skip to main content

O primeiro óleo de colza sustentável no mundo

Ao apostar no desenvolvimento da biodiversidade nas regiões rurais da Alemanha, a Cargill ajuda o consumidor global a usufruir de meios de fornecimento sustentáveis.

January 01, 2015

Os insetos polinizadores são extremamente importantes para o ambiente e, na prática, para os alimentos que crescem num ecossistema. A verdade é que as abelhas e outros polinizadores são responsáveis por uma em cada três porções de comida que os consumidores comem. Uma fraca polinização afeta toda a cadeia alimentar, levando ao aumento dos preços e ameaçando o fornecimento fiável de colheitas como as de maçã, frutos secos, cereais, abacate, soja e brócolos. Nos últimos anos, a população mundial de abelhas tem vindo a diminuir, levantando questões difíceis sobre a biodiversidade, escassez de colheitas e o futuro dos alimentos.

Na Alemanha, a redução da população de abelhas levou a uma menor polinização nas zonas de cultivo do país. Em 2012, a Cargill decidiu interceder para ajudar a combater o problema, apoiando o cultivo de 27 hectares de corredores de flores — uma medida de preservação para apoiar as populações de insetos antes e depois da floração das colheitas. Os agricultores alemães criaram corredores de flores silvestres entre os campos de colza (também conhecida como canola) para fornecer alimento aos insetos, ajudando assim a manter a polinização ao longo do ano.

Em apenas alguns meses, toda a paisagem revelava mudanças positivas: os novos habitats atraíram as abelhas para a zona e estas, por sua vez, polinizaram as colheitas circundantes. Os agricultores previram que a nova atividade também iria ajudar a aumentar a polinização de outras colheitas nas redondezas. A ideia resultou, mas precisava de ser feito muito mais. Depois de as flores de colza terem sido plantadas, a Cargill pediu ao seu fornecedor para experimentar formas de cultivo da colza mais amigas do ambiente.

O pedido fazia parte de uma iniciativa entre a Cargill e a Unilever, um produtor global de produtos de higiene pessoal e de alimentos como a margarina, para ajudar a Unilever a reduzir a sua pegada ambiental. Através da sua colaboração com a Unilever, a Cargill tornou-se pioneira na produção do primeiro óleo de colza sustentável verificado do mundo.

As refinarias da Cargill na Alemanha fornecem agora o óleo à fábrica de margarina da Unilever em Pratau, ajudando o fabricante a alcançar os seus objetivos de sustentabilidade. Hoje, as flores de colza que florescem na Alemanha têm um segundo propósito: oferecem à Alemanha a oportunidade de produzir o principal ingrediente da margarina de forma sustentável e em grande escala.

O trabalho da Cargill com a colza, na Alemanha, tornou-se no modelo do compromisso dos agricultores com a biodiversidade. Desde então, a colaboração evoluiu para oito equipas de colheitas em todo o mundo, que plantaram quase 70 hectares de corredores de flores — um esforço que está a ajudar a Unilever a cumprir o seu objetivo de produzir mais produtos e de forma mais sustentável até 2020.