Na Cargill, todos são importantes. Inclusão e diversidade são temas que permeiam todas as ações da companhia.

Pessoas

Funcionários

102-8, 103-2, 103-3, Tema material: Funcionários

Sempre pensando em como aprimorar a relação com seus funcionários, no último ano a Cargill redesenhou toda área de Recursos Humanos. A estrutura está alinhada à nova estratégia global de RH da companhia, lançada globalmente em 2015. A reestruturação visa incentivar e valorizar ainda mais o potencial dos funcionários, a partir do engajamento e desenvolvimento da cultura, dos líderes e de todo o quadro funcional.

Com a mudança, todas as atividades da área foram alinhadas com base na estrutura de processos, tecnologia, pessoas e cultura, novidades que propuseram uma nova forma de entrega de produtos e serviços de Recursos Humanos aos negócios e áreas funcionais. O novo desenho estrutural da área foi apoiado pelo lançamento de uma plataforma de tecnologia para gerenciamento de dados com entrega de serviços.

Além disso, durante o ano, foi criada a área de Employee Experience, cujo trabalho é focado em um olhar mais empático e estratégico às iniciativas da companhia, ao considerar a experiência dos funcionários na tomada de decisão e buscar soluções que ofereçam benefícios para todos.

No ano fiscal 2018/2019, a Cargill registrou o total de 10.029 funcionários próprios.

Percentual de funcionários, por região
Mapa de percentual por região
Funcionários por tipo de contrato
* Contempla funcionários + trainees.
Tipo de contrato Total de funcionários
Aprendiz 353
Estagiário 86
Prazo Indeterminado* 9.248
Prazo Determinado 342
Total 10.029
Funcionários por tipo de emprego
* Estagiários – horistas.
Tipo de emprego Total de funcionários
Tempo integral 9.590
Meio período* 86
Aprendiz 353
Total 10.029

Programa Essencial para Você

Reunindo benefícios, parcerias e ações em prol do autocuidado, bem-estar e qualidade de vida dos funcionários e seus dependentes, a Cargill lançou o Programa Essencial para Você, em outubro de 2017.

Em 2018, no âmbito do Programa, foi realizado o lançamento do Programa Saúde do Bolso (palestras e clínicas financeiras organizadas pela CoopCargill), do Programa de Parcerias (descontos e parcerias exclusivas no site www.essencialcargill.com.br) e do Gympass (rede de instalações para realização de atividades esportivas).

Caminhada Essencial para Você!

Para comemorar todas essas conquistas e novidades para os funcionários, as unidades da companhia em diversas localidades foram convidadas para a realização da Caminhada Essencial para Você!

Organizada e planejada em conjunto com os Essencialistas (embaixadores do Programa), lideranças locais, time de EHS e áreas de qualidade de vida/grêmio, a ação ocorreu em novembro e dezembro de 2018 com 29 eventos, reunindo mais de 4.500 pessoas (incluindo funcionários, amigos e familiares) em 37 localidades diferentes, configurando, assim, uma celebração coletiva ao protagonismo, à saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Painel de saúde -
Outubro Rosa e
Novembro Azul

Em outubro de 2018, a Cargill promoveu um diálogo sobre câncer de mama e de próstata de forma leve e positiva no Painel de Saúde, evento que celebrou um ano do programa Essencial para Você.

Nas palestras com especialistas da área médica, o foco foi diagnóstico, tratamento, força pessoal e apoio da família, amigos e colegas de trabalho. Além disso, nos meses de outubro e novembro os funcionários tiveram isenção na coparticipação dos exames preventivos.

Inclusão e diversidade

Inclusão e Diversidade

Para a Cargill, mais diversidade significa mais riqueza no direcionamento de suas ações e negócios. A variedade de características no âmbito humano e organizacional é encorajada dentro do ambiente de trabalho, e, para tanto, diversas políticas e iniciativas foram realizadas ao longo do ano, descritas a seguir.

Além disso, ferramentas como a Política Global Antidiscriminação, o Código de Conduta da Companhia, Política Global Antiassédio, Política Global Antirretaliação e o Compromisso com os Direitos Humanos da Cargill, lançado no início de 2019, levaram a companhia ao reconhecimento como empresa mais inclusiva do agronegócio brasileiro na primeira edição do Guia Exame de Diversidade 2019.

