skip to main content

Recuperar a noção de comunidade de uma cidade russa

Após o desmembramento da União Soviética, a Cargill investiu na cidade de Efremov, recuperando a sua economia e cultivando uma noção mais enraizada de comunidade. 

January 01, 2015

Durante a conversão da Rússia de uma economia planeada centralmente para uma economia de mercado, que teve início em 1991, a Cargill provou ser um parceiro de negócios importante, principalmente na cidade de Efremov. Situada a cerca de 386 km a sudeste de Moscovo, Efremov acolhia quase 40 mil habitantes e a maior fábrica de moagem de milho da Rússia. A área rural viu a sua economia em dificuldades aquando do colapso da União Soviética, por isso a Cargill decidiu arriscar e entrou no mercado russo em 1995, com participação maioritária na fábrica. A empresa melhorou as operações da fábrica e, ao fazê-lo, fortaleceu a comunidade envolvente.

Desde o momento em que Cargill chegou a Efremov, deparou-se logo com problemas. A fábrica tinha resultados negativos ao nível da produção e dos lucros, e não cumpria as normas de segurança reconhecidas internacionalmente. Para além disso, os jovens da cidade estavam a migrar para as grandes cidades à procura de melhores oportunidades de emprego. Para ajudar a fábrica a atingir níveis de classe mundial, a Cargill investiu mais de 10 milhões de dólares em tecnologias avançadas e equipamento atualizado. Em pouco tempo, a fábrica já fazia concorrência a operações ocidentais semelhantes, aumentando a capacidade de cereais para umas impressionantes 2600 toneladas de produtos de trigo e milho por dia.

No entanto, as maiores alterações podiam ser vistas nos rostos daqueles para quem Efremov era o seu lar. A Cargill ajudou a criar o Clube de Mulheres, para as trabalhadoras da fábrica, oferecendo-lhes um local para relaxar, conviver e organizar projetos sociais. Em seguida, a empresa doou tempo e equipamento para a renovação de escolas locais, implementação de programas de bolsas para alunos, melhoria dos parques da vizinhança e apoio à necessitada ala de maternidade do hospital local. A Cargill ajudou a reorganizar a comunidade e transformou a cidade num local onde as pessoas tinham orgulho de viver e trabalhar.

Hoje, a Cargill mantém-se empenhada em investir nos negócios emergentes de Efremov. A empresa contribuiu com 500 milhões de dólares para atualizar regularmente a fábrica, que é agora uma rede de sete instalações inovadoras que produzem uma variedade de produtos, desde xaropes, passando por rações, até nuggets de frango. E, com um número cada vez maior de colaboradores locais a ficarem satisfeitos com o seu trabalho, os jovens de Efremov estão agora a mostrar-se interessados em procurar um futuro de sucesso na sua cidade natal. Ao verificarem que o risco assumido pela Cargill valeu a pena, outras indústrias decidiram também transferir-se para a área, fazendo avançar ainda mais a economia da região.