Nossa gestão

Como atuamos e lideramos de forma ética e sustentável

Cargill no mundo

Quando o jovem William Wallace Cargill decidiu comprar um pequeno armazém de grãos na cidade de Conover (Iowa, Estados Unidos),em 1865, não poderia imaginar que, 150 anos depois, a companhia da família Cargill-MacMillan se tornaria a maior empresa de capital privado do mundo. Com sede global em Minneapolis (Minnesota, EUA), a Cargill opera hoje em 70 países, tem 150 mil funcionários em todo o mundo, obteve US$ 107 bilhões em vendas e outras receitas em 2016 e é reconhecida pela qualidade de seus produtos e pela gestão ética dos negócios. (G4-3, G4-5, G4-6)

Atualmente, somos 150 mil funcionários comprometidos com o propósito da empresa de ser líder em nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Por meio da geração e da comercialização internacional de produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais de forma justa e ética, contribuímos para o desenvolvimento e a prosperidade da nossa sociedade. (G4-9)

Agricultura

A Cargill compra, processa e distribui grãos e outras commodities a fabricantes de produtos alimentícios para consumo humano e animal. A empresa também fornece produtos e serviços para produtores agrícolas e pecuaristas.

Alimentos

A Cargill fornece a fabricantes de alimentos e bebidas, empresas de foodservice e varejistas produtos e ingredientes de alta qualidade.

Industrial

A Cargill atende usuários de produtos industriais energéticos, salinos, de amidos e siderúrgicos. A empresa também desenvolve e comercializa produtos sustentáveis à base de matérias-primas agrícolas.

Financeiro

A Cargill fornece soluções financeiras e de gestão de risco para clientes nos setores agrícola, de alimentos, financeiro e energético em todo o mundo. (G4-4, G4-8)

Nossa cadeia de valor

(G4-12)

O infográfico a seguir mostra a nossa contribuição nas cadeias de suprimentos globais.

Nossa direção estratégica

PROPÓSITO

Cargill será líder em nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável.

VISÃO

Seremos o parceiro mais confiável em agricultura, alimentação e nutrição.

DIREÇÃO

Venceremos com uma combinação de recursos distintos, negócios com grande desempenho e liderança ousada em questões que moldam o futuro do mundo.

MEDIDAS

Vencer significa que:

Somos os preferidos dos clientes

Somos escolhidos pelos funcionários

Somos acolhidos pelas comunidades

Os acionistas recebem um excelente retorno

Cargill no Brasil

No País desde 1965

É uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil

9.875 funcionários

Sede em São Paulo

22 fábricas

6 terminais portuários

192 armazéns e transbordos

1 Centro de Serviços Compartilhados

2 Centros de Inovação

Joint ventures e filiais em 17 Estados brasileiros e no Distrito Federal

Principais unidades brasileiras

Como atuamos

Princípios éticos

(G4-56)

“… nossa palavra é o nosso compromisso.”

– Sr. John MacMillan, 1923

A ética é o fio condutor do sucesso da Cargill ao longo dos seus 150 anos de história. A sólida posição de liderança no mercado global é construída diariamente sobre os pilares da transparência e do respeito aos nossos públicos: clientes, acionistas, funcionários e comunidades. Todos os negócios realizados nos países onde atuamos partem do princípio da concorrência leal e são promovidos de forma justa e honesta.

Para garantir esses princípios, a Cargill criou o Código de Conduta, que descreve os padrões éticos e de conformidade da empresa para conduzir negócios ao redor do mundo e serve de guia para todos os 150 mil funcionários. A Cargill desenvolveu também o Código de Conduta do Fornecedor, que determina parâmetros éticos exigidos em toda a sua cadeia de valor.

A ética é o fio condutor do nosso sucesso. Construímos nossa liderança global pautados na transparência e no respeito.

