skip to main content

Foco na segurança no local de trabalho

Após dois acidentes com o manuseamento de grãos, a Cargill definiu normas de segurança que continuarão se aprimorando para proteger os trabalhadores da indústria no mundo inteiro.

January 01, 2015

Com a poeira combustível dos grãos, maquinaria pesada e centenas de pessoas, as instalações iniciais da Cargill eram naturalmente perigosas. Felizmente, a empresa conseguiu evitar acidentes por várias décadas. Porém, em fevereiro de 1931, um funcionário sofreu um acidente fatal quando uma saca de trigo sobre a qual ele estava em pé caiu.

Outra tragédia aconteceu três anos depois. Uma explosão de poeira de grão maciça deflagrou um incêndio no elevador do terminal da empresa em Omaha, que o próprio vice-presidente da Cargill, John MacMillan Jr., havia desenhado. Três funcionários sucumbiram e muitos outros ficaram gravemente feridos.

Embora uma investigação tenha revelado que o design criado por John Jr. tenha evitado mais perdas fatais, os acidentes despertaram a atenção para a segurança no local de trabalho. Em 1934, a Cargill introduziu uma campanha inovadora em toda a empresa, apresentando um novo índice de segurança, instruções sobre como lidar com os grãos com segurança e seu primeiro concurso de segurança, desafiando as fábricas a trabalharem sem acidentes.

Na década de 1950, a Cargill adotou medidas adicionais para aumentar a segurança em seu local de trabalho. A empresa estabeleceu seu inovador laboratório de grãos perto da sede atual da Cargill em Minneapolis, Minnesota, um espaço moderníssimo dedicado à pesquisa e a avaliações de acidentes.

Na instalação, os pesquisadores desenvolveram um modelo de elevador de grãos educativo de quase meio metro, feito de metal, com encaixes substituíveis compostos de papel com espessuras diferentes e um dispositivo elétrico interno produtor de faísca. Eles demonstraram que bastava um terço de uma colher de sopa de poeira para que uma única faísca dentro do elevador provocasse uma enorme explosão. A pesquisa no laboratório ajudou a Cargill a conhecer melhor os perigos da poeira combustível dos grãos, o que motivou a empresa a criar métodos mais seguros para manusear e armazenar grãos.

Hoje em dia, a segurança no local de trabalho é um dos principais compromissos da Cargill com a responsabilidade corporativa. Em instalações grandes e pequenas, a empresa trabalha para melhorar constantemente a segurança em condições sempre complexas, que ultrapassam os grãos, refletindo sua evolução para uma presença global e seu respeito inabalável pelos funcionários.