A Cargill foi reconhecida como a empresa mais inclusiva do agronegócio brasileiro, de acordo com a primeira edição do Guia Exame de Diversidade 2019

  • Mês da Diversidade
    Em abril de 2019, a Cargill convidou diversos especialistas para debater, junto com os funcionários, o aspecto de inclusão e diversidade. O assunto principal definido para o mês da diversidade foi “Equilibrar para Prosperar”, com base na temática global do Dia Internacional da Mulher, “Balance for Better”.

    Com participação média de 1.000 funcionários em cada uma das palestras realizadas pelas redes, o evento contou com dinâmicas interativas e debates.

    Anteriormente, a Cargill havia realizado por dois anos consecutivos a Semana da Diversidade. Em 2018, o evento apresentou o tema “Empatia Abre Portas”, abordando em todas as localidades da companhia no Brasil a importância do olhar empático nas relações de trabalho, além de enfatizar os temas de equidade e identidade de gênero, orientação sexual, etnia/raça e pessoas com deficiência.

  • Seleção às cegas
    A Cargill, em 2018, deu início à um projeto-piloto de contratação de profissionais para cargos de liderança por meio do “currículo cego”. O modelo de recrutamento tem o objetivo de eliminar o viés inconsciente e impulsionar a contratação de profissionais de acordo com suas qualificações e competências. Dessa forma, a companhia pretende aumentar a quantidade de mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTI+ comandando equipes, pessoas e negócios.

    É importante ressaltar que em 2017 a Cargill realizou um projeto-piloto de “currículo cego” com os estagiários. No recrutamento, foi definido que os candidatos não poderiam apontar em seus currículos o local onde estudam, nem para os recrutadores durante a entrevista final.

  • Mulheres Operando no Brasil (MOB)
    Criada em 2015, a iniciativa Mulheres Operando no Brasil (MOB) convida homens e mulheres para incentivar o público feminino da companhia a exercer suas funções com excelência e coragem, aumentando a visibilidade de suas capacidades de liderança e execução. O objetivo do grupo é transformar a Cargill na empresa preferida pelas mulheres.

    Atuando como um canal aberto para troca de informações, a MOB realizou no primeiro trimestre de 2018 duas pesquisas nacionais com o público interno. A primeira analisou a percepção do público feminino em relação aos desafios de equidade de gêneros na Cargill. Já a segunda foi aplicada em unidades específicas, com o objetivo de mapear as principais dificuldades para reter e/ou contratar novas mulheres que trabalham em áreas operacionais. Atualmente, os resultados estão sendo contemplados nos planos de ação de cada localidade.

    Inicialmente focada na área de Operações, setor culturalmente masculino em relação à equidade de gênero, a rede MOB ampliou suas fronteiras e, hoje, as iniciativas do grupo são compartilhadas com todos os funcionários que têm interesse em participar e contribuir com a causa. Atualmente, 19% dos membros da MOB são homens.

  • Pride Network
    O Pride Network atua na promoção e inclusão LGBTI+ por meio de networking, desenvolvimento e compartilhamento de conhecimentos e da construção de uma rede de relacionamentos, proporcionando um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo para os funcionários que se identificam com este grupo.

    Um dos programas educacionais do Pride Network é a formação dos Aliados (Ally), aberto a todos os funcionários da companhia. Ao se inscrever no programa, o funcionário é convidado para um treinamento inicial e passa a receber materiais educativos e convites para outros fóruns, que o ajudarão a entender a temática com mais propriedade e adotar comportamentos mais inclusivos em relação aos seus colegas, amigos e familiares LGBTI+. Em junho de 2018 foi alcançada a marca de mais de 1.000 aliados no programa.

  • AfroCargill
    O grupo atua na construção de um ambiente em que todos possam ter condições iguais, independente da etnia, com maior foco em profissionais negros. Para atingir seu objetivo, o AfroCargill propõe a observação da equidade no que diz respeito à cor ou etnia dos funcionários dos diferentes níveis hierárquicos da companhia, além de desenvolver um plano de trabalho para promoção da igualdade e valorização étnico-racial.

