A Cargill e seus profissionais


A área de desenvolvimento humano da Cargill está em obras. Assim pode ser caracterizada a profunda transformação pela qual estamos passando desde meados de 2016, principalmente. O objetivo é valorizar nossas pessoas, ter mais eficiência no atendimento aos negócios e, em consequência, realizar nosso propósito de alimentar o mundo de modo responsável, seguro e sustentável.

TOTAL DE FUNCIONÁRIOS POR REGIÃO (G4-10)


 



 

Visão integrada


A transformação que envolve as atividades de recursos humanos busca visão e modelos integrados de estruturas, processos e sistemas. O resultado desse trabalho começa a ser sentido com a formação do Comitê de Saúde e do Comitê de Diversidade, com a consolidação do Cargill Business Service (CBS), em Uberlândia (MG), e em estratégias de atração e retenção de talentos. Também se manifesta em nossa atuação como signatários do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo e em nosso interesse de aperfeiçoar nosso modelo de relacionamento com sindicatos brasileiros.



 
 

Saúde e segurança

 
 


Segurança, um valor inegociável.


Gestão integrada também é a palavra de ordem em saúde e segurança na Cargill. Por isso, em 2016 criamos o Comitê de Saúde, cujo objetivo principal é conectar e potencializar todas as iniciativas relacionadas a esse aspecto na companhia, como a área de benefícios, os ambulatórios e as campanhas de prevenção. Com uma série de ações, que estão sendo planejadas pelo Comitê em parceria com a área de Recursos Humanos, a ideia é criar um ambiente de promoção e prevenção à saúde contando com o protagonismo de nossos funcionários. De um lado, para que eles se sintam responsáveis pela própria saúde; de outro, para que tenham a percepção clara de que os programas de benefício e qualidade de vida oferecidos pela empresa pertencem a todos e são um bem coletivo, de modo que façam sempre uso consciente deles. Em 2017, iniciativas serão implantadas a partir da criação do Comitê de Saúde.


Segurança sempre foi prioridade para a Cargill no Brasil e no mundo. A boa notícia é que em 2016 não houve nenhum acidente fatal no País. A companhia, porém, não está satisfeita e trabalha para alcançar a fatalidade zero globalmente.

 
 
 
 

No Brasil, novas estratégias estão sendo desenvolvidas e representam avanços na cultura da companhia.
Essas iniciativas se baseiam em três pilares:


senso de responsabilidade de cada funcionário em segurança;


maior atenção aos riscos, ou seja, a situações que podem ser fatais ou tão graves quanto e que podem alterar definitivamente a vida das pessoas;


treinamentos focados em disciplina operacional e comunicação.



SIF, um indicador essencial


Ter métricas consistentes é outro aspecto fundamental em segurança. Por isso, revisitamos os indicadores existentes e adotamos mais um, o Serious Injury and Fatality Incident (SIF), que nos ajuda a identificar riscos. Esse é um indicador pós-fato, ou seja, que permite análises após um incidente ou uma evidência de risco. Nosso objetivo, e grande desafio, é justamente trabalhar preventivamente e, nesse sentido, o SIF é um indicador extremamente importante para nossos negócios.


Mapeamos

12

atividades de alto risco, que receberam atenção especial em segurança.


 
 
 
 

Salvando vidas


O Programa LIFEsavers – Salvando Vidas, implementado no Brasil desde 2015, busca engajar nossos funcionários e alinhar conceitos e expectativas, em nível global, para assegurar a integridade dos que trabalham conosco. O programa incentiva a adoção de práticas que identificam riscos e ajudam a eliminar situações perigosas em 12 atividades de alto risco. São enfatizados os comportamentos esperados e os requisitos mínimos necessários para a execução das tarefas com segurança.

As 12 atividades, com seus respectivos riscos e perigos, foram mapeadas a partir de uma análise que mostrou quais atitudes eram mais recorrentes nos acidentes com fatalidade na Cargill em todo o mundo.

 
 
 
 

Política de Direção Segura


Entre as 12 atividades destacadas globalmente pela Cargill está a segurança no trânsito. Esse item ganhou foco, em 2016, atendendo aos planos globais da Cargill de atingir fatalidade zero em suas operações. Nesse contexto, a direção segura é um aspecto importantíssimo, já que a colisão de veículos motorizados foi a principal causa de fatalidades em nossa companhia nos últimos 13 anos.


Com base em pesquisas científicas que apontam as principais causas de acidentes com veículos, alteramos ainda em 2016 a nossa Política de Condução Segura, incluindo:



a proibição do uso de dispositivos móveis eletrônicos, inclusive aqueles com o uso de tecnologia mãos livres, enquanto nosso funcionário estiver dirigindo em nome da empresa, operando um veículo pertencente ou alugado pela empresa, exceto quando o veículo estiver estacionado em local seguro;


as pessoas que estiverem dirigindo não devem usar dispositivos móveis para realizar negócios relacionados à Cargill durante os deslocamentos para o trabalho, inclusive ao dirigir um veículo pessoal.

