Mensagem do presidente

(G4-1, G4-13)

Alimentar o mundo de maneira responsável, segura e sustentável. Esse é o propósito da Cargill. Ele expressa nossa direção estratégica e também a maneira como buscamos gerar valor para o negócio, nossos clientes e a sociedade – comprometidos com as pessoas, com o planeta, com um futuro digno e saudável para todos. Ao olharmos para 2016, mais uma vez temos um orgulho imenso de ver os princípios da responsabilidade, da segurança e da sustentabilidade presentes nas nossas decisões e no relacionamento com clientes, funcionários, acionistas e toda a comunidade.

Com determinação e confiança, encaramos a crise político-econômica brasileira de 2016 como um desafio, uma oportunidade, e não nos deixamos esmorecer. Hoje, não é possível pensar em alimentar o mundo sem o Brasil. O País é estratégico no cumprimento do propósito global da Cargill. Por isso, os aportes por aqui seguem significativos. Encerramos 2016 com investimentos na ordem de R$ 775 milhões, que possibilitaram, entre outras ações, a conclusão das obras de expansão da fábrica em Três Lagoas (MS) e no terminal de Santarém (PA) e a construção do terminal de Miritituba (PA), além do lançamento da operação da nossa primeira frota fluvial no Brasil – a segunda frota própria da Cargill no mundo. Esses investimentos permitirão ganhos importantes de custo e eficiência na exportação de grãos nos próximos anos.

“Alimentar o mundo de maneira responsável, segura e sustentável. Esse é o propósito da Cargill.”

Mesmo com tantas obras, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, e as operações de rotina em nossas unidades, fechamos 2016 sem nenhum acidente fatal no Brasil, resultado do trabalho permanente realizado em prevenção, capacitação e comunicação, com melhorias implementadas ano a ano. Segurança sempre foi e continuará sendo prioridade para a Cargill, porque a vida é inegociável. Nosso compromisso é manter esse indicador zerado e contribuir para que a empresa alcance a meta de fatalidade zero globalmente.

O ano de 2016 também foi um período de intensos esforços e conquistas na busca da ampliação e da diversificação de nossos negócios. Fortalecemos a presença no segmento de cosméticos com o lançamento do Lyveum, óleo de origem vegetal ultrarrefinado, solução inédita para o setor. Seguindo a estratégia de crescimento, adquirimos uma empresa de microingredientes sediada em Ponta Grossa (PR). Concluímos, ainda, a segunda onda do projeto de consolidação das atividades financeiras, contábeis, fiscais e de recursos humanos, entre outras áreas, no Cargill Business Service, com o objetivo de aumentar a eficiência dos nossos processos.

Para o segmento de produtos de consumo, também trouxemos novidades. Na linha Liza, apostamos em um produto diferenciado, que é a maionese Liza Caseira com Azeite Extravirgem. Além disso, anunciamos nossa parceria com a Borges na comercialização de azeites e vinagres. Lançamos em embalagens especiais para foodservice o Liza Algodão. Já na área de nutrição animal, colocamos no mercado o Vita Pet, linha de alimentos premium para cães e gatos, resultado do trabalho conjunto de diferentes áreas da Cargill.

“Acreditamos no diálogo como ferramenta de transformação.”

Em relação ao nosso compromisso com o meio ambiente, merecem destaque os principais resultados alcançados após um ano do lançamento da nossa Política de Florestas, entre eles: treinamento de 300 funcionários para a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), avaliação do CAR de 12 mil produtores relacionados à cadeia produtiva da soja no Brasil e treinamento de mais de 148 mil agricultores e fornecedores (no Brasil, na Indonésia, no Paraguai, na Zâmbia e na África Oeste) a fim de promover o uso sustentável da terra.

Acreditamos, ainda, no diálogo como ferramenta de transformação. Foi também por meio dessa postura transparente que criamos e conquistamos espaços significativos de construção coletiva com outras empresas, organizações da sociedade civil, academia e representantes governamentais. Entre os trabalhos nesse contexto, destaco os realizados com a Moratória da Soja e com o Grupo de Trabalho da Soja; a participação da Coalizão Brasil: Clima, Florestas e Agricultura, voltada para a redução de gases de efeito estufa e a economia de baixo carbono; e a colaboração na Tropical Forest Alliance 2020 no combate ao desmatamento.

Compartilho com vocês o imenso prazer de ver que nossa postura responsável vem sendo reconhecida para além dos nossos muros. Alguns exemplos que nos encheram de orgulho foram a presença da Cargill no Guia Exame de Sustentabilidade 2016; o reconhecimento como a maior empresa entre as 500 do setor na 12ª edição de Melhores do Agronegócio; e duas de nossas marcas de varejo conquistando o Top of Mind, além de nos mantermos invictos no Troféu Agroleite, entre tantas outras premiações.

Realmente foi um ano de muitas conquistas, e termino minha mensagem agradecendo aos nossos funcionários pelo engajamento e pelo empenho e aos nossos clientes e parceiros por escolherem a Cargill. Convido a todos para conhecer um pouco mais das nossas iniciativas e do nosso desempenho no ano de 2016 neste Relatório.

Boa leitura!

Luiz Pretti