    Em 2019, a empresa tornou-se signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, uma plataforma de articulação entre empresas comprometidas em buscar um desempenho ainda mais significativo na abordagem do tema.

  • IN
    Em abril de 2019 foi lançada a IN, rede com foco nos temas relacionados a pessoas com deficiência. A missão do grupo é seguir os princípios éticos da Cargill para a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, onde pessoas com diferentes habilidades tenham oportunidade de alcançar alto desempenho, gerando resultados para os negócios da companhia.

Saúde e segurança

403-2, 103-2, 103-3, Tema material: Funcionários / Saúde e segurança

Segurança é um tema prioritário para a Cargill no Brasil e no mundo. Para desenvolver sua estratégia nesta área, a companhia segue a Política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Global, cujo papel é definir requisitos com base na OSHA (Occupational Safety and Health Administration) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), que apresentam critérios e práticas a serem respeitados pelos negócios.

Neste sentido, a Cargill trabalha continuamente para reduzir lesões graves e fatalidades a zero. Desde 2010, a companhia faz parcerias com outras empresas líderes em segurança para entender por que ocorrem lesões no local de trabalho e melhorar a compreensão sobre o que significa chegar ao nível zero. Os resultados deste estudo levaram à criação do programa Focus on LIFE (eliminação de lesões que alteram a vida e fatalidades), implantado para ajudar a alcançar a meta de zero fatalidades, identificando e eliminando riscos em suas tarefas e local de trabalho.

No ano fiscal 2018/2019, a Cargill manteve o foco na prevenção através da identificação e correção de exposições que possam causar lesões graves e fatalidades (SIF). As iniciativas que previnem eventos dessa natureza estão detalhadas a seguir.

Para o próximo ano, a Cargill pretende priorizar ainda mais a estratégia “zero harm” (zero danos), de modo que meio ambiente, segurança de processos e segurança alimentar tenham mais visibilidade. Um dos projetos já iniciados, de acordo com essa nova visão, é o ciclo de melhoria contínua dos programas de Resíduos, Água e Ar.

Com o apoio do programa Focus on LIFE, a Cargill trabalha continuamente para alcançar a meta de zero fatalidades

Programas que focam na eliminação de lesões graves e fatais (SIF)

  • Desempenho Humano & Organizacional: a companhia está introduzindo um conceito conhecido como “desempenho humano e organizacional” (Human Organizational Performance - HOP), que ajuda as empresas a entenderem melhor por que as lesões acontecem e como o pensamento sistêmico ajuda a construir uma cultura de segurança forte e eficaz. O treinamento sobre esse conceito está em andamento em toda a empresa e os princípios estão sendo integrados no dia a dia das operações, com o objetivo específico de evitar erros humanos e realizar todos os trabalhos com segurança.
  • Inspeção de Planta: método de inspeção realizado em cada área das localidades que utiliza tanto a observação da condição da área quanto das tarefas realizadas. Quando alguma não conformidade é encontrada, aplica-se uma ação corretiva imediata e, se for necessário, é criado um plano de ação.
  • Análise de Risco: a ferramenta é direcionada ao planejamento com foco em segurança antes do início da execução das tarefas. A análise leva em conta a relação entre o trabalhador, a tarefa, equipamentos e o ambiente de trabalho, além de identificar riscos e implementar medidas de controle, reforçando conceitos do HOP, como a identificação das armadilhas de erro. A ferramenta também ajuda os funcionários a focarem nas exposições que podem causar lesões sérias ou fatais (SIF).
  • Avaliação de Riscos SIF: metodologia que guia as etapas para avaliar e priorizar qualitativamente o potencial de SIFs em tarefas ocupacionais rotineiras; também fornece uma ação para a aplicação de novos controles, além da revisão da confiabilidade dos controles já implementados.
  • LIFEsaver Field Check e Deep Dive: LIFEsavers são as 12 atividades que apresentam maior risco para funcionários e contratados em todos os negócios da Cargill. Cada LIFEsaver identifica os principais riscos e requisitos mínimos para realizar essas atividades com segurança. As Verificações de Campo (Field Checks) são realizadas para avaliar a implementação dos LIFEsavers e os requisitos corporativos relacionados, por meio de entrevistas com funcionários e observação de condições. Se uma lacuna importante na conformidade do programa for encontrada, então, uma diretriz é fornecida para realizar um aprofundamento (Deep Dive) sobre o assunto.

