skip to main content

Um futuro promissor para o cacau sustentável 

Através do programa Cocoa Life, a Cargill e a Mondelēz International trabalham juntas para desenvolver uma cadeia de suprimentos responsável em todo o mundo. 

January 01, 2015

A demanda internacional de cacau está crescendo. Ao contrário de outras grandes culturas recorrentes no abastecimento alimentar global, o cacau ainda é produzido em pequenas propriedades familiares. Muitas delas lutam contra o envelhecimento e improdutividade das árvores, e têm acesso limitado às técnicas modernas de cultivo, recursos financeiros e práticas de marketing. A cultura do cacau não experimentou um aumento significativo na produtividade nas últimas décadas.

Para mudar essa tendência, a Cargill, junto com a fabricante mundial de alimentos, Mondelēz International, lançou um programa inovador, criado para trazer novas oportunidades aos pequenos proprietários, munindo-os com o conhecimento e recursos necessários para aumentar sua produtividade e, consequentemente, seus rendimentos.

O programa Cocoa Life da Mondelēz é um investimento abrangente, na casa dos US$ 400 milhões, que visa desenvolver a produção sustentável de cacau na África Ocidental, Ásia-Pacífico e em outras regiões estratégicas. O objetivo do programa é capacitar agricultores de comunidades produtoras de cacau em expansão, dando ênfase a sua agricultura, às próprias comunidades, seus meios de subsistência, sua população jovem e ao meio ambiente. Como a empresa líder no mercado de chocolates, o objetivo principal da Mondelēz International era fornecer todo o seu cacau de maneira sustentável.

Em 2012, a Cargill lançou o programa Cargill Cocoa Promise, uma expressão do compromisso da empresa em melhorar os rendimentos dos agricultores, o engajamento comunitário e o apoio à agricultura na América do Sul, África e Ásia. Compartilhando objetivos parecidos, a Mondelēz International fechou parceria com a Cargill para lançarem um programa conjunto no mesmo ano, na Costa do Marfim, e outro em Celebes, na Indonésia, em 2014.

“Só é possível criar um programa em prol da produção sustentável de cacau com um trabalho em equipe sólido”.
— Mbalo Ndiaye, Chefe Nacional de Operações do Programa Cocoa Life, Mondelēz International

Hoje, o relacionamento entre a Mondelēz International e a Cargill é um exemplo de como o programa Cocoa Life se sustenta através de parcerias da cadeia de suprimentos. Essas parcerias são fundamentais para compartilhar boas práticas, administrar a sustentabilidade, desenvolver sinergia e aproveitar uma ampla gama de recursos.

Por volta de 2022, o programa Cocoa Life terá capacitado mais de 200 mil agricultores em seis países, oferecendo benefícios para mais de um milhão de pessoas. A iniciativa tornou-se parte integrante dos planos de negócio da Cargill e da Mondelēz, reforçando seu compromisso mútuo de melhorar a subsistência dos agricultores, e garantir um futuro sustentável para o cacau.