadeia produtiva, que envolve atividades no campo, colheita, separação de frutos, transporte e limpeza, reforçando a convicção da Cargill de aperfeiçoar-se continuamente a partir das tecnologias e da inovação de processos e produtos.


 
 

Rótulos adequados


Uma cultura forte e políticas consistentes refletem o compromisso da Cargill com segurança de alimentos. Por isso, contribuímos, em conjunto com associações representativas da indústria de alimentos, na nova regulamentação da Anvisa que determina a informação sobre alimentos alergênicos nos rótulos.

Dentro de casa, treinamos nossos funcionários envolvidos nesse tema para garantir que a informação estivesse disponível e clara em nossos rótulos e nas especificações destinadas ao mercado produtivo assim que a resolução foi publicada, em 3 de julho de 2016.





Temos um forte compromisso com a segurança de alimentos.

 
 
 
 

Embalagens mais sustentáveis


Para completar o portfólio de embalagens da marca Elefante, disponibilizamos para todo o Brasil o conceito tetrapack. Vale destacar, ainda, que em 2016 passamos a colocar em prática uma série de iniciativas a fim de tornar nossas embalagens mais sustentáveis, com a máxima redução possível no uso de matéria-prima em sua confeção, tais como camadas de alumínio, tintas e papel.



Sabor de casa


Na linha Liza, o principal avanço em 2016 foi em maionese – apostamos em um produto diferenciado: a Liza Caseira com Azeite Extravirgem. A proposta é valorizar as receitas tradicionais de maionese, mais saborosas, encorpadas e com toque de azeite para proporcionar mais sabor.



Óleo que rende mais


A Cargill tem atuado de modo crescente no mercado de foodservice, tanto em novas soluções como na ampliação de portfólio. Em óleos e gorduras, já tínhamos uma extensa gama de produtos, mais voltada para os grandes operadores. Em 2016, lançamos o Liza Algodão, óleo especial para o rendimento em frituras, com foco nos pequenos e médios operadores.

 
 
 
 

Operação integrada

Nossa biorrefinaria de milho, em Castro (PR), já opera com o primeiro cliente sediado em nosso site. Com o modelo, inédito para esse segmento na América Latina, esperamos ter ganhos sociais e ambientais, potencializar negócios na região e relacionamentos comerciais de longo prazo.


 
 

Em um mercado de crescente demanda por um produto final de maior valor agregado, que se sobreponha ao conceito de commodity, a Cargill vem investindo em seu portfólio na área de amidos e adoçantes, na constante capacitação de mão de obra e na estruturação de serviços diferenciados. Em março de 2016, consolidamos uma parte importante dessa estratégia: atender clientes com fábricas instaladas no mesmo site.

O projeto teve início há três anos, com a inauguração da unidade de Castro, situada a 200 quilômetros de Curitiba (PR), na qual processamos milho para a produção de ingredientes derivados desse grão, como amidos, xarope de glicose e dextrose. Com essa iniciativa, geramos cerca de 800 empregos indiretos na região. A área total tem 352 hectares, dos quais 2,5 são ocupados pela Cargill. O restante é destinado à instalação de outras empresas parceiras. Nosso primeiro vizinho é a Evonik, líder mundial em especialidades químicas.

 
 
 
 

O QUE FAZEMOS

Por meio de tubulações, entregamos dextrose diretamente à fábrica da Evonik, que a transforma em aminoácidos.

Atendemos o mercado nacional com soluções em amidos e adoçantes para uso em produtos lácteos, balas, confeitos, bebidas, pães e na indústria de papel e papelão, além de nutrição animal.


NOSSA ESTRATÉGIA

Instalar fábrica em região com disponibilidade de matéria-prima, condições adequadas de logística e infraestrutura.

Estar próximos de clientes.

Oferecer serviço diferenciado.


O QUE QUEREMOS

Relacionamento comercial de longo prazo.

Potencializar negócios na região.


 
 
 
 

O desafio do cacau

Para mitigar impactos causados pela seca e pela crise econômica do Brasil e cumprir nossos compromissos de 2016, buscamos ainda mais eficiência ao importarmos parte da matéria-prima necessária em nossas operações de cacau e chocolate.


 
 

Um ano desafiador. Assim pode ser resumido 2016 para o negócio de cacau na Cargill e no País. Três fatores principais tornaram o cenário mais difícil no período:


a acentuada seca na Bahia prejudicou a lavoura e também nos exigiu esforços em gestão hídrica;

a baixa disponibilidade de matéria-prima afetou nossa competitividade em preços;

houve queda no poder aquisitivo dos brasileiros, que nos últimos três anos passaram a substituir os produtos com maior valor agregado por opções mais econômicas.


É fundamental lembrar que o Brasil tem uma realidade em relação ao cacau mais complexa do que o restante do mundo. Somos o único país com grande potencial de consumo e que produz o próprio cacau.