Saúde e segurança em números

Após a implementação dos programas focados na eliminação de lesões graves e fatalidades, mencionados anteriormente, a Cargill alcançou a melhoria dos seus indicadores de saúde e segurança marcados em verde, conforme tabela a seguir.

Notas:
- Taxa de Observação SIFp: situações de risco reportadas pelos funcionários. Esse indicador permite que sejam implementadas ações corretivas antes de acidentes ocorrerem e avaliar a cultura em reportar os riscos identificados.
- Hierarquia de Controle: mede a robustez das medidas de controle para eliminar/substituir ou isolar a exposição aos riscos que causaram um acidente SIF/p Reportável (em que houve um tratamento médico, tempo perdido, ou fatalidade).
- Índice de Maturidade SIF: provê uma fotografia da maturidade dos programas para redução de lesões sérias e fatais. As localidades são avaliadas em uma escala de 1 (emergente) a 4 (líder) a cada três meses, na qual planos de ação são criados para alcançar a maturidade de líder.
- SIFR: taxa de frequência de lesões reportáveis sérias e fatais ou com potencial de gravidade.
- RIFR: taxa de frequência de acidentes reportáveis ocorridos.
Indicadores de saúde e segurança Objetivo Estratégico 2017/2018 2018/2019
Taxa de Observação SIFp > 10,00 5,27 15,19
Hierarquia de Controle 60,00% 58,3% 50,0%
Índice de Maturidade SIF 2,50 2,03 3,24
SIFR 0,12 0,11 0,10
RIFR 1,00 0,76 0,76

Comunidade

413-1, 103-2, 102-3, Tema material: Apoio a projetos de impacto socioambiental / Voluntariado nas comunidades locais

Fundação Cargill

Promover a alimentação segura, sustentável e acessível
Com a missão de promover a alimentação segura, sustentável e acessível, a Fundação Cargill investe nas comunidades onde a companhia atua. Uma das formas de atuação é por meio do Edital Fundação Cargill, através do qual a instituição apoia o desenvolvimento de projetos sociais realizados por organizações da sociedade civil, alinhados à sua missão.

A Fundação também é responsável pelo Prêmio Alimentação em Foco, uma iniciativa em parceria com a Enactus Brasil a fim de apoiar projetos desenvolvidos por estudantes universitários do país, que atuam localmente e impulsionam a transformação social de suas comunidades. Além disso, para fortalecer a causa da alimentação e disseminar conhecimento e informações, a Fundação disponibiliza o seu site www.alimentacaoemfoco.org.br e possui um programa de voluntariado corporativo, chamado Semeando Futuro, que incentiva os funcionários da companhia a atuarem positivamente em suas comunidades.

Em 2018, a Fundação Cargill comemorou seus 45 anos de atuação, um importante marco na instituição. Para celebrar essa data especial, a Fundação elaborou um vídeo que apresenta brevemente sua trajetória de transformações e conquistas.

Alimentação

Linha do tempo – Principais momentos da Fundação Cargill

1973

Criação da Fundação Cargill com o propósito de “Contribuir para o desenvolvimento e promoção da tecnologia e estudos científicos relacionados com a agricultura”.

+ de 240 Livros publicados

570 mil Exemplares distribuídos

Acesse a lista completa e encontre o seu exemplar em: alimentacaoemfoco.org.br

1999

A Fundação Cargill passa a atuar com a missão de “Preparar as próximas gerações para serem bem-sucedidas, na educação, no trabalho e na vida!”.

+ de 1 milhão de estudantes beneficiados pelos programas educacionais entre 1999 e 2012.

2012

A Fundação Cargill passa a ter a missão de promover uma alimentação saudável, segura, sustentável e acessível do campo ao consumidor.