 
 
 
 

Cultura da diversidade


Em 2016, nós nos debruçamos sobre o assunto da diversidade e criamos mecanismos que nos permitiram construir uma visão e uma conduta integrada sobre esse tema. A partir das informações já disponíveis e das experiências das redes internas, como o Mulheres em Operação no Brasil (MOB), o Pride (LGBT) e a própria intenção estratégica da Cargill, foi estruturado o Comitê de Diversidade Brasil.


Trata-se de um grupo multidisciplinar com representantes de todas as áreas da companhia, interessados em desenvolver o assunto. No final de 2016, o Comitê organizou um plano de ação para coordenar as várias iniciativas. O primeiro trabalho será voltado para a questão de gênero, um foco global da Cargill, mas todos os outros aspectos da diversidade terão ações específicas. Temas ainda mais subjetivos, como a importância da diversidade de pensamento e o viés inconsciente dos gestores na tomada de decisão, também estão na pauta de 2017.



Criamos o Comitê de Diversidade para priorizar as ações e discussões relacionadas a esse tema.


 
 

Atração e aquisição de talentos


Entre as principais transformações pelas quais a área de Recursos Humanos da Cargill vem passando, merecem destaque as iniciativas que estão sendo desenhadas e implantadas com relação à atração e à aquisição de talentos.


De junho a dezembro de 2016, 90% das vagas (500 posições) abertas no Brasil foram conduzidas por nossas equipes internas de recrutamento. Em casos de projetos de expansão ou reorganização de áreas ou de posições muito específicas, continuamos contando com o apoio de consultorias externas.

Estamos construindo um novo modelo de recrutar no Brasil, com diversos benefícios:



aportar conhecimento para a área de desenvolvimento humano da companhia;

ter visão integrada das necessidades de cada negócio e suas especificidades;

potencializar movimentações internas;

reduzir o custo envolvido nos processos;

otimizar o tempo.

 
 
 
 

Questão de gênero


O mercado de agronegócio é formado majoritariamente por profissionais homens. Entre junho e dezembro de 2016, a Cargill empregou 58,6% de homens do total de suas contratações. Para o próximo ano, dentro das metas de Recursos Humanos e com apoio do Comitê de Diversidade, o desafio é enorme.


NOSSAS METAS


30%

das posições em aberto com mulheres finalistas nos processos seletivos conduzidos pelo CBS.



50%

das posições em aberto com mulheres finalistas nos processos seletivos de posições gerenciais.


 
 
 
 
 
 

De mãos dadas com as universidades


Como parte de nossa proposta de ter uma empresa que privilegia a diferença de pensamentos e de conhecimento, e que é fundamentalmente pautada pela ética, contratamos uma pesquisa em 2016 para entendermos o quanto a Cargill é conhecida entre os estudantes de 200 universidades brasileiras.

A partir dessa análise, concluímos que os futuros profissionais de agronomia, por exemplo, preferem trabalhar em 14 outras empresas antes de escolher a Cargill. Também identificamos que a principal razão de nossa baixa colocação nas três categorias avaliadas (humanas, engenharia e agronomia) é o pouco conhecimento que esse público tem de nossa atuação. Nosso próximo passo será propor um programa de relacionamento com importantes universidades do País, que contemple palestras e atividades de working day na Cargill, entre outras iniciativas.

Também estamos revisitando nosso programa de estágio, para o qual criamos trilhas de recrutamento, destinadas às especificidades dos perfis e às necessidades das áreas da empresa.


 
 

Ética como parte do dia a dia


Todos os nossos funcionários, ao ingressarem na empresa, passam por um programa de integração. Nesse primeiro contato com a Cargill, eles aprendem sobre o Código de Conduta da companhia. Os profissionais de segurança terceirizados também recebem informações sobre os nossos princípios éticos. A Cargill possui um conjunto de princípios éticos, retratados no Código de Conduta, que coloca os direitos humanos como ponto central da atuação da empresa e de seus funcionários.

Adicionalmente, são organizados treinamentos e capacitações em todas as unidades da Cargill para garantir o atendimento às políticas internas e aos compromissos assumidos pela empresa. Em 2016, por exemplo, foram realizados 7 treinamentos do Programa Ally, de diversidade, resultando em 182 funcionários treinados, e 3 treinamentos do Programa de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizado pela ONG Childhood Brasil, resultando em 3 pessoas treinadas. (G4-HR2, G4-HR7)

 
 
 
 

Serviços compartilhados


 
 

Em 2016, concluímos a segunda onda do projeto de consolidação do Cargill Business Service (CBS), localizado em Uberlândia (MG). Trata-se de uma tendência global da Cargill de concentrar atividades financeiras, contábeis, fiscais, administrativas, de recursos humanos, tecnologia da informação e compras em um mesmo local.


 
 

O CBS foi inaugurado em 2015 com o objetivo de trazer ganhos em eficiência operacional, que já estão sendo percebidos por nossos fornecedores e clientes. Para a estruturação do CBS, realizamos centenas de movimentações internas de profissionais e geramos cerca de 200 empregos diretos na região, além de empregos indiretos e oportunidades de negócios. Hoje, o CBS possui 500 funcionários e oferece uma importante contribuição à estratégia de crescimento da Cargill, baseada nas melhores práticas mundiais de melhoria contínua e serviços compartilhados.


CBS é uma importante contribuição à nossa estratégia de crescimento.