skip to main content

Uma noite bem dormida graças à soja sustentável

A Cargill apresenta um ingrediente ecológico e valioso para colchões e muito mais. 

January 01, 2015

Em meados da década de 2000, a procura de produtos domésticos ecológicos tornou-se numa tendência crescente entre os consumidores. De forma a introduzir materiais mais ecológicos em produtos industriais, a Cargill desenvolveu os polióis viscoelásticos BiOH®: compostos químicos formados a partir de óleos naturais, concebidos para substituir polióis à base de petróleo em materiais como adesivos, aglutinantes e espumas. Um dos principais resultados deste empreendimento foi a criação de um produto de cariz universal: colchões.

Ao incorporar a nova tecnologia da Cargill nos seus processos, os fabricantes de colchões e de outros produtos domésticos — como estofos para automóveis e enchimento de carpetes — verificaram mudanças positivas nos seus custos operacionais, na sua pegada ambiental e na qualidade global dos produtos. Em alternativa aos combustíveis fósseis, os polióis à base de soja da Cargill utilizavam energia solar como a sua principal fonte de alimentação durante a produção. Por cada 454 toneladas de polióis BiOH utilizados em substituição de ingredientes à base de petróleo, pouparam-se 2 200 barris de crude. Os polióis BiOH podem substituir até 70% de materiais à base de petróleo em produtos como colchões viscoelásticos sem afetar a qualidade e conforto. Para além disso, os materiais viscoelásticos que continham polióis BiOH dissiparam o calor 25% mais rápido que aqueles que utilizam a convencional tecnologia de infusão de gel — oferecendo aos consumidores uma noite de sono mais fresca. A introdução dos produtos BiOH também melhorou a acessibilidade, permitindo aos fabricantes oferecer produtos ambientalmente responsáveis a um preço mais razoável.

Em 2008, a Cargill começou a construção de uma fábrica de polióis no valor de 22 milhões USD em Chicago, no Ilinóis. Em conjunto com uma outra fábrica da Cargill no Brasil, a nova fábrica irá alargar as capacidades de produção para dar resposta à crescente carteira de clientes da Cargill na América do Norte e na Europa. Para além dos colchões, a empresa está a explorar a utilização dos polióis BiOH em produtos como isolamentos de edifícios e para ajudar os fabricantes a adicionar material de base vegetal aos seus portefólios. Produto a produto, a Cargill está a expandir o potencial da soja e a dar resposta às exigências de um mercado mais preocupado com o ambiente.

BIOH Soybean Foam Inpage Sofá sustentável feito com BiOH®;Para além dos colchões, os polióis BiOH® podem ser utilizados para criar versões mais sustentáveis de isolamentos para edifícios, carpetes, almofadas para sofás e muito mais.