Aproximadamente 50 mil pessoas beneficiadas anualmente desde 2012

Edital Fundação Cargill

Em 2018, a Fundação Cargill selecionou, por meio do seu Edital, nove projetos. Localizadas em sete cidades brasileiras, as instituições responsáveis pela execução destes projetos receberam apoio financeiro e de gestão para transformação social e geração de valor na cadeia da alimentação em suas comunidades. O que determinou a escolha dessas iniciativas foi a possibilidade de causarem impacto positivo na área de alimentação e o potencial de multiplicação dessas práticas para outras localidades e instituições. Tais projetos, somados aos que tiveram início no ano anterior, beneficiaram mais de 24.000 pessoas.

Dentre os projetos apoiados, destacam-se:

Projeto Frutos do Cerrado
No oeste da Bahia, o Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras implantou uma estrutura de pesquisa e geração de tecnologia para agregar valor aos frutos do bioma Cerrado, capacitando e promovendo o empreendedorismo da comunidade rural.

O projeto Frutos do Cerrado recebeu, em 2018, apoio da Fundação Cargill para a pesquisa que partiu de um fruto sazonal da região – o cajuí. A ideia é estender para outros frutos típicos da região. Com isso, pretende-se entender e mapear a viabilidade econômica e as propriedades nutricionais dos frutos, além de treinar agricultores locais para produzi-los, conservando as espécies nativas deste bioma.

Projeto Alto Arapiuns
O projeto realiza iniciativas com foco na melhoria do bem-estar da população ribeirinha da região da bacia de afluentes do Rio Arapiuns, um dos principais da Amazônia paraense, a 130 quilômetros de Santarém. Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto – que integra o Programa Alto Arapiuns de Desenvolvimento Sustentável (PAADS), realizado pela Diretoria Social do Aeroclube de Voo a Vela CTA de São José dos Campos, SP – recebeu apoio técnico e financeiro da Fundação Cargill.

Projeto Comer na escola serve para quê?
Desenvolvido pelo Instituto Avisa Lá, o projeto contribui com o desenvolvimento de práticas alimentares mais saudáveis na rede de escolas de Educação Infantil da cidade de Itapira, no interior de São Paulo. A iniciativa apoiou a Secretaria Municipal de Educação na formação de profissionais responsáveis pelas merendas, o que contribuiu para a mudança de procedimentos, serviços e rotinas de alimentação na escola. Além disso, foram realizadas atividades para que as crianças construíssem conhecimentos, atitudes e procedimentos relativos à alimentação para a efetivação de hábitos mais saudáveis, um trabalho que foi ampliado também às famílias dessas crianças.

Projeto Bota na Mesa
Desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas, o projeto Bota na Mesa buscou incluir a agricultura familiar nas cadeias de alimento em grandes centros urbanos. O grande objetivo foi a mobilização de diversos atores da cadeia de alimentos para dialogar sobre os principais desafios da inclusão da agricultura familiar, construir diretrizes de atuação em relação aos desafios priorizados, identificar soluções inovadoras para o sistema agroalimentar e conectá-los à rede do projeto, além de apoiar e disseminar a adoção das diretrizes construídas ao longo do desenvolvimento da iniciativa.

Projeto Fazenda Aquapônica Urbana
Pertencente à Associação Reciclázaro, o projeto Fazenda Aquapônica Urbana teve como objetivo implementar duas novas técnicas de produção de alimento em meio urbano, fazendo a combinação de criação de peixes e plantas, com a utilização da aquaponia vertical e da aeroponia. O intuito foi fornecer conhecimento sobre os processos e expansão da técnica, por meio de treinamentos aos alunos da instituição, além de estimular o aumento na produção de alimentos e na otimização dos espaços em meio urbano.

Prêmio Alimentação em Foco

Desenvolvido pela Fundação Cargill em parceria com a Enactus Brasil, o Prêmio Alimentação em Foco possui como principal objetivo reconhecer iniciativas de empreendedorismo comunitário de universitários que contribuam para uma alimentação segura, sustentável e acessível em comunidades localizadas em diversas regiões do Brasil. As iniciativas impactam comunidades direta e indiretamente, geram renda, movimentam uma cadeia de distribuição de legumes e verduras, aumentam a estrutura de cultivo de agricultores e incentivam o empreendedorismo local.

