Sobre o Relatório


O Relatório Cargill 2016 reúne as iniciativas de destaque, os desafios e o desempenho da Cargill Alimentos Ltda. e de suas principais subsidiárias, incluindo Cargill Agrícola S.A. e Banco Cargill, no período. Nesse ano, foram consideradas, também, as informações referentes à Cargill Animal Nutrition, responsável pelos negócios de nutrição animal da empresa. O Relatório foi elaborado de acordo com a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI) – nível Essencial, referência em práticas globais e multissetoriais de reporte de informações econômicas, sociais e ambientais. (G4-7, G4-17, G4-28, G4-32)

Este documento, de periodicidade anual, publicado em português e inglês nas versões impressa, PDF para download e hotsite, busca refletir o processo de transformação e evolução pelo qual a Cargill está passando. Além de concisão e objetividade, procuramos trazer mais equilíbrio entre os aspectos positivos e os pontos a melhorar dos temas econômicos e socioambientais abordados. (G4-29, G4-30)

 
 

Materialidade

O desenvolvimento deste documento acolhe a opinião de nossos públicos, tais como ONGs, associações, concorrentes, clientes, fornecedores, funcionários, governo e especialistas. Esses públicos foram selecionados de acordo com três critérios: amplo conhecimento sobre os negócios da Cargill, amplo conhecimento setorial e relacionamento com a organização. Em consulta realizada em 2015, em entrevistas por telefone, eles apontaram os temas que consideram mais importantes para a sustentabilidade da companhia. Esse processo deu origem a uma matriz de materialidade, que consolidou os diferentes pontos de vista e da qual foram extraídos os temas relevantes para o nosso negócio. (G4-18, G4-19, G4-24, G4-25, G4-26)

 
 
 

A materialidade (G4-18, G4-19)


Produto: saúde do consumidor, qualidade, rotulagem, greenwashing

Qualidade dos efluentes: impacto de químicos (fertilizantes e herbicidas) e descarte de efluentes

Consumo de água e eficiência no consumo de água e fontes de água de reúso

Fornecedores e produtores rurais em conformidade com a política de práticas de compra da empresa

Conformidade com critérios e cláusulas ambientais, trabalhistas e relativos à sociedade e aos direitos humanos

Direitos do uso de água e conservação de água em áreas de escassez

Impactos químicos (fertilizantes e herbicidas) e manejo e descarte de resíduos no solo

Emissões e suas reduções

Food safety (segurança alimentar), organismos geneticamente modificados (OGMs), recalls, certificações

Práticas eficientes e sustentáveis de agricultura

Impactos do negócio nas comunidades e engajamento com a comunidade


 
 

Temas materiais e aspectos GRI

(G4-20, G4-21, G4-27)


Dúvidas, sugestões ou mais informações (G4-31, G4-33)

Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].