O ano fiscal 2018/2019 foi de muitas inovações de produtos e novas parcerias estratégicas para a Cargill.

Produtos

Lançamento de produtos e novas parcerias

103-2, 103-3, Tema material: Inovação no sistema alimentar

Sempre atenta às necessidades e preferências de seus clientes, em 2018 a Cargill apostou em lançamentos de produtos que atendem a busca por preços mais acessíveis, porções menores para evitar o desperdício, novos sabores, renovação de marcas, além de priorizar as necessidades de consumidores que procuram sofisticação e sustentabilidade. No mesmo período, também foram firmadas parcerias estratégicas com novos e importantes clientes.

Atomatados
Molhos de tomates

A renovação da marca Elefante foi acompanhada pelo slogan “Elefante, viver junto rende mais”. A marca evoluiu para um tom mais informal e íntimo, apresentando linguagem moderna, acessível e próxima ao consumidor. Além disso, com o apoio de Maurício de Sousa, a Cargill atualizou o personagem Jotalhão.

Houve ainda o lançamento de novos produtos no varejo, com características inovadoras: em extrato de tomates, o Elefante Sabores ganhou a versão Pizza e o Extratomato a embalagem de 540g. Na seção de molhos, foram apresentados novos sachês de 520g focados no canal Cash & Carry; uma nova linha premium de Pomarola, feita na Itália, comercializada em embalagens de vidro que podem ser reutilizadas após o consumo ou enviadas para a reciclagem; além da edição especial de Pomarola Chef, com a receita da ganhadora da última edição do Master Chef, Maria Antônia Russi.

Soluções tecnológicas inovadoras

A companhia também anunciou em 2018 uma parceria estratégica com a Agriness, líder em tecnologia na produção de suínos na América Latina, com o objetivo de promover a transformação em todo o setor e levar tecnologias digitais emergentes a clientes em todo o mundo. Assim, será possível melhorar a produção animal e a rentabilidade da propriedade.

Molhos para salada

Na temporada de verão, foram lançados dois novos molhos para saladas, nas versões Liza Frutas Vermelhas e Liza Oriental. A escolha dos sabores foi feita com base em estudos realizados sobre hábitos de consumo e tendências culinárias. Práticos e com sabores marcantes, os dois molhos contêm baixas calorias, reduzida quantidade de sódio e são livres de glúten e lactose.

Molhos Liza
Nutrição animal

Com a marca Nutron, a Cargill Nutrição Animal lançou um produto específico para suínos na etapa de creche, o Rapid Neopigg. A solução customizada leva em consideração os desafios e dificuldades da adaptação dos leitões recém-desmamados (que deixam de ter uma dieta líquida e passam a consumir ração), devido ao stress durante a fase de amadurecimento dos sistemas imunológico e digestivo no início da creche. Também foi lançada uma plataforma digital para clientes de avicultura, o Poultry Enteligen, que integra a plataforma de soluções Nutron Poultry e traz mais tecnologia na produção animal, ao apoiar a tomada de decisão, otimizar e melhorar a rentabilidade da produção.

Azeites

Na linha de Azeite Borges, houve o lançamento do Azeite Borges Orgânico, um azeite extravirgem, elaborado com métodos de agricultura orgânica – sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos e transgênicos em seu processo produtivo. O consumidor encontra o selo que comprova esta denominação de “orgânico” na própria embalagem do produto.

Azeites
Chocolate
Chocolates

A linha Genuine apresentou novas embalagens e tamanhos para todas as coberturas. Agora, estão disponíveis em tamanhos de 2,1 kg e 1kg nos sabores ao leite, branco e meio amargo.

Óleo vegetal como fluido isolante e de refrigeração

As empresas EDP e Neoenergia, que atuam no setor elétrico brasileiro, passam a usufruir dos benefícios do FR3™, óleo vegetal isolante da Cargill, em novos transformadores de suas redes de distribuição de eletricidade. Esta solução é confiável, sustentável, segura e eficiente para os transformadores. Com características biodegradáveis, o FR3™ é um fluído não tóxico e provém de fontes renováveis, por isso, contribui para proteger o meio ambiente. Ainda nesta linha, a Cargill fornece todo o suporte técnico para validar a aplicação da tecnologia, ratificando os benefícios operacionais e financeiros na substituição do óleo mineral por óleo vegetal.

Segurança dos alimentos

416-1, FP5, FP8, 103-2, 102-3, Tema material: Inovação no sistema alimentar / Segurança dos alimentos e nutrição / Apoio a Projetos de Impacto Socioambiental

Para a Cargill, a segurança dos alimentos é algo primordial, que permeia todas as ações em sua cadeia produtiva, e está refletida no comprometimento em oferecer produtos seguros e de qualidade. Para tanto, conta com a Política Cargill de Segurança e Qualidade de Produtos, revisada em 2019, além de certificações específicas, como a Food Safety System Certification (FSSC 22000), que atesta a qualidade e segurança dos alimentos.

Para atender aos consumidores do varejo, a Cargill possui o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e sites com informações detalhadas sobre os produtos. Em todas as plataformas on-line de suas marcas é disponibilizada a sessão “Fale Conosco”.

Vale mencionar que a companhia contribui significativamente com subsídios técnicos em temas importantes para a indústria de alimentos, e acompanha o constante aprimoramento das regulamentações e auto-regulamentações. A empresa também atua em conjunto com as associações representativas da indústria de alimentos, academia e governo.

Em 2018, a Cargill contribuiu tecnicamente com as discussões sobre a Tomada Pública de Subsídios (TPS) para a revisão da rotulagem nutricional de alimentos, elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), cujo objetivo principal é facilitar o uso da informação nutricional para escolhas alimentares pelos consumidores brasileiros. Acadêmicos, profissionais da saúde e da indústria e consumidores participaram da discussão sobre o tema e as informações serão consolidadas em uma Consulta Pública, que apresentará proposta sobre nova rotulagem de produtos no setor.

A segurança dos alimentos permeia todas as ações da cadeia produtiva da Cargill e está refletida no comprometimento em oferecer produtos seguros e de qualidade
Saudabilidade dos alimentos

Saudabilidade

A alimentação é a base de uma vida saudável e de bem-estar. Por isso, a Cargill, em parceria com as indústrias de alimentos em todo o mundo, atua no desenvolvimento de alternativas mais saudáveis para seus consumidores, como a linha Lévia+e, inovações nas receitas e apresentação de produtos atomatados.

Lévia+e
A linha Lévia+e é a mais nova solução do portfólio de óleos e gorduras da companhia, utilizando tecnologia inovadora patenteada que possibilita a redução dos teores de gorduras saturadas sem o aumento dos teores de gorduras trans em seus produtos. Destinada para aplicação em recheios de biscoitos e bombons, bolos, sorvetes, entre outros alimentos, a Lévia+e foi desenvolvida com o objetivo de satisfazer a demanda crescente por produtos que contribuem para uma alimentação mais saudável.

Atomatados
A companhia também está trabalhando para diminuir a quantidade de sódio e açúcares em seus produtos atomatados, tanto na linha de extratos de tomate quanto na de molhos prontos, mas sem alterar o sabor e a qualidade. Outra ação de destaque é a completa eliminação de conservantes nos molhos de tomates em sachês (as demais embalagens já não usavam aditivos alimentares).

Próximo capítulo