Anualmente, são selecionados 15 times que recebem apoio financeiro e mentoria técnica para o pleno desenvolvimento dos projetos. Ao final do ciclo, são selecionados dois vencedores, que recebem um recurso financeiro para dar continuidade e aprimorar o projeto.

Semeando futuro – Programa de Voluntariado corporativo da Cargill

O voluntário é uma pessoa que, por interesse e espírito comunitário, dedica parte do seu tempo, trabalho e talento, sem remuneração alguma, a atividades que visam o bem-estar social. Desde 1997, os funcionários da Cargill buscam enriquecer as comunidades onde vivem por meio do Programa de Voluntariado Corporativo – Semeando Futuro.

Com oficinas, jogos e palestras que tratam de maneira simples e objetiva o tema alimentação, os funcionários fazem a diferença nas comunidades. Os voluntários do Semeando Futuro também atuam como “mentores” das organizações do terceiro setor durante o processo do Edital Fundação Cargill e das equipes de estudantes do Prêmio Alimentação em Foco.

Em 2018, os 1.051 voluntários trabalharam 2.666 horas e beneficiaram 19.739 pessoas em todo o Brasil.

NutriQuiz

O aplicativo NutriQuiz, lançado em 2016, é utilizado pela Fundação Cargill para interagir com o público e identificar temas relevantes. Disponível na Play Store e no App Store, trata-se de um jogo de perguntas e respostas sobre educação alimentar, com 400 questões agrupadas por temas, nas quais os conhecimentos sobre alimentação equilibrada são apresentados de maneira lúdica e gratuita para qualquer interessado. Desde o lançamento já houve mais de 7 mil downloads do aplicativo.

Para saber mais sobre o trabalho e a causa da Fundação Cargill, acesse https://alimentacaoemfoco.org.br

Movimento de Gastronomia Social

A Gastromotiva – organização brasileira sem fins lucrativos – e a Cargill se uniram em 2018 para globalizar o Movimento de Gastronomia Social, que usa o poder da alimentação para enfrentar a desigualdade social, melhorar a educação nutricional, eliminar o desperdício de alimentos e gerar empregos.

Considerando que a fome, o desperdício, a falta de oportunidades e a má nutrição são desafios globais que demandam ações conjuntas, a Cargill acredita que a gastronomia pode ter um importante papel no combate a estes problemas. A companhia é parceira fundadora do Movimento e assinou compromisso de três anos, oferecendo investimento total de US$ 1,5 milhão globalmente.

A parceria foi anunciada no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e contará com lançamento de uma plataforma on-line e com o estabelecimento de novos centros de Gastronomia Social em comunidades no mundo todo, aumentando o impacto positivo em escala global.

A Gastromotiva, pioneira do Movimento de Gastronomia Social, foi fundada em 2006 pelo chef David Hertz e oferece treinamento vocacional gratuito de culinária, aulas de empreendedorismo e educação nutricional. Já foram formados mais de 5 mil alunos.

Os benefícios de suas ações podem ser vistos no Refettorio Gastromotiva, uma cozinha comunitária no Rio de Janeiro que atua como escola e restaurante. Além de preparar refeições deliciosas e saudáveis feitas a partir de excedentes de alimentos que, de outro modo, seriam desperdiçados, as refeições são servidas para pessoas em estado de vulnerabilidade social. Em 2018, foram servidas mais de 54 mil refeições.

Tanto a Cargill como a Gastromotiva estão focadas nos seguintes propósitos: garantir o acesso à alimentação, evitar o desperdício de alimentos, criar oportunidades no setor de alimentos e agrícola e oferecer nutrição sustentável, promovendo uma vida mais saudável e comunidades mais sólidas. A ação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

Movimento de gastronomia social

Compromissos em Direitos Humanos

102-12, 408-1, 409-1, 412-1, 412-2, 412-3, 103-2, 103-3

A Cargill trabalha em parceria com governos e organizações de bem-estar social para tratar questões relacionadas aos Direitos Humanos, que incluem trabalho forçado, trabalho infantil e outras práticas ilegais.