Confira os sete princípios éticos que regem a nossa atuação no mundo todo:

1. CUMPRIMOS A LEI

Cumprir a lei é a base de nossa reputação e de nossos princípios éticos. Como uma organização global privilegiada por fazer negócios ao redor do mundo, nós temos a responsabilidade de cumprir com todas as leis aplicáveis ao nosso negócio.

2. CONDUZIMOS NOSSO NEGÓCIO COM INTEGRIDADE

Nós temos orgulho de conduzir o nosso negócio com integridade. Enfrentamos a concorrência com vigor, mas de forma ética e justa. Não oferecemos nem aceitamos subornos ou presentes inapropriados e cumprimos as leis e as normas que apoiam uma concorrência justa e íntegra no mercado.

3. MANTEMOS REGISTROS PRECISOS E HONESTOS

Registros precisos e honestos são fundamentais para a tomada de decisão adequada aos negócios e para a manutenção da integridade de nossos relatórios financeiros. As informações de negócios, em qualquer formato, devem refletir a natureza real de nossas transações.

4. HONRAMOS AS OBRIGAÇÕES DE NOSSO NEGÓCIO

Nossas relações de negócio são baseadas em confiança mútua, e assim tem sido ao longo de toda a história da Cargill. Conquistamos e mantemos a confiança dos nossos clientes e de outros parceiros de negócios ao nos comunicarmos com transparência, respeitando as informações que nos são confiadas e que fazem parte de nosso compromisso.

5. TRATAMOS AS PESSOAS COM DIGNIDADE E RESPEITO

Atingimos as nossas metas por meio das pessoas. Nós fornecemos um lugar de trabalho seguro e valorizamos as contribuições exclusivas da nossa equipe global, permitindo que aqueles que apoiam as metas da Cargill alcancem seu próprio potencial individual.

6. PROTEGEMOS AS INFORMAÇÕES, OS ATIVOS E OS INTERESSES DA CARGILL

Contamos com todos como administradores da organização. Para preservar o valor da Cargill, protegemos as informações e os ativos confiados a nós e evitamos situações que possam permitir que os interesses pessoais influenciem no nosso julgamento na condução dos negócios.

7. ESTAMOS COMPROMETIDOS COM UMA CIDADANIA GLOBAL RESPONSÁVEL

A ampla gama de nossas operações faz com que a Cargill tenha participação em quase todos os setores da sociedade. Com nosso alcance global vem a responsabilidade de entender e gerenciar nosso impacto. Mantemos rígidos padrões de segurança dos alimentos e ambiental em nossas operações e compartilhamos nossa experiência e nosso conhecimento globais para ajudar a solucionar desafios econômicos e sociais.

Como lideramos

(G4-34)

A liderança global da Cargill hoje é de responsabilidade da Diretoria Executiva, formada pelo presidente e por nove diretores, e lidera a execução das estratégias globais definidas pela matriz.

A alta liderança da Cargill conta com o apoio de cinco comitês permanentes e, em alguns casos, comitês que são criados especialmente para atender a questões pontuais. Executivos da Cargill do Brasil, assim como de outras partes do mundo, compõem os comitês corporativos, garantindo que as especificidades dos negócios em cada localidade sejam levadas em consideração para a criação de iniciativas e projetos.

Atualmente, os comitês estão estruturados da seguinte forma:

Comitê de Ética nos Negócios

Zela pelo cumprimento do Código de Conduta e atua na gestão de riscos relacionados à marca e à reputação da Cargill. Também define o posicionamento da companhia diante de políticas públicas e do relacionamento com os stakeholders, para garantir a integridade e a transparência na condução dos negócios.

Comitê de Recursos Humanos

Apoia o trabalho de atração, seleção e gestão de talentos com base em diretrizes para a promoção da diversidade e da inclusão. O Comitê também discute e revisa as políticas relacionadas a remuneração, benefícios, práticas trabalhistas, investimentos de fundos de pensão e iniciativas referentes à transição de carreira.

