1_Liderar 2_Usar_Nosso_Porte 3_desenvolver 4_Ser_o_Parceiro 5_Ser_Excelente 6_Sobre 7_mensagem 8_destaques

GRI 102-14 Marcado por nossos avanços em tecnologia, inovação e diversidade, 2017 consolidou importantes conquistas e fortaleceu a constante evolução da Cargill. Crescemos 6%, alcançando receita operacional líquida R$ 35 bilhões. A safra de grãos excepcional para o agronegócio brasileiro foi boa para nós, e, mesmo com a crise ainda presente, seguimos em frente: lançamos produtos, expandimos negócios e investimos em infraestrutura, pois confiamos na solidez da nossa empresa e na capacidade do Brasil.

Esse é o grande legado que pretendemos deixar – de uma empresa que mantém a postura de parceria com produtores agrícolas, fornecedores e clientes; uma companhia que investe, que valoriza a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva.

Na Rota Norte, por exemplo, consolidamos investimentos que melhoram a competitividade internacional brasileira e as condições do produtor rural. Foram finalizadas as obras de ampliação do terminal de exportação de grãos em Santarém (PA) que ampliou de dois para cinco milhões de toneladas a capacidade anual do terminal. Grande parte desse volume adicional de grãos chega por meio do Rio Tapajós a partir do terminal de transbordo rodo-fluvial também entregue em 2017 no distrito de Miritituba, em Itaituba (PA). Tais projetos criam empregos e ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a medida que diminuem o tráfego de caminhões até outros portos para escoar a safra ao mercado externo.

Priorizamos tecnologia e processos eficientes. O ano de 2017 foi importante para a consolidação de aquisições e projetos de melhorias das fábricas. Investimos R$ 4,6 bilhões no País nos últimos sete anos e estimamos injetar até R$ 400 milhões em 2018.

Ao longo do ano, ampliamos a fábrica de moagem de grãos de soja de Três Lagoas (MS), elevando sua capacidade de processamento de 2.100 toneladas/dia para 3.200 toneladas/dia. Também compramos 100% dos ativos da Integral, ampliando nosso negócio de nutrição animal.

A inovação também está intimamente atrelada ao mercado interno: apostamos no desenvolvimento de ingredientes e produtos para uma alimentação mais saudável e sustentável; no relacionamento com os clientes e produtores; e em novas tecnologias que trazem valor ao negócio. Somente em 2017, o Centro de Inovação Cargill para a América Latina, desenvolveu 81 projetos.

“Esse é o grande legado que pretendemos deixar – de uma empresa que mantém a postura de parceria, que investe, que valoriza a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva”

Tivemos importantes lançamentos no food service, como novas versões dos atomatados Elefante, Pomarola e Tarantella e também no varejo, com a maionese LIZA Caseira Ervas Finas e a linha Genuine de chocolates em pó.

Em relação à cadeia produtiva do cacau, em 2017, atingimos a marca de 90 fazendas com a certificação UTZ, que garante produção e fruto sob rigorosas regras, abrangendo desde o manejo da lavoura até o atendimento às legislações ambientais e trabalhistas.

Signatários do Pacto Global e do Tropical Forest Alliance, monitoramos a nossa cadeia produtiva, com o apoio do nosso Comitê de Sustentabilidade e de fóruns específicos, como os grupos de trabalho da Soja e do Cerrado, nos quais atuamos com outras organizações.

Também celebramos o desempenho da Fundação Cargill. Em 2017, a organização desenvolveu projetos que beneficiaram quase 38 mil pessoas e lançou a Tese de Impacto Social em Alimentação, um mapeamento inédito realizado em parceria com aceleradora Artemísia que identifica oportunidades para empreender no setor.

Outras marcas da gestão são a segurança e a diversidade. Revisitamos nossos valores e reafirmamos globalmente nosso compromisso com a ética, pessoas, sustentabilidade e diversidade. Nossos acidentes graves tiveram redução significativa e a Semana da Diversidade demostrou o total engajamento da liderança com o tema. Em 2018, iniciaremos um programa para contratação de pessoas transgêneros e a adaptação das instalações para recebê-los, buscando ser uma empresa cada vez mais inclusiva.

Tudo isso não poderia ser diferente em uma companhia cujo propósito é ser o líder global em nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. A inclusão e a diversidade são nossos facilitadores para alcançar este objetivo.

Luiz Pretti
Presidente da Cargill no Brasil