Gastromotiva

Como conectamos a cadeia global da alimentação e nutrimos o mundo de forma sustentável? Libertando o poder transformador da alimentação.

O Movimento de Gastronomia Social é focado no ser humano e utiliza a alimentação e gastronomia para abordar a desigualdade social, melhorar a educação nutricional, eliminar o desperdício de alimentos e criar empregos.

Entre em contato View in English

Gastromotiva inpage 1A Gastromotiva está na vanguarda do Movimento de Gastronomia Social. A ONG brasileira, fundada em 2006 pelo chef David Hertz, oferece treinamento vocacional de culinária, aulas de empreendedorismo e educação nutricional, criando oportunidades para aqueles que vivem às margens da sociedade, ao mesmo tempo em que também trabalha para reduzir o desperdício de alimentos.

Seu impacto pode ser visto no Refettorio Gastromotiva, uma cozinha comunitária no Rio de Janeiro que serve tanto como uma escola quanto um restaurante. Lá, alunos recebem treinamento vocacional gratuito e preparam refeições deliciosas e saudáveis feitas a partir de excedentes de alimentos que de outro modo seriam desperdiçados. As refeições são servidas como em um restaurante para pessoas em vulnerabilidade social, em um espaço que estimula o diálogo e o companheirismo.

A Cargill e a Gastromotiva estão em parceria para globalizar o Movimento de Gastronomia Social, e criar um sistema que funcione para todos. Como parceiro fundador do Movimento de Gastronomia Social, a Cargill tem o compromisso de três anos e US$ 1,5 milhão para ajudar a fortalecer o movimento, compartilhando nossa experiência, envolvendo nossos acionistas no mundo todo e estabelecendo conexões através de nossas redes de fornecimento.

Podemos parecer parceiros incomuns, mas estamos ambos focados nos seguintes desafios: garantir o acesso à alimentação, evitar o desperdício de alimentos, criar oportunidades no setor de alimentos e agrícola, e oferecer nutrição sustentável, promovendo uma vida mais saudável e comunidades mais sólidas. Nossos objetivos comuns estão em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (English).

Gastromotiva inpage 2

A alimentação une a todos nós. Apesar do Movimento Gastronomia Social ser apoiado basicamente por chefs, eles não conseguem fazer tudo sozinhos. Clique aqui e saiba mais como juntar-se ao movimento!