Nesse contexto, dois eixos sustentam o nosso trabalho em relação ao desenvolvimento desse mercado. Estamos dedicados tanto à produtividade, com investimentos significativos em programas de fomento, quanto às condições ambientais e sociais adequadas para a produção do cacau. Por essas razões, além de lançar um produto certificado, a Cargill é hoje uma das lideranças à frente dessa discussão e da busca por tornar mais expressiva a sustentabilidade do cacau na safra brasileira (veja em “Sustentabilidade na cadeia produtiva do cacau”).

 


 

Chocolate certificado


A linha Genuine, produzida pela empresa para o segmento foodservice, já conta com o Genuine UTZ ao Leite, feito a partir de amêndoas de cacau certificadas. O selo UTZ garante que foram adotadas as melhores práticas de gestão, cultivo e segurança em toda a cadeia produtiva do cacau, das fazendas na Bahia à fábrica onde o chocolate é produzido, em Porto Ferreira (SP). O produto é oferecido em barras de 1,05 quilo e pode ser utilizado para a confecção de ovos de Páscoa, trufas, coberturas, recheios e sobremesas, entre outras receitas culinárias. Mas o desejo da Cargill é que outras empresas façam coro a essa tendência, aumentando o volume de chocolates e derivados certificados e, assim, beneficiando toda a cadeia e o Brasil (veja em “Sustentabilidade na cadeia produtiva do cacau”).

 
 
 
 

Estreia em novos mercados

Com o desafio de dobrar a participação no mercado nos próximos três anos, a Cargill passa a atuar em toda a cadeia produtiva de óleos industriais e ingressa no mercado de cosméticos.


 
 

Para a unidade de negócios Cargill Industrial Specialties (CIS), voltada para a produção de óleos industriais de alto valor agregado – 100% renováveis e biodegradáveis –, o ano de 2016 foi de expressiva evolução. Conquistamos novos clientes, ingressamos no segmento de cosméticos ao lançar o Lyveum (veja boxe), solução inédita para o mercado de cosméticos, e adquirimos uma empresa de microingredientes em Ponta Grossa (PR).

Alguns fatores contribuíram para que a CIS enfrentasse bem entraves como a recessão política e econômica do País e as dificuldades do segmento de transformadores, afetado também pelo preço do petróleo. Entre os principais estão:


diversidade de portfólio – atuamos nos segmentos de consumer, personal care, transformadores, oleoquímico e corp protection, variedade que nos permite superar melhor períodos de crise;

arrojo técnico na prestação de serviços e no controle de custos.

 
 
 
 

Nova fábrica


O QUE FAZEMOS

A nova fábrica, sediada em Ponta Grossa (PR), processa e produz oleoquímicos e emulsificantes para os segmentos alimentícios, de nutrição animal e industrial no mercado doméstico e para exportação.


NOSSA ESTRATÉGIA

A aquisição da planta é parte essencial da visão de longo prazo da Cargill.

Somos amplamente reconhecidos como indústria de alimentos no País e queremos nos fortalecer também na área industrial.


O QUE QUEREMOS

Aumentar a capacidade produtiva da CIS, já que a fábrica de Mairinque (SP) está no limite de sua produção.

Incrementar o portfólio de produtos.

Atuar em toda a cadeia produtiva de óleos industriais.


Ultraóleo, solução pioneira


Incremento na validade do produto final e diminuição do nível de oxidação foram algumas das questões técnicas que os cientistas da Cargill superaram para conseguir um óleo de origem vegetal ultrarrefinado e muito cobiçado pelos fabricantes de cosméticos. O óleo Lyveum amplia nosso portfólio de produtos biodegradáveis e confere ao produto final as mesmas propriedades e estabilidade de um óleo mineral (derivado de petróleo). Pioneira na aplicação em cosméticos, a tecnologia está sendo patenteada e já começa a ser comercializada pela Cargill.

 
 
 
 

Soluções para animais


A queda do poder aquisitivo do brasileiro e a alta histórica no preço do milho em 2016, decorrente de instabilidade hídrica que resultou em redução de 20% da safra de milho no País, também exigiram esforços extras do segmento de nutrição animal, no qual está inserido nosso negócio de Nutrição Animal. Com a recessão econômica, as pessoas passaram a consumir menos proteína animal, por ser mais cara do que a proteína vegetal, afetando a estrutura financeira de toda a cadeia.

Os desafios, porém, não nos impediram de avançar em nossa proposta de ser um parceiro relevante. Para enfrentá-los, nós nos valemos de nosso modelo de negócio e intensificamos esforços para levar a produtores e pecuaristas novos produtos, novas tecnologias e atendimento qualificado, a fim de ajudá-los a atravessar esse período mais crítico, contribuir para o seu crescimento e fortalecer nossos vínculos comerciais.

Com três fábricas, situadas em Itapira (SP), Toledo (PR) e Chapecó (SC), o negócio de Nutrição Animal no Brasil tem faturamento anual de R$ 700 milhões – e a vantagem de contar com a experiência e as soluções de ponta desenvolvidas por nossa matriz global. Nós nos destacamos em quatro grandes frentes de nutrição animal no País – suinocultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte e avicultura – e atendemos, em escala bem menor, a nutrição de animais domésticos, como cães e gatos.

