skip to main content
Unlinked Cargill Logo

Produtores rurais combatem a peste suína africana com ajuda da Cargill e outros

Biossegurança considerada fundamental para deter a transmissão e acelerar a recuperação

Produtores rurais combatem a peste suína africana com ajuda da Cargill e outros

Biossegurança considerada fundamental para deter a transmissão e acelerar a recuperação

  • Mais de um milhão de porcos perdidos devido  à febre suína africana (FSA) na China desde agosto de 2018

  • Biossegurança e imunidade do rebanho são fundamentais para controlar a FSA

  • O aplicativo Smart Agriculture, do MAAR oferece aos produtores diretrizes de gestão de biossegurança para ajudar no controle e na prevenção da FSA

 

A peste suína africana (PSA) é um vírus altamente transmissível sem cura e sem vacina. A taxa de mortalidade é de 100% em um período de 10 dias para os porcos infetados. O vírus é inofensivo para os humanos, mas tem um impacto significativo no fornecimento de carne de porco mundialmente e nos produtores rurais que a produzem, com repercussões no mercado global.


"Inicialmente, subestimamos o impacto da PSA e esperamos para ver o que acontecia", afirma o Sr. Yu, um suinicultor de Jiangsu, China. "Agora, sabemos que este vírus é muito mais grave e difícil de lidar do que imaginávamos". Juntos, os produtores rurais chineses como o Sr. Yu, perderam mais de 1 milhão de porcos devido à peste suína africana, que se alastrou a todas as províncias do país desde que a China anunciou o primeiro caso em agosto de 2018. Sendo anteriormente a fornecedora de mais de metade de toda a carne de porco consumida mundialmente, a perda de porcos na China até o momento supera a produção anual de carne de porco dos Estados Unidos, Canadá, México e Brasil combinados.

Assim como a PSA afeta rebanhos de porcos, ela também devasta o sustento dos produtores rurais e das suas famílias. "Sem vacina, a biossegurança e a imunidade dos rebanhos são a única coisa que podemos fazer para controlar a PSA", lamenta o Sr. Yu. E é aqui que entra a Cargill para apoiar clientes como o Sr. Yu e o setor de uma forma mais ampla. Assim, a equipe da Cargill na China formou uma parceria com o Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais (MAAR) da China, com a Rede de Ensino Rural à Distância e com o app de Agricultura Inteligente do MAAR.

 

Actifor Hero Image

Os produtores rurais podem acessar o aplicativo do MAAR e outros canais acessíveis para receberem orientações de gestão da biossegurança fáceis de compreender, como vídeos de instruções sobre a prevenção e webinars sobre como construir um sistema de procriação completo e saudável. A Cargill também tem uma equipe dedicada trabalhando diretamente com fornecedores mundiais no combate à PSA. Esta equipe global e multidisciplinar utiliza uma abordagem holística para abordar as questões da segurança alimentar, biossegurança das fazendas e imunidade aprimorada, incluindo o reforço da imunidade através de auditorias com consumidores, formação de funcionários, educação dos clientes e investimentos em novos equipamentos e soluções.

O Sr. Yu está trabalhando com a equipe da Cargill para preparar a sua operação para a reposição de sua população, uma tarefa complicada. A descontaminação pode demorar entre seis meses e três anos. A China assiste a esforços acelerados para repovoar os rebanhos reduzidos e os produtores de carne de porco com rebanhos sobreviventes estão trabalhando para aumentar a sua produtividade, desenvolvimento e qualidade de vida. Os preços da carne de porco nacional e importada estão aumentando na China porque o fornecimento congelado do país, abatido precocemente na esperança de evitar a doença, está próximo do esgotamento. Enquanto isso, a lacuna no fornecimento de carne de porco na China está sendo parcialmente preenchida com outras proteínas de origem animal nacionais e importadas, tais como as aves, carne de vaca e marisco, bem como opções de origem vegetal. A crescente procura de alimentação para estes outros tipos de carne oferece algum alívio aos produtores rurais, que tinham assistido a um declínio na procura de ingredientes para a alimentação suína, incluindo a farinha de soja e premixes.
 

Recuperação provavelmente lenta com um pacto duradouro

Mas é provável que a recuperação da PSA seja lenta. Embora os governos estejam trabalhando para intensificar os controles de segurança dos animais, as previsões sugerem que a recuperação possa demorar de vários anos a uma década. A PSA atravessou para o Vietnã, Camboja, Laos, Myanmar, Filipinas e Coreia do Sul. Surgiram vários surtos no Leste Europeu e na região do Báltico e teme-se que este vírus altamente transmissível ainda não esteja contido. A conformidade com rigorosos protocolos de biossegurança é vista como fundamental para a recuperação.

Para a Cargill, isto significa um reforço ainda maior das suas já rigorosas medidas de biossegurança: por exemplo, colocar ingredientes-chave em quarentena, implementar práticas de tratamento térmicas e químicas, investir em equipamento de biossegurança de vanguarda e realizar programas de formação exaustivos para funcionários e clientes. Também significa trabalhar para construir a imunidade geral das porcas na ausência de uma opção de vacina específica. A Cargill está aplicando tecnologias que aumentam as defesas imunitárias dos animais e/ou aumentam a sua produtividade, crescimento e qualidade de vida. Para os produtores rurais como o Sr. Yu, isto deve tornar os rebanhos mais resilientes contra futuros surtos.
 

Recursos de gerenciamento de rebanho de última geração para produtores de aves contam com um novo serviço orientado por inteligência artificial (IA).

Aproveitando mais de uma década de pesquisa sobre o microbioma intestinal, o Galleon acessa extensos dados de pesquisa da Cargill para orientar as decisões de gerenciamento de rebanhos.

[]/[]

Uso da nutrição para a criação bem-sucedida de leitões.

Nada tem um impacto tão grande na saúde, no crescimento e na sustentabilidade de animais de produção (e no geral, o sucesso de operações de clientes) como a nutrição oferecida para os animais durante os primeiros estágios de suas vidas.

[]/[]

Conhecimentos baseados em dados melhoram o bem-estar animal

Os dados conduzem a insights nutricionais que garantem o bem-estar de um rebanho leiteiro.

[]/[]