skip to main content
Unlinked Cargill Logo

Os consumidores sabem que a tecnologia na agricultura é importante, mas continuam céticos

Os consumidores sabem que a tecnologia na agricultura é importante, mas continuam céticos

  • 87% dos consumidores acreditam que a tecnologia é o segredo para tornar a produção rural mais sustentável

  • Apenas cerca de 50% deles desejam que seus alimentos venham de uma fazenda tecnologicamente avançada

  • A Ag-tech é a interseção que pode atender às prioridades do consumidor e do produtor

 

A tecnologia faz parte do sucesso da agricultura. Um recente estudo global revelou que os consumidores sabem que a tecnologia é o caminho para alimentar a população crescente, tornando a produção mais sustentável e melhorando as vidas dos animais das fazendas.

Ao mesmo tempo, cerca de apenas metade dos entrevistados desejam que os seus alimentos venham de uma fazenda tecnologicamente avançada.

Os consumidores acreditam que a tecnologia na agricultura é a forma de alimentar o mundo de um modo sustentável, mas isso não quer dizer que a desejam.

O que os consumidores têm de saber

Muitas vezes, os consumidores consideram que as suas expectativas quanto à proteína diversificada e de alta qualidade obtida com métodos de produção ambientalmente responsáveis os colocam contra os produtores. Mas, produtores compartilham dos mesmos objetivos e a tecnologia agrícola pode responder às prioridades dos consumidores e dos produtores ao mesmo tempo.

No que se refere aos investimentos em tecnologia, os entrevistados mencionaram que "os consumidores desejam produtos tradicionais" como uma das principais barreiras à adoção da tecnologia por parte dos agricultores, seguida apenas por "a economia da agricultura dificulta o investimento na tecnologia".

O produtor de carne bovina, Joe Klute, sabe que a tecnologia das rações que utiliza o ajuda a criar animais saudáveis e a produzir proteína de alta qualidade, o que acrescenta valor aos seus produtos.

"Os consumidores querem saber que o animal foi alimentado com uma dieta saudável", afirmou Klute. "Estão dispostos a pagar por essa segurança. Isso significa que é necessária uma ração que funcione naturalmente no animal."

Arjo van Bergeijks, da canadense Mountainoak, afirma que a tecnologia desempenha um grande papel no monitoramento da saúde e bem-estar dos animais na leitaria.

"Isso me ajuda a controlar as condições das minhas vacas", afirma o coproprietário da Mountainoak, Arjo van Bergeijk. "Desta forma, consigo identificar e resolver quaisquer preocupações de saúde e outras questões que possam aparecer, antes de se transformarem em grandes problemas."

Além disso, a tecnologia está ajudando os agricultores a usarem menos e a produzirem mais, tornando a agricultura mais sustentável.

"Como agricultor, é da minha responsabilidade garantir que eu esteja fazendo um bom trabalho e pensando na natureza", afirma Shelby Fite, da Mann Farms, no Ohio. "A tecnologia está permitindo fazer tudo mais rápido, tornando tudo mais eficiente."

Os exemplos incluem:

  • O iQuatic™ está a ajudar os produtores de camarão, como Jose Alberto Fuentes de Fuzu, no Equador, a gerir melhor os lagos e a aumentar a produção através de sensores que captam dados de vários tipos, como a qualidade da água, os padrões de alimentação e a meteorologia.
  • Reconhecimento facial, através de uma parceria estratégica entre a Cargill e a Cainthus, que permite aos produtores acompanharem alterações no aspeto das vacas para avaliarem a sua produtividade e bem-estar.
  • Análise Dairy Enteligen® da Cargill, que integra dados sobre a produtividade leiteira, fórmulas de rações, conforto das vacas e muito mais, para que os agricultores como os van Bergeijks possam monitorizar melhor a saúde do rebanho. 
  • Leituras em tempo real nos galinheiros utilizando Inteligência Artificial (IA) para fornecer informações aos produtores, para que possam maximizar o conforto e a saúde dos animais e aumentar a eficiência.

Oportunidade de crescimento

As indústrias como a medicina e a educação são as áreas em que os entrevistados mais desejam que a tecnologia seja mais utilizada. A agricultura surge em terceiro lugar, à frente da defesa, manufatura, varejo e indústria alimentar.

"Sabemos que as novas tecnologias estão permitindo que os agricultores tomem decisões melhores, mais depressa e com mais informação para alimentarem o mundo ao mesmo tempo que protegem o planeta", afirmou Sri Raj Kantamneni, Diretor Executivo de Negócios Digitais da Cargill. "Também sabemos que a agricultura continua a ser o setor da indústria menos digitalizado do mundo”.

"Há muitas oportunidades e muita necessidade de um maior investimento na tecnologia agrícola. Esta pesquisa destaca que para podermos ajudar a humanidade a se beneficiar destes avanços, primeiro, temos de fazer um melhor trabalho na explicação do valor das novas tecnologias aos consumidores."

Existem tremendas oportunidades para a agricultura continuar a melhorar e a inovar para dar resposta à demanda dos consumidores e a Cargill está ajudando os agricultores a inovarem rapidamente para responderem à necessidade crescente.

 

Consumers know technology in Ag is important - but remain skeptical Infographic image

Os consumidores sabem que a tecnologia na agricultura é importante, mas continuam céticos

Os consumidores acreditam que a ag-tech faz faz fazendas sustentáveis - mas isso não significa que eles queiram isso.

[]/[]

Como o consumo animal impacta a emissão de metano da sua fazenda

A intervenção alimentar ruminante é uma das categorias mais investigadas na mitigação de metano e é uma área crítica de inovação para a construção de um sistema alimentar sustentável.

 

[]/[]

Para a análise preditiva, são necessários dados de qualidade

O sucesso da análise preditiva depende da produção de uma boa base de dados.

 

 

[]/[Portugal, United States (USA), Vietnam]