Seguindo seu Código de Conduta, a Cargill está comprometida em tratar as pessoas com dignidade e respeito, tanto no local de trabalho quanto nas comunidades onde atua. Todas as operações da companhia estão submetidas a processos de verificação: as ações de compra direta de materiais e insumos, por exemplo, são regidas pelo Código de Conduta do Fornecedor, que estabelece as regras para fornecimento e cujo aceite formal é condição para a participação em qualquer processo de compras dentro da Cargill. Além disso, todos os contratos e acordos firmados pela companhia possuem cláusulas que contemplam questões relacionadas aos Direitos Humanos, como a erradicação do trabalho escravo e infantil.

Em relação aos treinamentos, todos os funcionários que ingressam na Cargill são treinados nos princípios éticos do Código de Conduta. Também existem treinamentos e eventos de conscientização sobre causas específicas, como o abuso sexual infantil nas rodovias brasileiras, trabalho escravo e conscientização sobre temas relacionados a LGBTI+, mulheres, negros e PCDs (pessoas com deficiência) no mercado de trabalho.

Para reforçar o seu compromisso e atuação nessa temática, em fevereiro de 2019, a companhia lançou o seu Compromisso com os Direitos Humanos5, política que contém princípios e diretrizes para condução de seus negócios em três áreas principais: no trabalho, na cadeia de suprimentos e nas comunidades onde está presente.

Pacto Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo

A Cargill é signatária desta iniciativa que reúne empresas brasileiras comprometidas em não negociar com quem explora o trabalho escravo. Portanto, a companhia segue 10 compromissos como linha de ação para combater o trabalho escravo em suas cadeias produtivas.

Como participante do Pacto desde 2006, a Cargill é parceira institucional e membro fundador do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO), que tem o objetivo de unir o setor privado e organizações da sociedade civil para prevenir e erradicar o trabalho escravo nas cadeias produtivas. Além disso, a companhia possui atuação ativa no conselho do InPACTO.

Por meio de sistema automatizado de bloqueio de todos os empregadores presentes na lista suja do trabalho escravo, a Cargill garante a não realização de parcerias com fornecedores incluídos na listagem oficial do Ministério Público do Trabalho. Dessa forma, não é possível efetuar compras, assinar contratos ou receber mercadorias de empresas ou pessoas físicas envolvidas em trabalho escravo.

No início de 2019 a Cargill lançou o seu Compromisso com os Direitos Humanos, que veio para reforçar o comprometimento e atuação da companhia nessa temática
Frota Cargill

Com isso, se uma empresa vender mercadorias para a Cargill e for incluída na lista do trabalho escravo, em qualquer momento entre a assinatura do contrato, a entrega de mercadoria e/ou o pagamento dos débitos, a companhia poderá cancelar todas as negociações realizadas até então com esse fornecedor. Tudo isso graças às cláusulas sobre imposição de sanções descritas nos contratos com fornecedores.

Além disso, a minuta-padrão dos contratos de matérias-primas, produtos e serviços conta atualmente com uma cláusula específica que estabelece como condição básica de relacionamento comercial o respeito às políticas públicas relacionadas ao trabalho escravo, bem como restrições e sanções caso o fornecedor seja acusado de fazer uso de trabalho escravo ou análogo.

Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras
Criado pela Childhood Brasil e pelo Instituto Ethos, o Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras estimula as empresas a assumir publicamente o compromisso com esta causa. As empresas signatárias realizam diversas ações sistematizadas pelo Programa Na Mão Certa.

Integrando a iniciativa desde 2007, a Cargill realizou no ano fiscal 2018/2019 três campanhas em suas unidades, disseminando os propósitos do Programa Na Mão Certa para 2.331 caminhoneiros e 881 funcionários.

A companhia também realizou o Programa Amigo Fiel, direcionado para a saúde dos caminhoneiros, com a presença de profissionais da saúde que fazem a medição da pressão, vacinação, massagem laboral, palestra sobre segurança no trânsito e sobre a exploração sexual infantil, entre outras atividades. O evento, que ocorreu em comemoração ao dia do caminhoneiro, foi realizado nas unidades de Barreiras (BA), Primavera do Leste (MT), Uberlândia (MG) e Três Lagoas (MS).

2.331 caminhoneiros e 881 funcionários participaram das campanhas do Programa Na Mão Certa
Próximo capítulo