Share this: 
Portuguese | English
.

 

Cargill investe na próxima geração de agricultores em Moçambique


Moçambique - 5 de Novembro de 2012 – A Cargill anunciou uma parceria de três anos no valor de 1,35 milhões de dólares com a Fundação Aga Khan (AKF) para apoiar o Instituto Agrário de Bilibiza (IABil) com o intuito de melhorar e expandir as possibilidades de formação para agricultores no norte de Moçambique.

A parceria, que tem sido apoiada por empresas da Cargill na Suíça e em África, capacitará o IABil – a única escola secundária de ensino profissional para a agricultura na província de Cabo Delgado em Moçambique – a melhorar a sua capacidade de ensino e abranger um maior número de estudantes na área da agricultura na região norte do país. O IABil formará cerca de 400 estudantes por ano ministrando-lhes capacidades técnicas e empresariais importantes, além de partilhar conhecimentos que irão auxiliar os formandos a participarem no desenvolvimento sustentável do sector agrícola em Moçambique.

O financiamento ajudará a aumentar o número de pessoal docente no IABil; dará formação crucial sobre empreendedorismo e áreas técnicas de agricultura incluindo gado e transformação; melhorará as infra-estruturas e equipamentos; e ajudará a criar uma quinta que será explorada em termos comerciais para gerar receitas para a escola ao longo prazo.

«A Cargill está empenhada em apoiar as nossas comunidades agrícolas africanas no sentido de desenvolverem práticas agrícolas sustentáveis e responsáveis», explica Pieter Reichert, Director de Desenvolvimento de Negócios em Moçambique. «Para o fazer, estamos a trabalhar com ONGs e governos para desenvolver parcerias público/privadas e ajudar a desenvolver um mercado sustentável para alimentos e agricultura. Este projecto é um passo importante no reforço da próxima geração de agricultores em Moçambique e estamos entusiasmados com esta oportunidade de colaborar com ambos, a Fundação Aga Khan e o Instituto Agrícola de Bilibiza.

Nas palavras de Faiza Janmohamed, Directora Executiva da AKF Moçambique: «Estamos muito satisfeitos por podermos contar com a Cargill no apoio à nossa parceria entre os estudantes, professores do Instituto Agrícola de Bilibiza e comunidades adjacentes. Com os nossos parceiros nacionais e outros internacionais, incluindo o Governo de Moçambique, o apoio da Cargill permitir-nos-á criar uma fundação sólida e melhorar progressivamente o ensino, as infra-estruturas e a gestão da escola. Os nossos esforços conjuntos de satisfazer as necessidades de formar pequenos agricultores são oportunos e relevantes para Moçambique, dadas as políticas do governo que enfatizam a importância do sector das pequenas explorações agrícolas.»

Integrada no compromisso da Cargill de apoiar iniciativas como a Nova Aliança pela Segurança Alimentar e Nutricional dos G8 e a parceria Crescer África, a empresa anunciou recentemente que está a explorar uma parceria público/privada para apoiar os pequenos agricultores e melhorar a produção nacional de cereais em Moçambique.

Reichert prossegue afirmando que «à medida que continuamos a trabalhar com os nossos países parceiros para ajudarmos a investir na próxima geração de agricultores em Moçambique, torna-se evidente que Moçambique é um mercado com um grande potencial agrícola. Neste sentido, a Cargill está a planear uma série de oportunidades que além de apoiarem os agricultores locais e o desenvolvimento da agricultura em Moçambique também ajudarão a estabelecer e a fomentar a nossa presença no terreno.»

 

Contact

Wendy Garbutt: +44 1932 861174 wendy_garbutt@cargill.com

 

-fim-

Notas para os editores: 

Cargill 

A Cargill é um produtor e vendedor internacional de produtos e serviços alimentares, agrícolas, financeiros e industriais. Fundada em 1865, a empresa privada emprega 142 000 pessoas em 65 países. A Cargill ajuda os seus clientes a alcançarem o sucesso através da colaboração e inovação e está empenhada a partilhar o seu conhecimento e experiência global para enfrentar os desafios económicos, ambientais e sociais onde quer que desenvolva os seus negócios.

Para mais informações, visite http://www.cargill.com.

Cargill em África

A Cargill está presente em África desde 1981. Presentemente, trabalhamos numa série de indústrias diferentes na região, incluindo cacau, algodão, cereais e oleaginosas; açúcar, nutrição animal; ingredientes para produtos alimentares especializados; comércio e transporte de energia. Temos mais de 4000 funcionários espalhados por nove países: Argélia, Costa do Marfim, Egipto, Quénia, Gana, Marrocos, África do Sul, Zâmbia e Zimbabué. A Cargill também abastece clientes noutros países africanos onde não dispõe de activos nem de funcionários no terreno, desde o Malawi no sul à Tunísia no norte.

.