Conheça alguns de nossos diferenciais e o que oferecemos ao mercado em 2016:

 
 

Diferenciais


KNOW-HOW GLOBAL, PRESENÇA LOCAL

Contamos com as soluções de dois centros globais de pesquisa da Cargill Animal Nutrition. Um terceiro time, no Brasil, desenvolve aplicações, produtos e tecnologia específicos para as nossas características produtivas, de clima e de solo.


EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

Oferecemos suporte técnico aos nossos clientes por meio do trabalho especializado de 150 funcionários, com formação em veterinária, zootecnia e agronomia.


SUSTENTABILIDADE

Trabalhamos com fornecedores nacionais selecionados e cadastrados em nosso sistema, que avalia periodicamente a conduta de empresas em questões como trabalho escravo e desmatamento ilegal.



 
 

Destaques do ano


 

SUINOCULTURA

Lançamento da ração Rapid TPS (tecnologia, praticidade e segurança), direcionada a leitões em fase pós-desmame. Foi concebida para ser um alimento de alto valor nutricional, prático e sustentável, que permita a redução de custos fabris, economia de energia e menor estocagem de ingredientes. Queremos melhorar os resultados zootécnicos e financeiros dessa fase da criação, impactando positivamente nas demais fases da criação dos animais. Para desenvolvê-la, investimos US$ 1,5 milhão na implantação de uma linha de produção em nossa fábrica de Toledo (PR).




 
 


BOVINOCULTURA DE LEITE

Um pó inodoro adicionado à ração da vaca ajuda a equilibrar a temperatura do animal, de modo que ele continue tendo um nível adequado de apetite e, em consequência, siga produzindo boa quantidade de leite. A solução ajuda a manter a adequada temperatura corporal e foi desenvolvida pela Cargill global especialmente para os países tropicais, ou seja, regiões de muito calor.

 

 

AVICULTURA

Em avicultura, destaque para os nossos aditivos alimentares, que atuam no sistema digestivo, beneficiando a microflora intestinal e, com isso, o crescimento das aves. A solução substitui os antibióticos na produção desse tipo de carne, cada vez mais consumido pela população.




BOVINOCULTURA DE CORTE

Em 2016, lançamos nossa linha de sal mineral e ingressamos nesse mercado no Brasil. Com isso, queremos fortalecer nossa posição em produção para pasto, negócio no qual o País, por suas características territoriais, é muito desenvolvido. Na estreia da Cargill nesse segmento, estamos investindo US$ 7 milhões na linha de produção de sal mineral em Itapira (SP).


ANIMAIS DOMÉSTICOS

Uma nova linha de alimentos premium para cães e gatos traz o diferencial de conter carne em sua formulação, o que aumenta a absorção de nutrientes e proporciona uma aceitação maior pelos animais. O produto não contém corantes e ajuda a controlar o pH urinário, entre outros benefícios. É resultado da parceria entre diferentes áreas da Cargill, desde a pesquisa até a comercialização, em uma prática cada vez mais frequente em nossas operações no Brasil e no mundo.


 
 
 
 

Relacionamento de longo prazo

 
 

O Banco Cargill é o braço financeiro da Cargill no Brasil. Assim, estamos sempre próximos dos produtores. Conhecemos de perto sua realidade e suas necessidades e trabalhamos para alcançar um ciclo virtuoso, em um cenário financeiro seguro, saudável e pautado pela ética e pelas boas práticas do mercado.

A instituição presta serviços e fornece empréstimos a clientes agrícolas, industriais e cooperativas, através de um processo de aprovação de crédito ágil, conquistado pela credibilidade da Cargill e por seu conhecimento sobre o agronegócio. Em 2016, atravessamos juntos uma das mais severas instabilidades no regime de chuvas, agravada pela perda do investment grade do País no final de 2015. Os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia tiveram quebra de 50% na safra de algodão e de 40% em soja. Em Goiás, houve quebra de 75% na produção de milho. Na Bahia, que viveu seu quarto ano de seca, enfrentamos ainda o problema da helicoverpa, uma das mais agressivas pragas em agricultura.

Diante desse cenário, nossa estratégia foi permanecer ao lado dos produtores rurais provendo alternativas financeiras em um momento de forte escassez de financiamentos no mercado. Plantamos a longevidade de relacionamentos e estamos confiantes em relação à safra de 2017, que tende a dar bons resultados.



Números do Banco em 2016


R$ 4.295.862 mil
em ativos, valor


4%

superior ao apresentado no exercício anterior.


A carteira de crédito apresentou pequeno decréscimo de 3%, atingindo R$ 2.798.051 mil.

Prejuízo de R$ 3.097 mil, gerado principalmente pela provisão para créditos de liquidação duvidosa devido ao cenário econômico adverso. Tais créditos foram renegociados com sucesso, e os clientes são constantemente monitorados pelas áreas de Crédito e Risco e Comercial do Banco.