skip to main content

Ajudando os criadores a melhorar a qualidade de vida dos leitões

Com uma abordagem inovadora, a Cargill ajuda os criadores da Holanda e da Alemanha a criar porcos mais saudáveis e produtivos. 

January 01, 2015

O fato de um grande número de leitões nascerem vivos poderia parecer positivo para os criadores de porcos. Infelizmente, embora ninhadas maiores signifiquem mais leite em geral, a produção de leite por leitão estava decaindo. Ninhadas maiores costumam resultar em filhotes com menos peso e crescimento geral lento. Durante seu trabalho com criadores no mundo inteiro, a Cargill percebeu esse problema crescente, principalmente na Holanda e na Alemanha.

Força, tamanho e uniformidade são aspectos vitais de qualidade para os criadores de porcos. Para equilibrar o peso dos leitões subnutridos, muitos criadores contavam com porcas amamentadoras, mas a adaptação dos leitões requeria um procedimento demorado. Mesmo quando a adaptação era bem-sucedida, os resultados variavam. Outras opções, como suplementos de leite, costumavam causar doenças, gerando mais preocupações com a saúde.

Determinado a ajudar os criadores a criar porcos os mais saudáveis possíveis, o setor Provimi da Cargill introduziu uma solução de nutrição inovadora chamada Neopigg™ RescueCare em 2010. A solução era composta pelo Neopigg™ RescueMilk, um suplemento nutricional pré-natal feito com ingredientes selecionados pela capacidade de digestão e pelo desenvolvimento gastrointestinal sem o uso de antibióticos.

Para tornar o suplemento acessível aos leitões, a Cargill desenvolveu o Neopigg™ RescueCup, um bocal de alimentação automático com um bico de mamadeira embutido. Com o design, os pequenos leitões conseguiram beber com maior facilidade, evitando que o leite voltasse para o tubo, mantendo-o em boas condições sanitárias. Os criadores instalaram tanques ao lado das porcas amamentadoras para complementar a alimentação dos leitões que não conseguissem sugar leite suficiente.

Para os leitões em fase de amamentação sem porcas, a Cargill criou o Neopigg™ RescueDecks, chiqueiros com temperatura controlada que bombeiam quantidades ilimitadas de suplemento de leite, permitindo que os leitões passem facilmente da má-nutrição à boa saúde e ajudando os criadores a retirar as porcas amamentadoras das operações definitivamente.

Em 2010, a solução Neopigg RescueCare foi implementada nos mercados de criadores na Alemanha e na Holanda, ajudando os criadores a reduzir a necessidade de porcas amamentadoras e, portanto, perder menos tempo com o manejo dos porcos. Ela também ajudou os porcos a atingirem pesos mais uniformes durante o desmame, reduzindo ainda a taxa de mortalidade.

Provimi Rescue Pigs Inpage Jan Brouwer, primeiro usuário do Neopigg™ RescuePig na Holanda, disse que a solução ajudou a reduzir a taxa de mortalidade do criadouro em 4%.

Os criadores informaram que os leitões continuaram crescendo após o desmame. Eles não mais sucumbiram à típica perda de peso após o desmame, pois já estavam se alimentando no cocho. Também receberam mais alimentação antes do desmame, de forma que seus sistemas gastrointestinais se acostumaram com alimentações baseadas em plantas. Além disso, os leitões (mesmo os que começaram subdesenvolvidos) criados em Neopigg RescueDecks já estavam mais pesados que os leitões do chiqueiro ao entrar no centro de engorda, e essa diferença só fez aumentar.

Hoje, as soluções Neopigg RescueCare estão instaladas em mais de 100 fazendas na Holanda e na Alemanha, e em mais de 5.000 fazendas no mundo inteiro, ajudando a reduzir as taxas de mortalidade dos leitões em uma média de 3%. Evitando o uso de porcas amamentadoras, os criadores também entregam mais leitões por porca, o que aumenta significativamente suas rendas anuais e fornece uma qualidade de vida melhor.