Comitê de Riscos Financeiros

É responsável pela definição de políticas, padrões e procedimentos para a gestão de riscos, a fim de garantir a sustentabilidade dos negócios ante os fatores econômico-financeiros que podem impactar as operações.

Comitê de Saúde e Segurança no Trabalho

Monitora os indicadores relacionados à saúde e à segurança dos funcionários, além de atuar no suporte das iniciativas que visam ao cumprimento e ao aperfeiçoamento das normas e dos procedimentos de segurança dentro e fora da companhia.

Comitê de Sustentabilidade

Atua com o objetivo de difundir a estratégia de sustentabilidade em todas as áreas da companhia e nas comunidades em que a Cargill está presente. Atualmente, é formado pelo presidente e por mais dez líderes da empresa. Em 2016, o grupo ganhou um reforço importante com a inclusão do diretor da área de Nutrição Animal em sua composição – agora, o Comitê conta com representantes de todas as unidades de negócio da Cargill.

Visando atender a objetivos e necessidades locais, outros dois comitês foram criados no Brasil em 2016:

Comitê de Saúde

Tem como objetivo principal conectar e potencializar as iniciativas relacionadas à saúde na Cargill, como a área de benefícios, os ambulatórios e as campanhas de prevenção. Com uma série de ações planejadas em parceria com o departamento de Recursos Humanos, o Comitê de Saúde busca fazer com que os funcionários sejam protagonistas nos cuidados com a própria saúde.

Comitê de Diversidade

É um grupo multidisciplinar, com representantes de todas as áreas da Cargill, e tem como objetivo a construção de um ambiente de trabalho inclusivo, que respeite as singularidades humanas. As primeiras ações do Comitê de Diversidade em 2017 estão voltadas à questão de gênero, um foco global da Cargill. Entretanto, os demais aspectos da diversidade também contarão com ações específicas ao longo do ano.

Gestão de sustentabilidade

Alinhado às transformações da Cargill no Brasil e no mundo e ao propósito global da companhia, o Comitê de Sustentabilidade definiu, em 2016, a visão estratégica para sua atuação até 2020: contribuir para que a empresa seja reconhecida como a fonte mais confiável de produtos e serviços sustentáveis. Para isso, o Comitê terá uma gestão apoiada em quatro pilares: governança, parcerias estratégicas, posicionamento da Cargill em sustentabilidade e comunicação e educação.

Temas relevantes

Desde 2015, os grupos de trabalho do Comitê desenvolvem iniciativas pautadas em nove temas de maior relevância para a sustentabilidade da companhia e das regiões impactadas pelo nosso negócio. São eles: uso do solo, água, energia, mudanças climáticas, boas práticas agrícolas, saúde e segurança ocupacional, conformidade em saúde e segurança ocupacional, comunidades e fornecedores.

Em 2016, o Comitê elegeu três temas desse conjunto para se debruçar com mais intensidade e, assim, trazer maior foco para sua gestão: saúde e segurança ocupacional, conformidade em saúde e segurança ocupacional, e uso do solo.

Gestão de riscos

O sistema de gerenciamento de riscos é um dos componentes do sucesso da gestão de negócios da Cargill. Antecipando riscos que possam impactar as operações, conseguimos tomar decisões mais assertivas de forma ágil e responsável.

Os principais riscos monitorados são:

risco de crédito;

risco de taxas de câmbio e juros;

risco de liquidez;

risco de preços de commodities;

riscos decorrentes de mudanças climáticas.

A empresa conta também com a Cargill Risk Management (CRM), unidade de negócio responsável por oferecer soluções na área de gerenciamento de risco a produtores rurais e empresas do setor agrícola e da indústria de alimentos. A CRM auxilia os clientes na proteção dos riscos de mercado quanto à precificação de seus produtos, oferecendo soluções diferenciadas para diversas commodities agrícolas.